Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincadeiras de jornal.

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Experimentar brincadeiras tendo o jornal como material (assim como utilizamos a bola, a peteca, etc); construir brinquedos de jornal; trabalhar os conceitos de reutilização e reciclagem de materiais.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Qualquer espaço amplo.

Materiais. Folhas de jornal, fita adesiva colorida, barbante.             

Atividade 1. Equilíbrio e mágica com jornal (15’).

Para essa aula, a ideia é brincarmos de diversas maneiras com o jornal, encontrando, constantemente, novas maneiras de fazer brinquedos, de reciclar materiais e de partilhar ideias com os colegas. Dentre as inúmeras possibilidades que já trabalhei com meus alunos, proponho algumas delas nesse espaço. Num primeiro momento, a ideia é exercitarmos nossa imaginação. Proponha aos alunos algumas “mágicas” como equilibrar uma folha de jornal diversas partes do corpo (cabeça, joelho, costas, nariz, ponta do dedo, pé, etc.) sempre parados num mesmo lugar. Depois, peça para tentarem o mesmo equilíbrio andando, correndo e pulando. As crianças perceberão que, em alguns momentos, o jornal cai por causa do movimento, do vento, da sua leveza, entre outras coisas. Explore o máximo de possibilidades com as crianças e, em seguida, façamos a próxima atividade. Desafie-os a ficar com uma mesma folha de jornal até o fim da aula.   

Atividade 2. Corrida de jornal (25’).             

Após termos explorado algumas possibilidades com o jornal, desafie as crianças a correrem com o papel, sem segurar e sem deixar cair. Não vale segurar com as mãos, nem com a boca, nem prender na roupa. Deixe que elas tentem à vontade. Em seguida, proponha uma nova “mágica”, jogando um “feitiço” sobre o jornal. Peça para que façam uma fila, segure a folha de jornal a uma pequena distância da criança, na altura do abdômen delas, peça para que coloquem os braços para cima e que corram, o máximo que puderem, em direção a sua folha de jornal. Quando se encostarem à folha que o(a) professor (a) está segurando, solte-a e deixe a criança correr. A folha ficará grudada no corpo da criança enquanto ela correr. Quanto mais rápido ela se deslocar, mais tempo a folha ficará no seu corpo. Dessa maneira, está concretizado o “feitiço” ou a “mágica” do jornal. Faça uma corrida de jornais, desafie-os a correr mais tempo sem deixar cair o jornal, ou fala mesmo uma corrida com todos ao mesmo tempo.   

Atividade 3. Espadas de jornal (20’).             

Agora, passamos para a fase da construção de brinquedos. Construiremos espadas de jornal e organizaremos uma encenação de esgrima. Com as folhas esticadas ao chão, enrole-as como mostra a figura e cole a ponta final. Em seguida, dobre uma das pontas do rolo de forma que se faça um arco para as crianças segurarem a espada. Prenda com fita crepe colorida. Depois de prontas as espadas, organizem as crianças em duplas para brincarem de esgrima. Uma alternativa muito interessante é formar grupos em tamanhos diferentes (2, 4, 7 crianças) para a encenação da luta de espadas. Se os (as) professores (as) tiverem material disponível também podem fazer toda uma armadura em jornal, adaptando o tempo das aulas.

fonte: portal  (acesso em 10/12/2010) 

fonte: menino de jornal(acesso em 10/12/2010) 

Atividade 4. Bola, peteca ou... (35’).

Combine com as crianças se querem trocar de folha de papel ou se querem desmanchar o brinquedo que fizeram para fazerem outro. Em geral, as crianças gostam de fazer mais brinquedos. Então, distribua novas folhas para as crianças. Simplesmente amasse a folha e forme uma bola, propondo diversas brincadeiras para seus alunos ou podem confeccionar uma peteca com da figura.  Amasse meia folha de jornal, fazendo uma bola achatada. Coloque essa bola no centro da outra metade da folha e envolva-a, deixando as pontas soltas. Torça a folha na altura da bola e amarre um barbante ou prenda com fita adesiva. Depois, as crianças podem pintar, colorir e decorrem como quiserem. Após o brinquedo pronto, faça brincadeiras com as crianças, jogando as petecas ou bolas para o alto, para o outro, mais longe, acertando em algum alvo, etc.

fonte: peteca com jornal (acesso em 10/12/2010)  

Atividade 5. Afinal, o que aprendemos? (05’).

Nesse momento, faça uma avaliação com as crianças.

Recursos Complementares

brinquedos de jornal (acesso em 10/12/2010)  

www.fazfacil.com.br/artesanato/reciclados.html (acesso em 10/12/2010)  

http://webfoliobrinquedosinfantis.blogspot.com/ (acesso em 10/12/2010) 

Avaliação

Reúna seus alunos em roda e converse sobre a aula. Pergunte-os se gostaram dos brinquedos, se precisamos de muitos materiais caros e complicados para fazermos brinquedos, se acharam fácil ou difícil fazerem esses brinquedos, etc. Deixe que expressem suas impressões sobre a aula. Avalie, reavalie e reconstrua a metodologia e estratégias educativas para cada turma e para cada escola onde trabalha.          

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.