Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Constância Nery: Um olhar sobre as festas juninas

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer a biografia da artista plástica Constância Nery;
  •  Apreciar algumas de suas obras que retratam as festividades juninas;
  •  Identificar o estilo da artista, a forma, o tema, a composição, o suporte (superfície sobre a qual se pinta), as cores, linhas, pontos, luz, textura, materiais, técnica entre outros elementos;
  •  Expressar algumas impressões sobre a obra da artista;
  •  Utilizar os conhecimentos do desenho da pintura do recorte e colagem para criar e compor uma obra que retrate a festa junina da escola. 
Duração das atividades
4 aulas com duração de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Está aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Conhecimento da vida e obra da artista Plástica Constância Nery.

fonte: http://4.bp.blogspot.com/_cc7HLGn-lkI/SzyMRtPjqoI/AAAAAAAAAb8/FF_Hjt4CfwQ/s400/const%25C3%25A2ncia%2Bnery1%5B1%5D.jpg 

  • O/a  professor/a deverá organizar na escola uma amostra das obras da artista plástica Constância Nery (Revelar fotos das obras da artista plástica para que as crianças tenham acesso)
  • A exposição possibilitará que os alunos entrem em contato com a experiência estética de algumas dessas obras, descobrindo e compartilhando fatos da vida dessa artista Paulistana, nascida em 1936 numa pequena cidade do interior chama da Ipiguá.
  • Após apreciação, o/a professor/a e os alunos deverão conversar e expressar suas impressões a respeito das obras e da autora.

fonte: http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/0704544.jpg 

2º Momento – Apreciação estética.

  • O/a professor/a apresentará a obra “Festa Junina” e proporá aos alunos uma apreciação crítica e estética da mesma. Orientando os alunos a observarem e identificarem nessa obra os seguintes elementos: o tema – o que a artista retrata na obra – as cores, linhas, pontos, luz, a paisagem - as pessoas, casas, brincadeiras, dança, fogueira, o suporte, os materiais a técnica entre outros elementos.

fonte: http://4.bp.blogspot.com/_BSjRAkOLHcI/R1bLNmUxu1I/AAAAAAAAAFo/1ikZOReLuOk/s1600/DSC00473.JPG 

  • Em seguida, solicitar que os alunos expressem suas impressões sobre a obra – o que eles acharam, lembraram e sentiram.

3º Momento – Releitura da obra “Festa Junina, de Constância Nery” utilizando a técnica da bricolagem (colagem de diferentes materiais).

fonte: Ruth Regina Melo de Lima

-Materiais: Papel A4 peso 40, cola branca, palito de churrasco, papel color set azul, amarelo, laranja, vermelho, verde, tecido estampado e liso, papel de seda xadrez, tinta para papel nas cores básicas, cordão, fitas de seda, lã, botões, pincel fino e grosso, lápis grafite, tesoura com ponta arredondada.  

  • Planeje com os alunos as etapas de produção dessa obra. Converse e combine com eles formas diferentes de fazê-la e discutam o processo, as etapas: o que será feito primeiro, depois e por último.  
  • Entregue a cada aluno uma folha de papel A4 e peça para desenharem alguns elementos que estão presentes na obra dessa artista.
  • Em seguida, organize os alunos em grupos e distribua o material acima explicitado para que recriem a obra dessa autora.
  • Explique aos alunos que a releitura de uma obra não é cópia, mas recriação, outra forma de perceber e sentir para além do que já foi criado pelo autor.   
  • Assim, é possível trazer para a releitura da obra, as experiências, lembranças e sentimentos  que foram suscitados quando apreciaram o quadro dessa artista. Mediante essa compreensão, eles podem  utilizar novas formas/técnicas, acrescentar ou retirar  elementos e utilizar diversos materiais para compor o quadro.

4º Momento – Exposição dos trabalhos no mural da escola e avaliação das produções.

  • Com ajuda dos alunos escolha um local da escola para expor as obras produzidas por eles.
  • Convide os pais e a comunidade escolar para apreciarem a produção artística dos alunos.
  • No dia da exposição das obras os alunos devem estar presentes para receber os visitantes e falar sobre o trabalho.
  • Ao final do dia, reúna os alunos e avalie os três momentos do processo de criação: apreciação, contextualização e o fazer artístico.
  • Solicite aos alunos que façam o registro do que eles aprenderam sobre a vida e obra da referida artista e também das suas experiências como produtoras de uma obra de arte.

Recursos Complementares
Avaliação

Conheceram alguns aspectos da vida da artista plástica Constância Nery;  

Apreciaram algumas de suas obras que retratam as festividades juninas;  

Identificaram o estilo da artista, a forma, o tema, a composição, o suporte (superfície sobre a qual se pinta), as cores, linhas, pontos, luz, textura, materiais, técnica entre outros elementos;  

Expressaram algumas impressões sobre a obra da artista.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Luiza Rocha Pavão, EE "Prof. José Apparecido Munhoz" , São Paulo - disse:
    mlurpavao@uol.com.br

    24/04/2011

    Quatro estrelas

    Ótimo plano de aula, com etapas claras e objetivas, dando oportunidade para cada professor fazer a seu modo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.