18/12/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Não é necessário que conhecimentos prévios sejam trabalhados.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Sugerimos que, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor inicie a aula apresentando o vídeo “Serginho Groisman entrevista Isabela Nicastro” (Fig.1), com duração de 03 min e 56 seg. Este vídeo mostra uma entrevista de Serginho Groisman com Isabela Nicastro - uma adolescente vítima de Cyberbullying.
Link do vídeo “Serginho Groisman entrevista Isabela Nicastro”:
http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1290776-7822-SERGINHO+GROISMAN+ENTREVISTA+ISABELA+NICASTRO,00.html Acessado em: 01 Dezembro de 2010
Figura 1: Vídeo sobre Cyberbullying
Sugestão
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Ao término da apresentação do vídeo, com o intuito de abordar e explicar o conceito de Cyberbullying, o professor deverá promover uma discussão sobre o conteúdo deste com todos. Desse modo, o professor poderá utilizar o roteiro disponível abaixo:
Roteiro de Discussão
1. Qual o principal tema abordado no vídeo?
2. Do que a Isabela sofreu?
3. O que os alunos da escola da Isabela fizeram com ela? Vocês acham isso correto? Por quê?
5. O que falavam da Isabela? Por quê?
6. Quantas pessoas estavam fazendo parte do Cyberbullying contra Isabela?
7. Como os alunos se comportavam na escola quando encontravam com a Isabela?
8. Qual foi a reação da Isabela quando ela descobriu o que fizeram com ela? Como ela se sentiu? Ela precisou fazer algum tipo de tratamento após o ocorrido? Qual?
9. As pessoas que cometeram este ato de violência virtual com Isabela foram punidas?
10. Isabela teve que fazer algum tratamento psicológico depois deste fato?
11. Vocês já tinham ouvido falar sobre o Cyberbullying?
12. Como se caracteriza o Bullying? E o que seria Cyberbullying?
Quando todos terminarem de expressar suas opiniões sobre o vídeo, o professor deverá dizer que o tema da aula é sobre “Cyberbullying (violência Virtual): o que é?”.
Atividade 1
Em seguida, estando os alunos em duplas, eles deverão escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa sobre o Cyberbullying.
Temas para a pesquisa
É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização das pesquisas.
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.eb23jcpires.net/moodle/file.php/1/Seguranca_na_Internet_Pais/O_que_o_Cyberbullying.pdf
http://www.brasilescola.com/sociologia/cyberbullying.htm
http://pplware.sapo.pt/informacao/cyberbullying-o-que-como-combater/
http://opiniaoenoticia.com.br/vida/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual/
http://www.diganaoaocyberbullying.com.br/ (Fig.2)
Figura 2: Diga não ao Cyberbullying
Atividade 2
De forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, neste momento, o professor deverá organizar os alunos em grupos, juntando as duplas da seguinte forma:
E assim por diante.
Os membros do grupo formado deverão compartilhar as informações das pesquisas realizadas e anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas – apresentando-as, posteriormente, a todos da sala de aula. Observamos que este momento é importante propiciar que os alunos compartilhem suas pesquisas, pontos de vista etc., bem como por favorecer o desenvolvimento da oralidade.
Atividade 3
Neste momento, o professor deverá distribuir para cada grupo a história em quadrinhos “Brincadeira de Mau Gosto” (Fig. 3), conforme o link abaixo.
Link da história “Brincadeira de Mau Gosto”
http://www.internetresponsavel.com.br/inc/img/hqs/04-brincadeira_de_mau_gosto.jpg Acessado em: 01 Dezembro de 2010.
Figura 3: História em Quadrinhos
Sugestão:
O professor poderá imprimir a história em quadrinhos e disponibilizar para cada grupo um exemplar.
Com o objetivo de nortear a leitura e discussão da história em questão sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de leitura
1. Qual assunto abordado na história em quadrinhos?
2. O que as duas meninas estão fazendo diante do computador?
3. Todas as pessoas do colégio viram como os dois alunos estavam vestidos?
4. O que aconteceu com os meninos quando eles chegaram à escola?
5. Vocês acham que eles ficaram tristes por estarem sendo expostos?
6. Os meninos denunciaram as meninas para alguém? Quem?
7. As meninas pediram desculpas aos meninos?
8. Qual era o título do trabalho que todos os alunos iriam fazer?
9. Vocês acham que as meninas agiram de forma correta?
10. Caso um de vocês tivessem sido vítimas do Cyberbullying, vocês denunciaram a pessoa que praticou tal ato? Por quê?
11. O Cyberbullying é ilegal? Por quê? O que pode acontecer a quem comete tal ato?
Em seguida, cada grupo deverá elaborar uma frase sobre como utilizar a internet com responsabilidade.Essa frase deverá ser adicionada em panfleto a ser confeccionado na próxima atividade.
Atividade 4
Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar panfletos informativos sobre o Cyberbullying, visando conscientizar os colegas sobre este ato de violência. Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas e das discussões desenvolvidas durante a aula. Feito isso, cada grupo deverá distribuir nas salas de aula o panfleto para que a informação sobre o Cyberbullying possa ser socializada.
Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido que o Cyberbullying é uma forma de violência virtual, e que a pessoa que sofre tal violência pode apresentar comprometimento na sua saúde psíquica, bem como na sua vida social, requerendo atenção e cuidados especializados. Além disso, que a pessoa que prática o Cyberbullying pode ser processada e condenada por tal ato.
Em outra oportunidade, o professor poderá trabalhar com os alunos outras aulas publicadas no site do Portal do Professor com os alunos, cujos links estão abaixo:
Aula “Violência na escola! Diga não !”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20795
Aula “Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23200
Os links abaixo se referem à Cyberbullying:
http://webdemais.com.br/2010/06/10/cyberbullying-numeros-assustadores-no-brasil/
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que o Cyberbullying é um ato de violência virtual que tem repercussões emocionais, sociais e para a saúde física da pessoa que é vítima de tal ação.
Cinco estrelas 2 classificações
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17/06/2012
Cinco estrelasExcelente aula, dessa forma interativa e interessante atingirá os objetivos. Certamente vou usar com meus alunos. Me ajudou muito.
01/06/2012
Cinco estrelasMuito bom o material e atendeu as minhas necessidades