17/01/2011
Simone Alencastre, Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ler leitor e escritor iniciante
1ª ATIVIDADE
Reunir os alunos em roda e perguntar o que eles sabem sobre os índios, seus hábitos e costumes.
Anotar as respostas no blocão.
2º ATIVIDADE
Expor imagens sobre os índios e seus costumes.
Exemplo:
Solicite que observem as fotos, e em dupla, escolham uma e escrevam uma legenda para a foto.
Lembre-os qual é a função do texto legenda: " Legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação ."
Circule pela sala tirando dúvidas, propondo reflexão sobre aspectos gramaticais, mediando às conversas entre as duplas.
Quando todas as legendas estiverem prontas, organize-os para que cada dupla possa justificar a escolha da foto e ler sua produção textual.
Monte um mural com as fotos e as legendas.
3º ATIVIDADE:
Convide-os a "mergulhar" no universo indígena brasileiro através do seguinte livro:
TÍTULO: Como Nasceram as Estrelas: Doze Lendas Brasileiras
AUTORA: Clarice Lispector
EDITORA: Rocco
Conte um pouco sobre a autora, uma das melhores escritoras brasileiras.
Pode-se apresentar uma pequena biografia de Lispector para um trabalho de reescrita.
Conceitue "Biografia": A Biografia (grego: βιογραφία , de βíος - bíos, vida e γραφή – gráphein, escrever) é um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biografia
Sugestão de texto biográfico sobre Clarice Lispector:
Clarice Lispector, uma das mais conceituadas escritoras brasileiras .Quando seus pais viajavam para o Brasil, como imigrantes vindos da Ucrânia, Clarice Lispector nasceu, num navio. Chegou a Maceió com dois meses de idade, com seus pais e duas irmãs. Em 1924 a família mudou-se para o Recife, e Clarice passou a freqüentar o grupo escolar João Barbalho. Aos oito anos, perdeu a mãe. Três anos depois, transferiu-se com seu pai e suas irmãs para o Rio de Janeiro.
Em 1939 Clarice Lispector ingressou na faculdade de direito, formando-se em 1943. Trabalhou como redatora para a Agência Nacional e como jornalista no jornal "A Noite". Casou-se em 1943 com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem viveria muitos anos fora do Brasil. O casal teve dois filhos, Pedro e Paulo, este último afilhado do escritor Érico Veríssimo.
Seu primeiro romance foi publicado em 1944, "Perto do Coração Selvagem". No ano seguinte a escritora ganhou o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras. Dois anos depois publicou "O Lustre".
Em 1954 saiu a primeira edição francesa de "Perto do Coração Selvagem", com capa ilustrada por Henri Matisse. Em 1956, Clarice Lispector escreveu o romance "A Maçã no Escuro" e começou a colaborar com a Revista Senhor, publicando contos. Separada de seu marido, radicou-se no Rio de Janeiro. Em 1960 publicou seu primeiro livro de contos, "Laços de Família", seguido de "A Legião Estrangeira" e de "A Paixão Segundo G. H.", considerado um marco na literatura brasileira.Em 1967 Clarice Lispector feriu-se gravemente num incêndio em sua casa, provocado por um cigarro. Sua carreira literária prosseguiu com os contos infantis de "A Mulher que matou os Peixes", "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres" e "Felicidade Clandestina".Nos anos 1970 Clarice Lispector ainda publicou "Água Viva", "A Imitação da Rosa", "Via Crucis do Corpo" e "Onde Estivestes de Noite?". Reconhecida pelo público e pela crítica, em 1976 recebeu o prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal, pelo conjunto de sua obra.No ano seguinte publicou "A Hora da Estrela", seu ultimo romance, que foi adpatado para o cinema, em 1985. Clarice Lispector morreu de câncer, na véspera de seu aniversário de 57 anos.
Discuta com o grupo algumas características e formas de organização da biografia.
Faça um planejamento da escrita, observando todos os aspectos textuais. Trabalhe em duplas ou trios de alunos.
Peça que escrevam a primeira versão. Circule pela sala fazendo inferências, tirando dúvidas e propondo reflexões.
Socialize para o grande grupo o resultado dessa primeira escrita. Solicite que o material seja "passado a limpo".
Forneça uma folha específica: Exemplo:
3º ATIVIDADE
Leia algumas lendas da obra escolhida. O objetivo é que todos se familiarizem com o gênero.
Discuta com o grupo como é feita a descrição de cada um dos personagens e com base em quais elementos é possível identificar o principal.
Peça que todos explicitem as respostas com pistas textuais (eles podem ler trechos, por exemplo).
As conclusões devem ser registradas individualmente para que todos possam voltar a elas se necessário.
4º ATIVIDADE
Organize a reescrita coletiva de uma das lendas do livro para desenvolver um modelo dos procedimentos escritores, que são:
O objetivo é oferecer mais recursos e boas condições para os estudantes realizarem a tarefa em duplas.
Terminada a reescrita, revise coletivamente.
5º ATIVIDADE
O livro possui 12 lendas. Divide-as de forma que cada dupla fique com uma lenda. Lembre-os dos passos realizados na reescrita coletiva. Peça que leiam atentamente, marque as principais ações, planejem o texto que pretendem escrever, leiam o que já foi escrito para organizar o que ainda falta escrever e observar se o texto produzido possui coesão e coerência tornando-se compreensível para o leitor.
Circule entre as duplas fazendo inferências, tirando dúvidas e propondo reflexões.
6º ATIVIDADE
Proponha revisões em dupla para organizar a segunda versão do texto.Peça que os alunos troquem os textos entre si e os revisem. O objetivo é explicitar os problemas percebidos por leitores, mas não pelos autores. Transcreva no quadro trechos dos textos revisados para que os estudantes proponham mudanças, justifiquem-nas e decidam se devem ser feitas ou não.
7º ATIVIDADE
É hora de a turma escrever a versão final e preparar o índice do livro, a dedicatória, as ilustrações e a edição final. Faça a entrega festiva do livro para a Biblioteca da E Observe a adequação dos textos produzidos pelos alunos em relação à função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais. Analise a qualidade e a propriedade dos comentários nas atividades de produção e revisão de texto e o uso de comportamentos escritores (como planejar e decidir que aspectos serão tratados no texto e considerar o destinatário ausente).
Proponha um modelo padrão para o registro da versão final.
Exemplo:
Para leitura do professor:
Observe a adequação dos textos produzidos pelos alunos em relação à função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais. Analise a qualidade e a propriedade dos comentários nas atividades de produção e revisão de texto e o uso de comportamentos escritores tais como, planejar e decidir que aspectos serão tratados no texto e considerar o destinatário ausente.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/01/2012
Cinco estrelasGostei muito.