Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Assemblagens e pinturas – uma instalação histórico/social

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer desenhos de observação de um varal de roupas estendido na sala de aula;
  • Pesquisar em livros de história ou na internet sobre a evolução histórica do processo de lavagem de roupa;
  • Tecer um paralelo entre os meios de lavagem de roupas nos diferentes estados brasileiros;
  • Providenciar a impressão de imagens sobre as pesquisas realizadas;
  • Ampliar por meio de xerox, os desenhos das roupas;
  • Pintar as ampliações frente e verso;
  • Acrescentar detalhes imaginários, com colagens de objetos nas pinturas;
  • Organizar uma instalação com as pinturas e as imagens impressas, de modo que, as mesmas sejam expostas como em um varal.
Duração das atividades
• 06 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Assemblagem;
  • Pintura;
  • Instalação.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

  • Organizar na sala de aula um varal com roupas coloridas;
  • Entregar para cada aluno, uma prancheta, um lápis HB e folhas de papel sulfite A4;
  • Dizer aos alunos que eles devem fazer desenhos através da observação do varal exposto na sala de aula;
  • Acompanhar os desenhos dos alunos orientando-os em suas dificuldades e percepções, tais como: que parte do objeto observado se encontra em baixo, ou, como representar a parte que está em cima, ou, como fazer com que o objeto se pareça menor ou maior no desenho, e outras questões que possam surgir durante o processo do desenho.

Aula 2 

  • Reservar a sala de informática da escola para os alunos pesquisarem sobre os vários modos de lavagem de roupas em diferentes períodos históricos;
  • Dizer aos alunos para pesquisarem sobre a lavagem de roupas nos diferentes lugares do Brasil, enfocando principalmente as regiões ribeirinhas onde a escassez de água esteja presente;
  • Falar para os alunos salvarem, em um pen-drive, algumas imagens interessantes de roupas em varal;
  •  Conversar e permitir que os alunos, durante a pesquisa, socializem com os colegas as informações interessantes acessadas;
  •  Jazeiro. Disponível em: http://www.almanaquebrasil.com.br/plantando-da/mae-do-sertao/;
  • Água de cisterna. Disponível em: http://blogdaemaecologia.blogspot.com/2010/08/agua-de-cisterna-na-lavagem-de-roupas.html;

Disponível em: http://www.flickr.com/photos/analuizasena/2452981778/in/photostream/ 

Disponível em: http://sonianovaes.blogspot.com/2007/12/cantos-e-encantos.html 

Disponível em: http://www.clix.fot.br/blog/?p=748 

  • Pedir para os alunos que deverão escolher, para ampliação, uma das imagens selecionadas e gravadas em pen-drive;
  • Solicitar aos alunos que providenciem para a próxima aula elementos para serem incorporados em atividade futura.

 Aula 3 e 4 

  • Providenciar anteriormente, a ampliação, em tamanhos aproximados de 30 x 40 cm, das imagens escolhidas pelos alunos na aula anterior;
  • Distribuir nas mesas da sala de aula, tinta guache temperada com cola, pincéis, toalhas de papel e potes com água;
  • Entregar para os alunos as reproduções ampliadas e pedir que as pintem na frente e no verso usando a criatividade;
  • Observação: Ressalta-se que esta atividade deve ser desenvolvida em duas aulas, pois, considerando que os alunos devem pintar as figuras frente e verso, é necessário tempo suficiente para secagem.

 Aula 5 

  • Solicitar aos alunos que recortem as formas pintadas, contornem-nas e retirem o excesso de papel das bordas, possibilitando, assim, uma percepção melhor da imagem como roupa;
  • Falar para os alunos incorporarem sobre a pintura os objetos que foram solicitados na aula 2, de forma a realizar uma assemblagem.

 Aula 6 

  • Estender um varal com as pinturas assemblagens produzidas pelos alunos nos corredores da escola para apreciação da comunidade escolar;
  •  Solicitar aos alunos que colham as impressões das pessoas que passam pela exposição e socializem em sala de aula, as suas anotações.        
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação desta aula deve ser realizada durante o processo de desenvolvimento das propostas que complementam a execução desta atividade, tais como: os desenhos de observação; as pesquisas sobre o processo de lavagem de roupas e o paralelo entre os meios de lavagem de roupas nos diferentes estados brasileiros; a criatividade nas pinturas e assemblagens e a socialização das percepções dos visitantes da instalação do varal de roupas (pinturas e assemblagens)
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.