Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte, Natureza e Preservação

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Relacionar esporte com a natureza,

- Conhecer alguns esportes radicais.

- Vivenciar um esporte de aventura.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento em interpretação de mapas e orientação espacial.

Estratégias e recursos da aula

Para iniciarmos a aula a sugestão é apresentar aos alunos cada momento e os assuntos que serão abordados.

1º Momento: iniciar contextualizando o tema com resumos dos textos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) de Educação Física, os quais apresentam como relacionar os conteúdos entre si.

2º Momento: de acordo com os PCN's, esse momento vai trabalhar com os conceitos de sustentabilidade e analisar o vídeo "Educação Física e Educação Ambiental".

3º Momento: nesse momento vamos abordar quais práticas esportivas podem ser trabalhadas fora das quadras esportivas, como exemplo as corridas de orientação, arvorismos entre outros esportes de aventura.

"Na sociedade contemporânea assiste-se ao cultivo de atividades corporais praticadas em ambientes abertos e próximos da natureza". (Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) de Educação Física, pág 40).

Os esportes citados nos PCN's são conhecidos como "Esportes de Aventura" cuja característica principal é contato direto com a natureza.

Mas quais são os esportes de aventura?

Atividade 1

O objetivo dessa atividade é familiarizar os alunos em relação aos muitos esportes de aventuras praticados em nosso país. Para isso a sugestão é dividir a turma em cinco equipes, cada equipe ficará responsável por pesquisar e levantar o maior número de informações sobre alguns esportes. A divisão dos esportes para cada grupo pode ser realizada na forma de sorteio, após delimitar os objetos de pesquisa (esportes).

Alguns Esportes de Aventura praticados no Brasil são:

- Arvorismo

- Trekking

- Rapel

- Orientação

- Escalada em rocha

- Canyoning

- Rafting

- Acqua ride

- Canoagem

- Parapente

- Paraquedismo

- Corrida de Aventura

- Outros

Sugestão de sites para pesquisa:

Revista Turismo - Esportes de Aventura

www.revistaturismo.com.br/Ecoturismo/aventura.htm (acessado em 07/12/2010).    

InfoEscola - Arvorismo

www.infoescola.com/esportes/arvorismo/ (acessado em 07/12/2010).     

Associação Brasileira de Parapente - O Esporte

www.abp.esp.br/index.php?id=55 (acessado em 07/12/2010).  

Trilhas e Aventuras - Rapel Estilos do Esporte 

www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/materia.asp?id_atividade=8&id=52 (acessado em 07/12/2010).   

360°.com.br - Técnicas de escalada em rocha

http://360graus.terra.com.br/montanhismo/default.asp?did=410&action=dica (acessado em 07/12/2010).   

Wikipédia - Canyoning

http://pt.wikipedia.org/wiki/Canyoning (acessado em 07/12/2010).  

LivrEsportes - Rafting é aventura com consciência ecológica

www.livresportes.com.br/reportagem.php?id=109 (acessado em 07/12/2010).   

Acqua Rider - História do esporte

www.acquaride.com.br/modulos/canais/descricao.php?cod=4&codcan=4 (acessado em 07/12/2010).    

Confederação Brasileira de Canoagem

http://cbca.org.br/newcbca/ (acessado em 07/12/2010).  

Confederação Brasileira de Pára-quedismo

http://www.cbpq.org.br/ (acessado em 07/12/2010).  

HowStuffWorks - Como funciona a corrida de aventura

http://esporte.hsw.uol.com.br/corrida-de-aventura.htm (acessado em 07/12/2010).   

Centro Esportivo Virtual - Corrida de Aventura: Lazer, Competição, Senso de Equipe e Superação dos Limites no Ambiente Escolar

http://cev.org.br/biblioteca/corrida-aventura-lazer-competicao-senso-equipe-superacao-dos-limites-ambiente-escolar (acessado em 07/12/2010).      

"Sempre que possível é interessante trazer para o cotidiano uma visão sobre o equilíbrio dos sistemas e de sociedade sustentável que seja a mais próxima da realidade local". (Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) de Educação Física, pág 40).

De acordo com o Portal da Sustentabilidade:

"Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana".

Mas como as aulas de Educação Física podem trabalhar conceitos de sustentabilidade e meio ambiente?

Atividade 2

Para responder a pergunta acima, sugiro a apresentação do vídeo "Educação Física e Educação Ambiental".

Descrição: Programa da Série Esporte na Escola que fala da Educação ambiental e seu objetivo de lutar pela preservação do planeta para melhorar o ambiente em que se vive. O esporte é um grande facilitador para o aluno, já que permite conhecer e refletir sobre a importância do respeito à natureza. Entrevista com Lars Grael, velejador, campeão e medalhista olímpico. Retrata a vela como um esporte em contato direto com a natureza. Aborda também a necessidade de conscientizar o jovem sobre o ecossistema e suas ações para preservar o mundo em que se vive. Além de destacar a importância da proximidade da escola com a conscientização de preservação à natureza.

Texto de apoio: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O Vídeo na Sala de Aula", de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual.

Disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm (acessado em 18/11/2010).    

Educação Física e Educação Ambiental [Esporte na escola] 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18410 (acessado em 07/12/2010).  

Desenvolvimento da atividade: após a apresentação do vídeo os alunos deverão dentro de seus grupos (de preferência o mesmo grupo inicial), discutir e analisar as situações apresentadas referentes ao tema, levantando os seguintes aspectos:

- Aspectos positivos do vídeo.

- Aspectos negativos.

- Ideias principais que passa.

No laboratório de informática as respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.

Caso a escola não ofereça laboratório de informática, o professor pode sugerir que as respostas sejam registradas no caderno de cada aluno.

Texto de apoio: "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  (acessado em: 03/10/10).    

Atividade 3

Chega o momento dos alunos vivenciarem um esporte de aventura, para isso segue abaixo uma atividade de corrida de orientação.

Corrida de Orientação

Material necessário: papel, canetas coloridas, cronômetro, garrafas, cordas, bancos de madeira, bambolês, cones, colchonetes e outros objetos que possam funcionar como obstáculos.

1ª etapa: proponha aos alunos vivenciar uma adaptação da corrida na escola ou no entorno dela. Para começar a organizá-la, eles devem pensar onde o percurso pode ser realizado (se possível, disponibilize a planta baixa da escola para que visualizem as possibilidades). Depois, é preciso elaborar as regras e traçar um mapa para orientar os competidores. Ele pode ser desenhado no quadro e copiado pelas crianças no caderno.

2ª etapa: com o mapa pronto, é hora de definir o trajeto a ser percorrido e os obstáculos. É importante também criar as legendas que identifiquem esses elementos. Com a ajuda da turma, organize o trajeto real, respeitando as determinações do mapa.

3ª etapa: divida a turma em grupos de três alunos e entregue uma cópia do mapa para cada um. Antes de dar a largada, explique a importância de eles se manterem unidos e respeitarem as regras. Libere um trio de cada vez, com um intervalo de alguns minutos.

4ª etapa: de volta à sala, converse com todos sobre o que acharam da atividade e quais dificuldades encontraram para ler e interpretar o mapa e passar pelos obstáculos, realizado o debate solicitar aos alunos que compartilhem suas considerações na forma de textos colaborativos elaborados Google Docs.

Aproveitando o momento em que os alunos estão em círculo para prosseguir a discussão retomando os outros temas abordados, tais como: quais são os esportes de aventura que pesquisamos, como as aulas de Educação Física podem trabalhar conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, como foi vivenciar um esporte de aventura na escola, como foi e quais foram as dificuldades de compartilhas e socializar as informações no Google Docs, entre outras.

Através desse novo debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Educação física e educação ambiental [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

Referências:

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) de Educação Física

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf (acessado em 07/12/2010). 

Portal da Sustatentabilidade - Conceito

http://www.sustentabilidade.org.br/ (acessado em 07/12/2010).   

Nova Escola - Corrida de orientação e trekking dentro da escola

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/corrida-orientacao-trekking-escola-educacao-fisica-538415.shtml  (acessado em 07/12/2010).  

Avaliação

Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta.

- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação no debate, as dúvidas ou respostas dos mesmos.

- Apresentação dos trabalhos, o desenvolvimento de cada grupo, a organização, a forma de apresentação individual e coletiva.

- Durante as atividades práticas tanto nas cooperativas quanto nas cooperativas, verificar dinâmicas de criação de jogos, a socialização bem como a participação e a contribuição no desenvolvimento de algumas atividades em grupo. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.