Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenhos efêmeros - instalação interativa

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estudar a arte efêmera e pesquisar sobre artistas que trabalham com esta linguagem estética;
  • Investigar sobre materiais que podem ser utilizados para o desenho sem o uso do lápis ou do pincel;
  • Elaborar uma instalação coletiva, tendo como objetos de desenhos, a brita;
  • Permitir ao expectador a interferência na instalação com as britas.
Duração das atividades
• 05 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Instalação
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

 Aula 2

  • Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre instalações que utilizam materiais que permitem a interação do público com a obra;
  •  Providenciar alguns sites para os alunos realizarem suas pesquisas;
  • Segue sugestão de links:

 

Ernesto Neto -  Disponível em: http://chapattigastronomia.blogspot.com/2010/09/mam-traz-instalacao-interativa-de.html

Lia Chaia Disponível em: http://www.colheradacultural.com.br/content/20091219005236.000.2-M;

Luiz Barroso Disponível em: http://www.portalunep.com.br/noticia.php?id=3889 ;

  • Dizer para os alunos pensarem durante a pesquisa, em uma  instalação interativa com o público escolar e os pais;

 Aula 3 

  • Reservar uma sala da escola para montagem e apresentação da instalação;
  • Dispor para os alunos uma caixa com britas e explicar que eles devem realizar coletivamente, uma instalação a partir deste material;
  •  Dizer para os alunos utilizarem para esta instalação, os conhecimentos adquiridos nas pesquisas realizadas nas aulas anteriores;
  • Lembrar aos alunos que a instalação deve provocar no público a vontade de interação com a obra;
  • Orientar os alunos na produção dos trabalhos, escutando-os e providenciando outros materiais que precisarem, tais como, fio de nylon, tesoura, tecidos e outros.

Aula 4 

  • Providenciar durante a semana que antecede esta aula, convites para os pais, os professores, os técnicos administrativos, os alunos e outros da comunidade escolar, de comparecimento à abertura da instalação durante o horário da aula de artes;
  • Pedir para os alunos observarem as reações dos visitantes e guardarem em suas memórias os comentários dos visitantes.

Aula 5 

  • Avaliar com os alunos o processo de desenvolvimento da atividade, desde as pesquisas até a instalação, permitindo que os alunos relatem sobre o que aprenderam, o que vivenciaram na montagem coletiva e durante a apresentação da instalação;
  • Verificar se os alunos conseguiram com esta experiência, perceber o que vem a ser arte efêmera, discutindo com os alunos sobre a duração da instalação e a dinâmica que as formas foram sendo articuladas pelos expectadores durante exposição.           
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação desta atividade será realizada na aula 05, já discriminada anteriormente.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.