12/01/2011
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dançar |
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios
1º MOMENTO – Levantamento dos conhecimentos dos alunos.
Deixe que as crianças falem acerca do que conhecem, peça que mostrem alguns passos. Solicite fotos destas danças para elaborarem um mural.
2º MOMENTO – Apreciação de danças brasileiras e de outras culturas.
http://www.youtube.com/watch?v=8FX_NFOgQEU - hip hop
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop
http://www.youtube.com/watch?v=1HRjIrsWZys - Forró
http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3
http://www.youtube.com/watch?v=bXhQNRsH3uc - Tango
http://pt.wikipedia.org/wiki/TANGO
http://www.youtube.com/watch?v=bCDF2XxxXnA - Frevo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo
http://www.youtube.com/watch?v=Ey_tBkYp9ik - Balé
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A9
http://www.youtube.com/watch?v=FGvqmHyhFrQ - Araruna
http://pt.wikipedia.org/wiki/Araruna_(dan%C3%A7a)
http://www.youtube.com/watch?v=Fejq3qQcAKY&feature=fvw - Bumba meu Boi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi
http://www.youtube.com/watch?v=v_Z-VS8TVCU - Chinesa
Obs: Se faz necessário que o professor assista aos vídeos antes de exibí-los aos alunos, como também se informar acerca das origens das danças.
3º MOMENTO – Construindo movimentos para dançar.
fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância.
Durante esses momentos, solicite as crianças dancem explorando todo o espaço da sala, atentando para o ritmo da música e realizando movimentos alternados de braços, pernas, cabeça, ombro e quadril individualmente, em duplas ou trios.
4º MOMENTO – Composição de uma dança.
fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
5º MOMENTO – Apresentação do espetáculo.
fonte: Ruth Regina Melo de Lima
http://www.blogers.com.br/dancas-brasileiras/
Dança chinesa
Conheceram algumas danças da nossa e de outras culturas;
Valorizaram e se expressaram por meio dessa linguagem;
Interpretaram uma dança: encontra maneiras de dançar;
Improvisaram e experimentaram as possibilidades de criação dos movimentos;
Participaram da composição de uma dança.
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/07/2015
Cinco estrelasOlá, Aula perfeita com a participação dos alunos na construção da dança.
17/06/2015
Cinco estrelasOlá! Sou estudante de Educação Física e amo de mais quando o assunto é dança...gostei muito desse plano ! parabéns de verdade!
17/05/2015
Cinco estrelasMuito Bom
19/03/2014
Cinco estrelasExcelaente,muito bem planejada.
07/04/2013
Cinco estrelasmuito boa! uma aula onde as crianças podem Produzir, apreciar e contextualizar.
21/04/2012
Cinco estrelasgostei bastante das sugestoes de aula, eu sou professora de dança afro o nome do meu projeto e A ARTE DE DANÇAR AFRO atrves de leituras,musicad movimentos e a lei 10.639/2003