Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo imagens, narrando a vida

 

18/01/2011

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • produzir sequenciação textual com base na observação de fotografias antigas de família;
  • elaborar texto narrativo tomando por base as fotografias analisadas;
  • ler e  identificar nas imagens os recursos de convencimento e da narração textual.    
Duração das atividades
Seis aulas: duas de 50 min. e quatro de 1h e 40min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos saibam identificar informações explícitas e implícitas em fotografias e que conheçam a estrutura do gênero narrativo.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 50 min.

Professor/a,

Inicie esta aula, projetando as imagens abaixo para os alunos (através de Retroprojetor ou Data Show), uma de cada vez. Observe as primeiras impressões deles a respeito de cada fotografia e os desafie a criar títulos e legendas para elas, levando em conta as cores das fotos, o número de pessoas e sua aparência, os objetos presentes, as expressões corporais e faciais...

Caso seja necessário, explique aos alunos que a legenda é uma pequena frase que tem a função de explicar a foto ou de acrescentar informações resumidamente. Há, no campo destinado a recursos complementares, o link de uma aula do Portal do Professor sobre esse gênero textual.

http://3.bp.blogspot.com/_oClF-kZ43nw/Sw0x4jklGLI/AAAAAAAAADE/EPc5rup2ncg/s1600/familia+pobre+feliz.jpg - acesso em 10-12-10 

http://palavrasapenas.files.wordpress.com/2009/04/famiglianumerosa.jpg - acesso em 10-12-10 

http://blog.cancaonova.com/eventos/?p=7561 - acesso em 10-12-10 

http://www.fermentoroyal.com.br/aproveite-em-familia/detalhe/322 - acesso em 10-12-10 

Ao final da atividade, peça aos alunos que apresentem os títulos e as legendas criados e justifiquem suas escolhas.

Em seguida, peça que os alunos selecionem para a próxima aula fotos antigas de sua família que retratem momentos importantes (casamentos, aniversários, infância dos pais, viagens, nascimentos...) e conversem com os pais sobre a história de cada fotografia escolhida.    

Explique que eles farão cartazes com as fotos, portanto deverão fazer cópias coloridas delas para não estragá-las.

Segunda aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

De posse das fotografias da sua família, cada aluno deverá elaborar um cartaz, colocando-as na sequência dos acontecimentos e acrescentando título e legenda para cada uma. Para a atividade disponibilize cartolina, cola, canetinhas coloridas e lápis de cor.

Terminada a elaboração dos cartazes, cada aluno deverá produzir um texto narrativo, contando a história de sua família com base na sequência em que as fotografias foram dispostas.   Recolha os textos para correção.

Terceira aula – 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Entregue os textos para que os alunos possam fazer as correções necessárias. Peça que eles os passem a limpo, seguindo suas orientações e que não se identifiquem.

Em seguida, recolha novamente os textos e distribua aleatoriamente para turma.   

Cada aluno deverá ler a narrativa do colega e indicar com que cartaz ela se relaciona.   

Caso acertem, deverão juntar os textos aos cartazes. Essa atividade exigirá que os alunos exercitem a interpretação dos dois textos: a narrativa visual e a escrita.   

Caso não acertem, deverão apresentar argumentos sobre o que os levou a relacionar o texto com outro cartaz. Isso poderá ajudar o autor do texto a reelaborá-lo, se for o caso.

Quarta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Organize com a turma uma exposição dos trabalhos feitos.   

Cada aluno deverá se preparar para apresentar aos visitantes a história de sua família, a partir do cartaz e dos textos produzidos.   

Escolha com eles o local (sala de aula, biblioteca, corredores, pátio), a data e o título da exposição.   

Elabore, coletivamente, o texto dos convites e dos cartazes.

Disponibilize material para a produção de convites artesanais (cartolina, ou papel cartão, recortes de papel colorido, canetinhas, tesouras, cola), que deverão ser entregues às famílias, aos profissionais da escola e a colegas de outras turmas. Elaborem também cartazes de divulgação do evento para colocar nos murais.  Seria interessante tirar uma fotografia da turma para utilizar nos convites e cartazes.

Quinta aula - 50 minutos

Promova um ensaio geral da exposição, deixando que os alunos apresentem uns para os outros seus textos.

Sexta aula - 1h e 40 min. 

Chegou o grande dia da exposição!

Aproveite os 30 minutos iniciais para preparar o espaço com os alunos: enfeitem o local com flores, mensagens sobre a família e coloquem os cartazes de fotos com as narrativas espalhados pelas paredes da sala. Cada aluno deverá se posicionar ao lado do seu cartaz para recepcionar os convidados e contar a história de sua família.

Se possível, utilize na decoração objetos de família trazidos pelos alunos.

OBSERVAÇÕES:

Que tal convidar o/a professor/a de artes da turma para auxiliá-los na produção dos convites e cartazes?   

Seria interessante também envolver o/a professor/a de história na atividade. Veja com ele/a como gostaria de participar.

Recursos Complementares

Professor/a

Para enriquecer a sua aula sobre narrativa, dê uma olhada nos links abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14514 - acesso em 10-12-10 - aula sobre elementos da narrativa.

http://www.algosobre.com.br/redacao/planejando-um-texto-narrativo.html - acesso em 10-12-10 - como planejar um texto narrativo. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19877 - acesso em 10-12-10 - aula sobre legenda. 

Avaliação

 Professor,      

A avaliação deve ser processual. Observe, a cada atividade desenvolvida:

  • o envolvimento dos alunos,
  • o entrosamento dos indivíduos nas atividades em grupo,
  •  a desenvoltura nas atividades orais.      

Nas produções escritas, considere:

  • a adequação ao tema e à proposta,
  • o uso de elementos de coesão, a coerência interna e externa,
  • a sequenciação lógica dos fatos narrados,
  • o uso dos elementos da narrativa,
  • a adequação gramatical.
  • o empenho em reescrever o texto.

Não corrija os erros para os alunos. Sinalize os problemas, teça comentários, indique os pontos positivos do texto e oriente a reescrita.

Solicite que os alunos também avaliem esta sequência didática, levando em conta o que aprenderam e a dinâmica das aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.