Estudar a arte efêmera e pesquisar sobre artistas que trabalham com esta linguagem estética;
Investigar sobre materiais que podem ser utilizados para o desenho sem o uso do lápis ou do pincel;
Elaborar uma instalação coletiva, tendo como objetos de desenhos, a brita;
Permitir ao expectador a interferência na instalação com as britas.
Duração das atividades
• 05 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Instalação
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Providenciar para esta aula um aparelho de data-show e um computador com acesso à internet, de forma, a projetar para os alunos uma apresentação sobre Arte Efêmera, realizada pelo Itaú Cultural. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/efemera/arte.html ;
Conversar com os alunos durante a apresentação, sobre as instalações e os artistas que promoveram as expressões expostas, aproveitando a oportunidade para apresentar os artistas citados na apresentação do Itaú Cultural;
Dizer para os alunos pensarem durante a pesquisa, em uma instalação interativa com o público escolar e os pais;
Aula 3
Reservar uma sala da escola para montagem e apresentação da instalação;
Dispor para os alunos uma caixa com britas e explicar que eles devem realizar coletivamente, uma instalação a partir deste material;
Dizer para os alunos utilizarem para esta instalação, os conhecimentos adquiridos nas pesquisas realizadas nas aulas anteriores;
Lembrar aos alunos que a instalação deve provocar no público a vontade de interação com a obra;
Orientar os alunos na produção dos trabalhos, escutando-os e providenciando outros materiais que precisarem, tais como, fio de nylon, tesoura, tecidos e outros.
Aula 4
Providenciar durante a semana que antecede esta aula, convites para os pais, os professores, os técnicos administrativos, os alunos e outros da comunidade escolar, de comparecimento à abertura da instalação durante o horário da aula de artes;
Pedir para os alunos observarem as reações dos visitantes e guardarem em suas memórias os comentários dos visitantes.
Aula 5
Avaliar com os alunos o processo de desenvolvimento da atividade, desde as pesquisas até a instalação, permitindo que os alunos relatem sobre o que aprenderam, o que vivenciaram na montagem coletiva e durante a apresentação da instalação;
Verificar se os alunos conseguiram com esta experiência, perceber o que vem a ser arte efêmera, discutindo com os alunos sobre a duração da instalação e a dinâmica que as formas foram sendo articuladas pelos expectadores durante exposição.