Dividir a turma em grupos e solicitar que cada grupo pesquise sobre um dos artistas apresentados, gravando em pen-drive ou CD as imagens das obras dos artistas pesquisados, para apresentação na próxima aula.
Aula 2
Reservar o aparelho de data-show para apresentação das imagens copiadas pelos alunos na aula anterior;
Conversar com os alunos, durante a apresentação, sobre as percepções que tiveram de cada imagem;
Segue sugestão de perguntas:
O que vocês veem na obra? E como vocês veem?
O que lhes chamam atenção ao primeiro olhar? A cor ou a forma? Descreva-a;
O que suas visões percebem frente aos trabalhos dos artistas Escher, Kandinsky, Vassarely, Mondrian e Hélio Oiticica? Descreva suas sensações;
Que relação vocês percebem entre as obras apresentadas e a Matemática? (espaço, forma, perspectiva, desenho geométrico);
Quais trabalhos são bidimensionais e quais são tridimensionais?
Aula 3
Expor nas paredes da sala algumas reproduções das obras dos artistas estudados;
Conversar com os alunos sobre bi e tridimensionalidade a partir das obras estudadas na aula anterior;
Apresentar aos alunos três formas geométricas: o triângulo, o quadrado e o círculo;
Pedir aos alunos que, em uma folha de papel sulfite A4, elaborem desenhos a partir destas formas geométricas;
Falar para os alunos escolherem um dos desenhos e estudarem todos os seus lados, desenhando-os.
Aula 4
Distribuir para os alunos folhas de papel cartão e cartolina coloridas, tesouras e colas para o desenvolvimento da proposta que será sugerida;
Pedir para os alunos recortarem no papel cartão e/ou na cartolina as formas desenhadas na aula anterior e montá-las de acordo com o número de formas apresentadas no desenho elaborado;
Orientar os alunos a produzirem em tridimensão as formas do triângulo, do círculo e do retângulo, formando assim, a pirâmide, o cubo e o cilindro;
A avaliação desta aula deve ser feita durante o desenvolvimento das atividades, levando em consideração o interesse do aluno frente às pesquisas solicitadas, a sua compreensão sobre bi e tridimensional, a elaboração dos desenhos a partir de formas geométricas, a construção do objeto tridimensional e sua estética final ao lhe ser dado acabamento com o papel alunínio.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.