16/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceitos de qualidades físicas, frequência cardíaca máxima.
Atividade 1:
O professor irá organizar com os alunos uma partida de basquetebol nos seus moldes oficiais. Para tal, o professor deverá dividir a turma por gênero e em duas equipes, equiparadas tecnicamente de acordo com as limitações de cada aluno. Serão respeitadas as regras em seus moldes oficiais, que serão descritos e explicados previamente.
Link com as regras oficiais:
Acesso dia 7 de dezembro de 2010.
http://www.estrelasdepinhel.com/images/g/basket03.jpg
Acesso dia 7 de dezembro de 2010.
Ao término da atividade, o professor irá iniciar uma discussão acerca do tema da aula:
As respostas deverão ser registradas em uma folha de papel pelos alunos ou pelo professor, e serão utilizadas posteriormente, na avaliação.
Atividade 2: pesquisando e discutindo
O professor conduzirá uma pesquisa com os alunos sobre as qualidades físicas envolvidas no basquetebol e no funcionamento do corpo em momentos de atividade física. Para tal, serão conduzidos a um laboratório de informática com acesso à internet e, divididos em grupos, irão desenvolver os temas:
Sites de apoio:
http://conhecendocorpohumano.blogspot.com/
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/circulatorio/
http://www.vestibular1.com.br/apostilas/apostilas_biologia.htm
http://vestibular.com.br/revisao/fisiologia-humana-sistema-circulatorio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_circulat%C3%B3rio
Acessos dia 6 de dezembro de 2010.
Os resultados das pesquisas deverão ser apresentados em forma de painel, organizados pelos alunos com a ajuda do professor.
Atividade 3: trabalhando as qualidades físicas:
O professor, com os materiais pesquisados, dividirá os alunos em 3 grupos que deverão realizar atividades para desenvolvimento das qualidades físicas preponderantes no basquetebol. Segue abaixo algumas sugestões:
Resistência aeróbica: Corrida pelas linhas da quadra de basquetebol: os alunos deverão realizar uma corrida utilizando as linhas de basquetebol. Assim, o aluno correrá da linha de fundo até a ponta do garrafão e retornará à linha de fundo. O mesmo será feito pela linha dos 3 pontos, no círculo central, na linha dos 3 pontos do lado oposto e na linha do garrafão.
Força: Serão realizadas algumas séries de atividades de força, como abdominais diversos, como descritos em http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~18798~n~exercicios+abdominais+para+casa.htm (acesso dia 5 de dezembro de 2010) e flexões conforme explicado em http://ganharpeso.info/2008/04/20/como-fazer-flexoes/ (acesso dia 5 de dezembro de 2010).
Atividade 4: retornando ao jogo:
Ao término da atividade, o professor irá realizar novamente a partida de basquetebol. Entretanto, com os alunos realizando algumas análises do funcionamento do corpo. A cada 5 minutos, os alunos irão verificar a freqüência cardíaca, tal como descrito na aula "Aspectos fisiológicos das atividades físicas" de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12994 para verificar a zona de treinamento, trocando as equipes a cada tempo de jogo.
Atividade 5: discussão final:
O professor irá mediar um último debate com os alunos sobre o tema e as atividades realizadas durante a aula.
Qual a importância do treinamento físico nas práticas corporais e no basquetebol?
A discussão girará em torno de que o treinamento das qualidades físicas tem uma relação direta com o aproveitamento dos atletas em nível profissional, prevenindo lesões e potencializando o rendimento dos atletas.
http://www.fpb.com.br/downloads/medicina/Artigo%201-%20Prepara%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica.htm
http://www.efdeportes.com/efd77/basquete.htm
http://edfgonzaga.blogspot.com/2007/11/qualidades-fsicas-no-basquetebol.html
http://www.unifesp.br/centros/cemafe/Artigos/Artigo%203.htm
Acessos dia 7 de dezembro de 2010.
Os alunos, divididos em grupos, deverão construir um texto contrastando os dados iniciais do primeiro jogo, os dados das pesquisas e das impressões gerais ao término do segundo jogo (última atividade). O professor conduzirá a organização do texto a partir das questões trabalhadas durante toda a aula, o texto final de cada grupo será apresentado por uma aluno definido pelo grupo como o relator.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!