Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Formas geométricas – possibilidades de tridimensionalidade

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Pesquisar em livros de matemática sobre formas geométricas;
  •  Pesquisar e apresentar obras de artistas que trabalham com formas geométricas;
  • Compreender o que vem a ser bi e tridimensional para as artes visuais;
  • Elaborar desenhos a partir de formas geométricas;
  • Escolher um dos desenhos e estudar todos os seus lados, desenhando-os;
  • Construir o desenho elaborado usando recortes de papelão;
  • Usar papel alumínio para acabamento das esculturas;
  • Socializar os trabalhos em exposição coletiva.
Duração das atividades
• 05 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Formas Geométricas
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

  • Reservar o laboratório de informática para que os alunos busquem na internet, imagens de artistas que trabalham com formas geométricas;
  • Segue sugestão de imagens e links:

 Victor Vassarely - Disponível em: http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/op-art/ 

Escher. Disponível em: http://bigpicture.typepad.com/writing/2005/03/optical_illusio_1.html ;

   Aula 2 

  • Reservar o aparelho de data-show para apresentação das imagens copiadas pelos alunos na aula anterior;
  • Conversar com os alunos, durante a apresentação, sobre as percepções que tiveram de cada imagem;
  • Segue sugestão de perguntas:
  • O que vocês veem na obra? E como vocês veem?
  • O que lhes chamam atenção ao primeiro olhar? A cor ou a forma? Descreva-a;
  • O que suas visões percebem frente aos trabalhos dos artistas Escher, Kandinsky, Vassarely, Mondrian e Hélio Oiticica? Descreva suas sensações;
  • Que relação vocês percebem entre as obras apresentadas e a Matemática? (espaço, forma, perspectiva, desenho geométrico);
  • Quais trabalhos são bidimensionais e quais são tridimensionais?

   Aula 3

  • Expor nas paredes da sala algumas reproduções das obras dos artistas estudados;
  • Conversar com os alunos sobre bi e tridimensionalidade a partir das obras estudadas na aula anterior;
  • Sugestão:
  • Para tridimensional e bidimensional consultar: Disponível em: http://www.blogpaedia.com.br/2008/04/o-que-bidimensional-e-tridimensional.html
  •  A arte que representa imagens em três dimensões: Disponível em:       http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u39.jhtm 
  • Apresentar aos alunos três formas geométricas: o triângulo, o quadrado e o círculo;
  • Pedir aos alunos que, em uma folha de papel sulfite A4, elaborem desenhos a partir destas formas geométricas;
  • Falar para os alunos escolherem um dos desenhos e estudarem todos os seus lados, desenhando-os.

 Aula 4 

  • Distribuir para os alunos folhas de papel cartão e cartolina coloridas, tesouras e colas para o desenvolvimento da proposta que será sugerida;
  • Pedir para os alunos recortarem no papel cartão e/ou na cartolina as formas desenhadas na aula anterior e montá-las de acordo com o número de formas apresentadas no desenho elaborado;
  • Orientar os alunos a produzirem em tridimensão as formas do triângulo, do círculo e do retângulo, formando assim, a pirâmide, o cubo e o cilindro;
  • Segue sugestão de links:

Disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/02/solidos-geometricos-moldes-para.html 

 Aula 5 

  • Solicitar que os alunos montem, colando as formas de acordo com o desenho elaborado no papel sulfite;
  • Dizer para os alunos usarem, se necessário, fita crepe para reforçar a fixação dos elementos tridimensionais, uns sobre os outros;
  • Cobrir após a secagem, a colagem das formas com papel alumínio, dando-lhe com isso, a impressão de uma forma única;
  • Expor as esculturas nos corredores da escola, socializando-as com a comunidade escolar.         
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula deve ser feita durante o desenvolvimento das atividades, levando em consideração o interesse do aluno frente às pesquisas solicitadas, a sua compreensão sobre bi e tridimensional, a elaboração dos desenhos a partir de formas geométricas, a construção do objeto tridimensional e sua estética final ao lhe ser dado acabamento com o papel alunínio.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.