13/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Entender a necessidade da marcação na dinâmica do basquetebol.
Conceito de esporte e regras do basquetebol.
Atividade 1: O professor deverá reunir os alunos em uma sala com recursos multimídia e exibir os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=h9E1XMftNhc
http://www.youtube.com/watch?v=odJEPJZWrlk&feature=related (Acessos dia 5 de dezembro de 2010).
Ao término da exibição, o professor lançará algumas perguntas sobre o andamento do jogo:
Estas respostas serão dadas pelos alunos em forma de um debate, onde estes exporão seus pontos de vista. O professor norteará a discussão no sentido de que uma das formas possíveis de impedir que o adversário marque pontos é através da marcação que pode ser individual ou por zona e que a forma de marcar irá depender da situação do jogo e/ou da equipe.
Atividade 2: Vivenciando as formas de marcação no basquetebol:
O professor irá organizar com os alunos formas de vivenciar as várias marcações existentes no basquetebol. Assim, seguem algumas sugestões:
Professor, para todas as atividades será utilizada a mesma organização dos alunos, onde eles serão divididos em equipes de 5 jogadores, sendo realizadas partidas em metade da quadra. Uma das equipes irá defender e a outra atacar. Caso a equipe defensora tome a posse de bola, deverá realizar passes até chegar no círculo central para começar a atacar. Propomos o tempo de jogo de 5 minutos.
http://www.estrelasdepinhel.com/images/g/basket03.jpg
Acesso dia 7 de dezembro de 2010.
Atividade 3: Retomando a discussão: Ao término, o professor irá questionar aos alunos sobre as formas de marcação vivenciadas e seus objetivos:
A discussão girará em torno da necessidade de marcação para evitar que a equipe adversária marque pontos e que as formas existentes irão variar de acordo com a situação de jogo, da equipe adversária e das características da equipe.
Acesso dia 7 de dezembro de 2010.
A avaliação será feita na compilação dos discussões da aula, em forma de um cartaz (painel) descrevendo os tipos e as formas de marcação.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/04/2014
Cinco estrelasmuito bem,ajudou muito no meu trabalho de casa
14/05/2013
Cinco estrelasEsse site e o melhor vou fazer meus trabalho so aqui
10/03/2013
Cinco estrelasBom eu imprimi e achei o tima e expressão de descrever como e a marcação individual do basquete isso ajudou na minha lição eu dou meus parabéns pela resposta.
03/06/2012
Três estrelasEu gostei pq nenhum desses outros sites ta falando sobre marcação!