31/01/2011
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Aprender as pernadas do nado peito
Aprender a braçada específica do nado peito
Aprender a respiração frontal típica do nado peito
Adaptação ao meio líquido.
Espaços. Piscina
Materiais. Flutuadores de perna, pranchas, espaguetes.
Atividade 1. Corrida de sapo no fundo (10’).
Distribua as crianças em filas ou raias. A brincadeira é tentarmos atravessar a piscina, pulando como um sapo, tentando aproximar o máximo do fundo. É uma brincadeira para descontrair, ao mesmo tempo em que exercita a respiração frontal das crianças.
Atividade 2. Corrida lenta de sapo flutuante (30’).
Com pranchas, as crianças devem atravessar a piscina executando a pernada do nado peito, sem correria, sempre na superfície da piscina.
Fonte: nado peito (acesso em 14/12/2010)
Atividade 3. Cavando a água (30’).
Com espaguete ou flutuador de perna, as crianças atravessarão a piscina como se estivessem cavando a água com os braços e mãos. A respiração deve sempre ser frontal. Esse é um exercício que cansa muito as crianças, por isso, deixe que descansem bastante de tempos em tempos.
Fonte: nado peito - braçada (acesso em 14/12/2010)
Atividade 4. Sapo de barriga para cima (10’).
Nessa atividade a ideia é descansar ativamente, porém, nadando outro nado adaptado. Deixe que as crianças nadem em decúbito dorsal, realizando as braçadas do nado costas, mas as pernadas do nado peito. É uma forma divertida e gostosa de descansar nadando.
Atividade 5. Nado peito (20’).
Agora que as crianças já aprenderam os movimentos de braçada e pernada, peça para que nadem da maneira como aprenderam e como conseguirem. Vá corrigindo os movimentos aos poucos, dando retornos constantes para as crianças.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bru%C3%A7os_%28nata%C3%A7%C3%A3o%29 (acesso em 14/12/2010)
http://www.docstoc.com/docs/892405/NADO-DE-PEITO (acesso em 14/12/2010)
http://sports.specialolympics.org/specialo.org/Special_/English/Coach/Coaching/Portuguese/Aquatics/Teaching_Aquatics_Skills/Breaststroke.htm (acesso em 14/12/2010)
http://mergulhodogolfinho.blogspot.com/2009/05/aprendizagem.html (acesso em 14/12/2010)
http://www.webartigos.com/articles/28813/1/Aprenda-a-Nadar-O-Nado-Peito-Moderno/pagina1.html (acesso em 14/12/2010)
A avaliação deve ser feita pelo professor durante toda a aula. Você pode avaliar os alunos pelo envolvimento em cada uma das atividades, perguntando diretamente para a turma. É interessante que o professor sempre reúna os alunos, entre as atividades, na beirada da piscina. É importante conversar sobre as impressões da aula e de cada atividade, especificamente, perguntando sobre as dificuldades e facilidades em brincar na água com os pés no chão, com flutuadores, e sem flutuadores (quando for o caso). Também é importante conversar sobre as impressões em utilizar outro espaço – a piscina – nas aulas de EF. Perceber se os objetivos das aulas foram alcançados; pergunte-os se aprenderam os movimentos, se tiveram dificuldades, o que mais gostaram de fazer, etc. O registro do aprendizado pode ser feito pelo próprio professor a partir dos relatos dos alunos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2013
Quatro estrelasEstou no segundo semestre de educação física e ainda com dúvidas... Essa aula pode ser dada para crianãs de 06 a 14 anos?
28/05/2012
Cinco estrelasParece ser muito boa a aula!!!!
01/04/2011
Cinco estrelasGostei do método para aprendizagem. Faço o curso de educação física e estou procurando o máximo de atividades/brincadeiras para crianças no ensino de pernas no nado de peito. Se vc tiver mais atividades, gostaria bastante, pois achei muito interessante sua proposta de aula.