18/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
É importante que os alunos saibam identificar informações explícitas e implícitas em fotografias e que conheçam a estrutura do gênero narrativo.
Primeira aula - 50 min.
Professor/a,
Inicie esta aula, projetando as imagens abaixo para os alunos (através de Retroprojetor ou Data Show), uma de cada vez. Observe as primeiras impressões deles a respeito de cada fotografia e os desafie a criar títulos e legendas para elas, levando em conta as cores das fotos, o número de pessoas e sua aparência, os objetos presentes, as expressões corporais e faciais...
Caso seja necessário, explique aos alunos que a legenda é uma pequena frase que tem a função de explicar a foto ou de acrescentar informações resumidamente. Há, no campo destinado a recursos complementares, o link de uma aula do Portal do Professor sobre esse gênero textual.
http://3.bp.blogspot.com/_oClF-kZ43nw/Sw0x4jklGLI/AAAAAAAAADE/EPc5rup2ncg/s1600/familia+pobre+feliz.jpg - acesso em 10-12-10
http://palavrasapenas.files.wordpress.com/2009/04/famiglianumerosa.jpg - acesso em 10-12-10
http://blog.cancaonova.com/eventos/?p=7561 - acesso em 10-12-10
http://www.fermentoroyal.com.br/aproveite-em-familia/detalhe/322 - acesso em 10-12-10
Ao final da atividade, peça aos alunos que apresentem os títulos e as legendas criados e justifiquem suas escolhas.
Em seguida, peça que os alunos selecionem para a próxima aula fotos antigas de sua família que retratem momentos importantes (casamentos, aniversários, infância dos pais, viagens, nascimentos...) e conversem com os pais sobre a história de cada fotografia escolhida.
Explique que eles farão cartazes com as fotos, portanto deverão fazer cópias coloridas delas para não estragá-las.
Segunda aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
De posse das fotografias da sua família, cada aluno deverá elaborar um cartaz, colocando-as na sequência dos acontecimentos e acrescentando título e legenda para cada uma. Para a atividade disponibilize cartolina, cola, canetinhas coloridas e lápis de cor.
Terminada a elaboração dos cartazes, cada aluno deverá produzir um texto narrativo, contando a história de sua família com base na sequência em que as fotografias foram dispostas. Recolha os textos para correção.
Terceira aula – 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Entregue os textos para que os alunos possam fazer as correções necessárias. Peça que eles os passem a limpo, seguindo suas orientações e que não se identifiquem.
Em seguida, recolha novamente os textos e distribua aleatoriamente para turma.
Cada aluno deverá ler a narrativa do colega e indicar com que cartaz ela se relaciona.
Caso acertem, deverão juntar os textos aos cartazes. Essa atividade exigirá que os alunos exercitem a interpretação dos dois textos: a narrativa visual e a escrita.
Caso não acertem, deverão apresentar argumentos sobre o que os levou a relacionar o texto com outro cartaz. Isso poderá ajudar o autor do texto a reelaborá-lo, se for o caso.
Quarta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Organize com a turma uma exposição dos trabalhos feitos.
Cada aluno deverá se preparar para apresentar aos visitantes a história de sua família, a partir do cartaz e dos textos produzidos.
Escolha com eles o local (sala de aula, biblioteca, corredores, pátio), a data e o título da exposição.
Elabore, coletivamente, o texto dos convites e dos cartazes.
Disponibilize material para a produção de convites artesanais (cartolina, ou papel cartão, recortes de papel colorido, canetinhas, tesouras, cola), que deverão ser entregues às famílias, aos profissionais da escola e a colegas de outras turmas. Elaborem também cartazes de divulgação do evento para colocar nos murais. Seria interessante tirar uma fotografia da turma para utilizar nos convites e cartazes.
Quinta aula - 50 minutos
Promova um ensaio geral da exposição, deixando que os alunos apresentem uns para os outros seus textos.
Sexta aula - 1h e 40 min.
Chegou o grande dia da exposição!
Aproveite os 30 minutos iniciais para preparar o espaço com os alunos: enfeitem o local com flores, mensagens sobre a família e coloquem os cartazes de fotos com as narrativas espalhados pelas paredes da sala. Cada aluno deverá se posicionar ao lado do seu cartaz para recepcionar os convidados e contar a história de sua família.
Se possível, utilize na decoração objetos de família trazidos pelos alunos.
OBSERVAÇÕES:
Que tal convidar o/a professor/a de artes da turma para auxiliá-los na produção dos convites e cartazes?
Seria interessante também envolver o/a professor/a de história na atividade. Veja com ele/a como gostaria de participar.
Professor/a
Para enriquecer a sua aula sobre narrativa, dê uma olhada nos links abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14514 - acesso em 10-12-10 - aula sobre elementos da narrativa.
http://www.algosobre.com.br/redacao/planejando-um-texto-narrativo.html - acesso em 10-12-10 - como planejar um texto narrativo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19877 - acesso em 10-12-10 - aula sobre legenda.
Professor,
A avaliação deve ser processual. Observe, a cada atividade desenvolvida:
Nas produções escritas, considere:
Não corrija os erros para os alunos. Sinalize os problemas, teça comentários, indique os pontos positivos do texto e oriente a reescrita.
Solicite que os alunos também avaliem esta sequência didática, levando em conta o que aprenderam e a dinâmica das aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!