Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aspectos fisiológicos no basquetebol

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais capacidades físicas características no basquetebol.
  • Entender aspectos biológicos do funcionamento do corpo em momentos de atividade física.  
Duração das atividades
5 aulas (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de qualidades físicas, frequência cardíaca máxima.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O professor irá organizar com os alunos uma partida de basquetebol nos seus moldes oficiais. Para tal, o professor deverá dividir a turma por gênero e em duas equipes, equiparadas tecnicamente de acordo com as limitações de cada aluno. Serão respeitadas as regras em seus moldes oficiais, que serão descritos e explicados previamente.

Link com as regras oficiais:

http://www.malhatlantica.pt/tic10_esgm/10C/10CMariaECarolina/Os%20meus%20Web%20sites/Regrasdobasquetebol.htm 

Acesso dia 7 de dezembro de 2010.

http://www.estrelasdepinhel.com/images/g/basket03.jpg   

Acesso dia 7 de dezembro de 2010.

Ao término da atividade, o professor irá iniciar uma discussão acerca do tema da aula:   

  • Como vocês se sentiram fisicamente ao término da atividade? Vocês ficaram cansados?
  • Quais são as qualidades físicas envolvidas no jogo de basquetebol?   

As respostas deverão ser registradas em uma folha de papel pelos alunos ou pelo professor, e serão utilizadas posteriormente, na avaliação.

Atividade 2: pesquisando e discutindo

O professor conduzirá uma pesquisa com os alunos sobre as qualidades físicas envolvidas no basquetebol e no funcionamento do corpo em momentos de atividade física. Para tal, serão conduzidos a um laboratório de informática com acesso à internet e, divididos em grupos, irão desenvolver os temas:   

  1. Funcionamento do corpo em atividades normais;
  2. Funcionamento do corpo em momentos de atividade física;
  3. Qualidades físicas envolvidas no basquetebol;
  4. Formas de trabalhar estas qualidades físicas.

Sites de apoio:

http://www.google.com.br/search?q=funcionamento+do+corpo+humano&hl=pt-BR&prmd=v&source=univ&tbs=vid:1&tbo=u&ei=MA_9TOHDEsL58Aarm5TmCg&sa=X&oi=video_result_group&ct=title&resnum=10&ved=0CG8QqwQwCQ 

http://conhecendocorpohumano.blogspot.com/ 

 http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/circulatorio/  

http://www.vestibular1.com.br/apostilas/apostilas_biologia.htm  

http://vestibular.com.br/revisao/fisiologia-humana-sistema-circulatorio  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_circulat%C3%B3rio 

http://edulife.com.br/dados/Artigos/Educacao%20Fisica/Treinamento%20Desportivo/Comparacao%20fisiologica%20basquetebol.pdf 

Acessos dia 6 de dezembro de 2010.   

Os resultados das pesquisas deverão ser apresentados em forma de painel, organizados pelos alunos com a ajuda do professor.

Atividade 3: trabalhando as qualidades físicas:

O professor, com os materiais pesquisados, dividirá os alunos em 3 grupos que deverão realizar atividades para desenvolvimento das qualidades físicas preponderantes no basquetebol. Segue abaixo algumas sugestões:   

Resistência aeróbica: Corrida pelas linhas da quadra de basquetebol: os alunos deverão realizar uma corrida utilizando as linhas de basquetebol. Assim, o aluno correrá da linha de fundo até a ponta do garrafão e retornará à linha de fundo. O mesmo será feito pela linha dos 3 pontos, no círculo central, na linha dos 3 pontos do lado oposto e na linha do garrafão.

Força: Serão realizadas algumas séries de atividades de força, como abdominais diversos, como descritos em http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~18798~n~exercicios+abdominais+para+casa.htm (acesso dia 5 de dezembro de 2010) e flexões conforme explicado em http://ganharpeso.info/2008/04/20/como-fazer-flexoes/ (acesso dia 5 de dezembro de 2010).

Atividade 4: retornando ao jogo:

Ao término da atividade, o professor irá realizar novamente a partida de basquetebol. Entretanto, com os alunos realizando algumas análises do funcionamento do corpo. A cada 5 minutos, os alunos irão verificar a freqüência cardíaca, tal como descrito na aula  "Aspectos fisiológicos das atividades físicas"  de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12994  para verificar a zona de treinamento, trocando as equipes a cada tempo de jogo.      

Atividade 5: discussão final:

O professor irá mediar um último debate com os alunos sobre o tema e as atividades realizadas durante a aula.

Qual a importância do treinamento físico nas práticas corporais e no basquetebol?

A discussão girará em torno de que o treinamento das qualidades físicas tem uma relação direta com o aproveitamento dos atletas em nível profissional, prevenindo lesões e potencializando o rendimento dos atletas.  

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos, divididos em grupos, deverão construir um texto contrastando os dados iniciais do primeiro jogo, os dados das pesquisas e das impressões gerais ao término do segundo jogo (última atividade). O professor conduzirá a organização do texto a partir das questões trabalhadas durante toda a aula, o texto final de cada grupo será apresentado por uma aluno definido pelo grupo como o relator.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.