30/03/2011
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Pesquisar sobre as danças praticadas nos estados brasileiros; estimular a integração de outras turmas por meio da pesquisa em EF; vivenciar diferentes danças típicas; organizar, entre as turmas, uma pequena apresentação do trabalho desenvolvido.
não há
Espaços. Sala de informática
Materiais. Computadores, papéis para registro, lápis, CDs com músicas das danças.
Atividade 1. Pesquisa na sala de informática (30’).
A ideia central desse momento é levar as crianças para uma sala de informática para procurarem sobre as danças típicas de cada Estado ou região brasileiros. Como as crianças são bem pequenas, escolha um estilo ou dança típica e dê para elas pesquisarem. Por exemplo, cada grupo de três crianças pesquisa sobre uma dança. Estabeleça um roteiro de pesquisa para os alunos para que não se percam nas pesquisas. Para um grupo com 30 crianças, escolha 10 danças típicas, variando entre as regiões do Brasil. Algumas sugestões:
Região Norte: Camaleão, Carimbó, Ciranda, etc.
Região Nordeste: Maracatu, Frevo, Coco, etc.
Região Sudeste: Batuque, Catira ou Cateretê, Caxambu, etc.
Região Centro-Oeste: Catira, Siriri, Cana-verde, etc.
Região Sul: Balainha, Fandango, Pau-de-fitas, etc.
Atividade 2. Partilha de pesquisa (40’).
Faça um momento de partilha de informações, para os alunos trocarem o que acharam uns com os outros. Distribua folhas ou cartazes para as crianças e peça para que registrem o que encontraram e que apresentem para os demais. Auxilie-os a ilustrar, fazer colagens, colorir e registrar essas informações. Fixe os cartazes em locais onde outras crianças possam ver.
Atividade 3. Registro de informações (40’).
Leve músicas dos ritmos que sugeriu para os alunos e, nesse momento, convide-os a dançar. Para cada dança, faça os movimentos e deixe que as crianças dancem livremente.
material para download: http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf (acesso em 12/02/2011)
informações sobre as danças:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dancas_folcloricas.htm (acesso em 12/02/2011)
http://www.potyguar.com.br/folclore/index_arquivos/dancasfolcloricas.htm (acesso em 12/02/2011)
http://www.brasilchannel.com.br/brasil/index.asp?area=folclore (acesso em 12/02/2011)
Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao ritmo, às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? O que acharam de dançar juntos? Entre outras perguntas que julgar necessárias. Essa é uma aula que dá para trabalhar também com outros ritmos, adaptando as atividades, as músicas, as dinâmicas, etc.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/08/2011
Quatro estrelasAmei..a forma como dividiram cada dança peças regiões brasileiras..assim as crianças aprendem sobre cultura das outras regiões sem ser preciso sairem da sua.