Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenhos com areia – exercícios de socialização estética

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever a casa onde mora;
  • Conhecer artistas que pintaram interiores de casas;
  • Discutir sobre a importância da casa para a família;
  • Pesquisar em livros de história imagens de interiores de casas em diferentes períodos históricos;
  • Desenhar em folha de papel, o lugar da casa que mais gosta;
  • Representar o desenho em papel, do lugar da casa que mais gosta, na areia do tanque de areia;
  • Exercitar a observação dos desenhos dos colegas;
  •  Avaliar a atividade.
Duração das atividades
• 06 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         Noções e exercícios de desenho em perspectiva. ·         Arte efêmera

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Providenciar para esta aula uma faixa de tecido ou um lenço que permita vedar os olhos dos alunos;
  • Organizar a sala em círculo para conversar com os alunos sobre o tema “Minha casa”;
  • Dizer aos alunos que cada um, com os olhos vendados, deve descrever sua casa para os colegas com todos os detalhes possíveis;
  • Vedar os olhos de um dos alunos, para que este possa lembrar com maior propriedade os detalhes de sua casa;
  • Sugerir que os outros colegas também permaneçam com os olhos fechados, para que possam acompanhar a descrição do amigo de olhos vendados;
  • Proceder com esta atividade até que todos tenham passado pela experiência de buscarem na memória os detalhes de sua casa;
  • Dialogar com os alunos, escutando-os sobre a importância de um lar, de uma casa e de uma família.

  Aula 2 

  • Preparar para esta aula uma apresentação em Power-point, contendo imagens de pinturas murais realizadas no interior de casas e de locais públicos. Procurar abarcar desde as primeiras pinturas romanas até a atualidade, para que os alunos percebam o percurso da pintura em paredes no decorrer dos séculos;
  •  Segue sugestão de links:
  • Arte romana

  

Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-romana/arte-romana-7.php 

  • Pintura mural Hotel Quinta das Murtas – Sintra – Portugal

 Imagem disponível em: http://www.pinturalivre.com/pinturalivrercs077(1).jpg   

  • Matisse – Arte muralista

 Disponível em: http://mol-tagge.blogspot.com/2009/05/arte-muralista.html 

  • Distribuir sobre as mesas da sala livros de história da arte, revistas e outros materiais que contenham imagens de pinturas muralistas, para que os alunos possam observar;
  • Ficar à disposição dos alunos para as perguntas que possivelmente possam surgir ao observarem o universo das imagens projetadas e as encontradas nos livros e nas revistas;
  • Propor aos alunos uma pesquisa na cidade sobre casas e/ou locais públicos que contenham pinturas murais em seus interiores e, posteriormente, programar uma visita a estes locais - (caso em sua cidade não tenha pinturas murais, trabalhar somente com imagens e artistas pesquisados na internet).

   Aula 3 

  • Reservar esta aula para uma excursão na cidade, visitando com os alunos, os locais identificados na aula anterior, como possuidores de pintura muralista. Na semana que antecede a visita, providenciar a autorização das pessoas responsáveis ou dos moradores de tais locais, a fim de viabilizar a visitação - (caso não tenha na cidade esta expressão artística, passar para a aula seguinte).  

 Aula 4 

  • Retomar com os alunos a importância da casa onde moram e perguntar a eles, qual o lugar de suas casas que mais gostam;
  • Entregar uma folha de papel sulfite para cada aluno e solicitar que desenhem este lugar, atentando para todos os detalhes possíveis;
  • Acompanhar e orientar os alunos em suas dificuldades e dúvidas durante o processo do desenho, já que terão que trabalhar com perspectiva.

   Aula 5 

  • Entregar para os alunos os desenhos realizados na aula anterior;
  • Levar os alunos para o tanque de areia e desafiá-los a trabalharem na areia o seu desenho;
  • Providenciar baldes com água, espátulas e materiais para manejo em areia;
  • Orientar os alunos em suas dificuldades e dúvidas durante a produção dos trabalhos;
  • Conversar com os alunos, durante o processo de transposição, sobre as dificuldades surgidas no transporte do desenho em papel para a areia;
  • Discutir com os alunos sobre as soluções encontradas durante o trabalho;
  • Pedir aos alunos que coloquem seus desenhos ao lado dos trabalhos em areia e observem os trabalhos dos colegas, analisando as soluções encontradas por cada um no domínio do material instável, na areia, na forma estética conseguida e nas diferenças entre uma técnica e outra.

   Aula 6

  • Dispor o mobiliário da sala de aula em círculo;
  • Avaliar com os alunos as atividades vivenciadas e o aprendizado retido durante todo o processo;
  • Permitir que cada aluno se expresse, relatando o que mais gostou e, quais as alternativas foram encontradas para os desafios propostos;
  • Perguntar aos alunos se encontraram relação entre os itens percorridos: a casa onde moram, a pintura muralista, a escolha do lugar preferido em sua casa, o trabalho com a areia e a importância da família;
  • Escutar os depoimentos e registrá-los.   
Recursos Complementares
Avaliação
  • Será reservada a aula 6 para avaliação individual e coletiva de todo o percurso trabalhado com os alunos, tendo em vista, suas percepções frente ao desenvolvimento dos trabalhos e as relações percebidas entre: a casa onde moram, a pintura muralista, a escolha do lugar preferido em sua casa, o trabalho com a areia e a importância da família.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.