25/01/2011
Simone Alencastre, Miriam Kaiuca e Glória Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ser leitor e escritor iniciante.
Organize a turma em roda e pergunte:
Peça que, quem queira, conte piadas. Registre com ajuda da turma a piada escolhida como a preferida da turma, destacando a importância da pontuação para garantir a fluência da leitura da piada.Debata com a turma a utilização de uma determinada pontuação e não de outra.
2º ATIVIDADE;
Apresente uma piada conhecida pela turma. Peça aos alunos para que, em duplas, marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal. Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequadas. Exemplo:
Texto sem pontuação
"A doação do Joãozinho No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho A mãe sensibilizada dá o dinheiro mas pergunta ao filho Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo Para aquele ali que está gritando "Olha a pipoca quentinha"
Texto com a pontuação correta:
A doação do Joãozinho
No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho.
A mãe, sensibilizada, dá o dinheiro, mas pergunta ao filho:
- Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo?
- Para aquele ali que está gritando: "Olha a pipoca quentinha!!!"
Escolha três duplas. Solicite que, na lousa , reescrevam o texto. Discuta essa adequação, o significado e o entendimento do texto pontuado de diferentes formas. Converse também sobre questões como identificação da pontuação, reconhecimento dos sinais gráficos em exemplo na lousa e valorize a contribuição de todos.
3º ATIVIDADE:
Repita a atividade utilizando outra piada. Exemplo:
Texto sem pontuação:
Primeiro dia de AulaO menino voltou do seu primeiro dia de aula e o pai lhe perguntou como havia se saído Não volto mais lá respondeu indignado Mas por que Não sei ler não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá
TEXTO COM A PONTUAÇÃO CORRETA
Primeiro dia de Aula
O menino voltou do seu primeiro dia de aula, e o pai lhe perguntou como havia se saído.
- Não volto mais lá, respondeu indignado.
- Mas por quê?
- Não sei ler, não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá?
Provoque uma discussão entre os alunos sobre a pontuação usada e seus efeitos no texto; pergunte, por exemplo, que elementos do texto indicam que se trata de um diálogo; qual a diferença de ponto de vista entre o pai e o menino. . O que sugere o uso das reticências quando o menino diz "não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... "? - Qual o sinal de pontuação nos sugere a percepção da dúvida do pai? Dessa forma, perceberão a importância da pontuação estilística, ou seja, utilizada para sugerir uma emoção, uma sensação, um sentimento.
4º ATIVIDADE
Apresente alguns livros de piadas ou com fundo humorístico. Apresento algumas sugestões
Título: Proibido para Maiores: as Melhores Piadas para Crianças
Autor:Paulo Tadeu
Editora: Matrix
Título: 365 Piadas
Editora: Girassol
Título: Piadas Da Internet Para Crianças Espertas
Autor: Luiz Aviz
Editora: Record
Título: RA, RE, RI, RO... RIA!
Autor:Paulo Tadeu
Editora: Matrix
Titulos: Que eu vou prá Angola... -
Autora: Ruth Rocha
Editora: Salamandra
Títulos: Contos de Adivinhação
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: Ática
Título : O Sábio ao Contrário
Autor: Ricardo Azevedo Outras
Editora: Ática
Título: Se eu fosse Aquilo
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: Ática
Título: Trezentos Parafusos a Menos
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: Cia das Letrinhas
Combine com as crianças uma Ciranda de Livros.
Lembre-se que deve haver a mesma quantidade de livros do que de alunos.
Toda semana deverão ser sorteados os títulos que cada aluno levará.
Determine o dia da semana para entrega. Nesse dia cada criança deve ler para o grande grupo uma piada ou um trecho do livro que levou.
Aproveite esse momento para trabalhar a leitura correta, com as devidas entonações, que se dão quando se conhece a importância da pontuação.
Para leitura e estudo do professor:
A avaliação se dará observando os seguintes pontos:
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/11/2013
Cinco estrelasNão dou aula de português, mas adoro fazer essas coisas nas aulas de espanhol. E essa ideia me ajudará para uma mini classe na facul! Bem elaborado!
22/08/2013
Cinco estrelasAdorei a aula e irei coloca-la em prática! Depois volto aqui e conto minhas experiências.
31/03/2013
Cinco estrelasóóóótima idéia!!!!
28/08/2011
Quatro estrelasAchei interessante, uma forma lúdica de ensinar pontuação.
19/04/2011
Cinco estrelasMuito interessante e divertiva a aula sobre pontuação. Colocarei no projetor de imagem para a participação de todos na pontuação das piadas. Assim, penso que ficará mais fácil eu ter uma visão mais ampla do aprendizado de todos. Vamos ver! \\\\muito obrigada! Tania Costa
26/01/2011
Cinco estrelasfoi de utildade sugestão que serviuinclusive de inspiração para a escrita da monografia de pos gaduação.excelente indicação deautores para leitura de pidas para o public juvenil.Só queria os sites para compra desses livros.