Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REESCRITAS DE LENDAS INDÍGENAS

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina;  
  • Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas;
  • Expandir a competência de produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero.
  • Reconhecer e valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ler leitor e escritor iniciante

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

Reunir os alunos em roda e perguntar o que eles sabem sobre os índios, seus hábitos e costumes.

Anotar as respostas no blocão.

2º ATIVIDADE

Expor  imagens sobre os índios e seus costumes.

 Exemplo:

Fonte das Imagens: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=indios+brasileiros&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g1&aql=&oq= 

Solicite que observem as fotos, e em dupla, escolham uma e escrevam uma legenda para a foto.

Lembre-os qual é a função do texto legenda: " Legendas são os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informação ."

Circule pela sala tirando dúvidas, propondo reflexão sobre aspectos gramaticais, mediando às conversas entre as duplas.

Quando todas as legendas estiverem prontas, organize-os para que cada dupla possa justificar a escolha da foto e ler sua produção textual.

Monte um mural com as fotos e as legendas.

3º ATIVIDADE:

Convide-os a "mergulhar" no universo indígena brasileiro através do seguinte livro:

TÍTULO: Como Nasceram as Estrelas: Doze Lendas Brasileiras

AUTORA: Clarice Lispector

EDITORA: Rocco

 

Conte um pouco sobre a autora, uma das melhores escritoras brasileiras.

Pode-se apresentar uma pequena biografia de Lispector  para um trabalho de reescrita.

Conceitue "Biografia": A Biografia (grego: βιογραφία , de βíος - bíos, vida e γραφή – gráphein, escrever) é um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas.

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biografia

Sugestão de texto biográfico sobre Clarice Lispector:

Escritora ucraniana, naturalizada brasileira

 Clarice Lispector -  10/12/1920, Tchechelnik, Ucrânia 

                                 9/12/1977, Rio de Janeiro (RJ)

          Clarice Lispector, uma das mais conceituadas escritoras brasileiras .Quando seus pais viajavam para o Brasil, como imigrantes vindos da Ucrânia, Clarice Lispector nasceu, num navio. Chegou a Maceió com dois meses de idade, com seus pais e duas irmãs. Em 1924 a família mudou-se para o Recife, e Clarice passou a freqüentar o grupo escolar João Barbalho. Aos oito anos, perdeu a mãe. Três anos depois, transferiu-se com seu pai e suas irmãs para o Rio de Janeiro.

         Em 1939 Clarice Lispector ingressou na faculdade de direito, formando-se em 1943. Trabalhou como redatora para a Agência Nacional e como jornalista no jornal "A Noite". Casou-se em 1943 com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem viveria muitos anos fora do Brasil. O casal teve dois filhos, Pedro e Paulo, este último afilhado do escritor Érico Veríssimo.

        Seu primeiro romance foi publicado em 1944, "Perto do Coração Selvagem". No ano seguinte a escritora ganhou o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras. Dois anos depois publicou "O Lustre".

         Em 1954 saiu a primeira edição francesa de "Perto do Coração Selvagem", com capa ilustrada por Henri Matisse. Em 1956, Clarice Lispector escreveu o romance "A Maçã no Escuro" e começou a colaborar com a Revista Senhor, publicando contos. Separada de seu marido, radicou-se no Rio de Janeiro. Em 1960 publicou seu primeiro livro de contos, "Laços de Família", seguido de "A Legião Estrangeira" e de "A Paixão Segundo G. H.", considerado um marco na literatura brasileira.Em 1967 Clarice Lispector feriu-se gravemente num incêndio em sua casa, provocado por um cigarro. Sua carreira literária prosseguiu com os contos infantis de "A Mulher que matou os Peixes", "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres" e "Felicidade Clandestina".Nos anos 1970 Clarice Lispector ainda publicou "Água Viva", "A Imitação da Rosa", "Via Crucis do Corpo" e "Onde Estivestes de Noite?". Reconhecida pelo público e pela crítica, em 1976 recebeu o prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal, pelo conjunto de sua obra.No ano seguinte publicou "A Hora da Estrela", seu ultimo romance, que foi adpatado para o cinema, em 1985. Clarice Lispector morreu de câncer, na véspera de seu aniversário de 57 anos.

Discuta com o grupo algumas características e formas de organização da biografia.

Faça um planejamento da escrita, observando  todos os aspectos textuais.  Trabalhe em duplas ou trios de alunos.

Peça que escrevam a primeira versão. Circule pela sala fazendo inferências, tirando dúvidas e propondo reflexões.

Socialize  para o grande grupo o resultado dessa primeira escrita. Solicite que o material seja "passado a limpo".

Forneça uma folha específica: Exemplo:

3º ATIVIDADE

Leia algumas lendas da obra escolhida. O objetivo é que todos se familiarizem com o gênero.

Discuta com o grupo como é feita a descrição de cada um dos personagens e com base em quais elementos é possível identificar o principal.

 Peça que todos explicitem as respostas com pistas textuais (eles podem ler trechos, por exemplo).

As conclusões devem ser registradas individualmente para que todos possam voltar a elas se necessário.

4º ATIVIDADE

Organize a reescrita coletiva de uma das lendas do livro para desenvolver um modelo dos procedimentos escritores,  que são:

  • O planejamento do texto,
  • A leitura do que já foi escrito para organizar o que ainda falta escrever,
  • O cuidado com as repetições de palavras,
  •  A importância de produzir um texto coeso e coerente para que seja compreensível para o leitor

 O objetivo é oferecer mais recursos e boas condições para os estudantes realizarem a tarefa em duplas.

Terminada a reescrita, revise coletivamente.

5º ATIVIDADE

O livro possui 12 lendas. Divide-as de forma que cada dupla fique com uma lenda. Lembre-os dos passos realizados na reescrita coletiva.  Peça que leiam atentamente, marque as principais ações, planejem o texto que pretendem escrever, leiam o que já foi escrito para organizar o que ainda falta escrever e observar se o texto produzido possui coesão e coerência tornando-se compreensível para o leitor.

Circule entre as duplas fazendo inferências, tirando dúvidas e propondo reflexões.

6º ATIVIDADE

Proponha revisões em dupla para organizar a segunda versão do texto.Peça que os alunos troquem os textos entre si e os revisem. O objetivo é explicitar os problemas percebidos por leitores, mas não pelos autores. Transcreva no quadro trechos dos textos revisados para que os estudantes proponham mudanças, justifiquem-nas e decidam se devem ser feitas ou não.

7º ATIVIDADE

É hora de a turma escrever a versão final  e preparar o índice do livro, a dedicatória, as ilustrações e a edição final. Faça a entrega festiva do livro para a Biblioteca da E Observe a adequação dos textos produzidos pelos alunos em relação à função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais. Analise a qualidade e a propriedade dos comentários nas atividades de produção e revisão de texto e o uso de comportamentos escritores (como planejar e decidir que aspectos serão tratados no texto e considerar o destinatário ausente).

Proponha um modelo padrão para o registro da versão final.

Exemplo:

Recursos Complementares
Avaliação

Observe a adequação dos textos produzidos pelos alunos em relação à função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais. Analise a qualidade e a propriedade dos comentários nas atividades de produção e revisão de texto e o uso de comportamentos escritores  tais como,  planejar e decidir que aspectos serão tratados no texto e considerar o destinatário ausente.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.