Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial
Artes
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial
Artes
Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Descrever a casa onde mora;
Conhecer artistas que pintaram interiores de casas;
Discutir sobre a importância da casa para a família;
Pesquisar em livros de história imagens de interiores de casas em diferentes períodos históricos;
Desenhar em folha de papel, o lugar da casa que mais gosta;
Representar o desenho em papel, do lugar da casa que mais gosta, na areia do tanque de areia;
Exercitar a observação dos desenhos dos colegas;
Avaliar a atividade.
Duração das atividades
• 06 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Noções e exercícios de desenho em perspectiva. · Arte efêmera
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Providenciar para esta aula uma faixa de tecido ou um lenço que permita vedar os olhos dos alunos;
Organizar a sala em círculo para conversar com os alunos sobre o tema “Minha casa”;
Dizer aos alunos que cada um, com os olhos vendados, deve descrever sua casa para os colegas com todos os detalhes possíveis;
Vedar os olhos de um dos alunos, para que este possa lembrar com maior propriedade os detalhes de sua casa;
Sugerir que os outros colegas também permaneçam com os olhos fechados, para que possam acompanhar a descrição do amigo de olhos vendados;
Proceder com esta atividade até que todos tenham passado pela experiência de buscarem na memória os detalhes de sua casa;
Dialogar com os alunos, escutando-os sobre a importância de um lar, de uma casa e de uma família.
Aula 2
Preparar para esta aula uma apresentação em Power-point, contendo imagens de pinturas murais realizadas no interior de casas e de locais públicos. Procurar abarcar desde as primeiras pinturas romanas até a atualidade, para que os alunos percebam o percurso da pintura em paredes no decorrer dos séculos;
Distribuir sobre as mesas da sala livros de história da arte, revistas e outros materiais que contenham imagens de pinturas muralistas, para que os alunos possam observar;
Ficar à disposição dos alunos para as perguntas que possivelmente possam surgir ao observarem o universo das imagens projetadas e as encontradas nos livros e nas revistas;
Propor aos alunos uma pesquisa na cidade sobre casas e/ou locais públicos que contenham pinturas murais em seus interiores e, posteriormente, programar uma visita a estes locais - (caso em sua cidade não tenha pinturas murais, trabalhar somente com imagens e artistas pesquisados na internet).
Aula 3
Reservar esta aula para uma excursão na cidade, visitando com os alunos, os locais identificados na aula anterior, como possuidores de pintura muralista. Na semana que antecede a visita, providenciar a autorização das pessoas responsáveis ou dos moradores de tais locais, a fim de viabilizar a visitação - (caso não tenha na cidade esta expressão artística, passar para a aula seguinte).
Aula 4
Retomar com os alunos a importância da casa onde moram e perguntar a eles, qual o lugar de suas casas que mais gostam;
Entregar uma folha de papel sulfite para cada aluno e solicitar que desenhem este lugar, atentando para todos os detalhes possíveis;
Acompanhar e orientar os alunos em suas dificuldades e dúvidas durante o processo do desenho, já que terão que trabalhar com perspectiva.
Aula 5
Entregar para os alunos os desenhos realizados na aula anterior;
Levar os alunos para o tanque de areia e desafiá-los a trabalharem na areia o seu desenho;
Providenciar baldes com água, espátulas e materiais para manejo em areia;
Orientar os alunos em suas dificuldades e dúvidas durante a produção dos trabalhos;
Conversar com os alunos, durante o processo de transposição, sobre as dificuldades surgidas no transporte do desenho em papel para a areia;
Discutir com os alunos sobre as soluções encontradas durante o trabalho;
Pedir aos alunos que coloquem seus desenhos ao lado dos trabalhos em areia e observem os trabalhos dos colegas, analisando as soluções encontradas por cada um no domínio do material instável, na areia, na forma estética conseguida e nas diferenças entre uma técnica e outra.
Aula 6
Dispor o mobiliário da sala de aula em círculo;
Avaliar com os alunos as atividades vivenciadas e o aprendizado retido durante todo o processo;
Permitir que cada aluno se expresse, relatando o que mais gostou e, quais as alternativas foram encontradas para os desafios propostos;
Perguntar aos alunos se encontraram relação entre os itens percorridos: a casa onde moram, a pintura muralista, a escolha do lugar preferido em sua casa, o trabalho com a areia e a importância da família;
Será reservada a aula 6 para avaliação individual e coletiva de todo o percurso trabalhado com os alunos, tendo em vista, suas percepções frente ao desenvolvimento dos trabalhos e as relações percebidas entre: a casa onde moram, a pintura muralista, a escolha do lugar preferido em sua casa, o trabalho com a areia e a importância da família.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.