Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A regência na construção do texto

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Lazuita Goretti de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • perceber a relação de subordinação existente entre o verbo e seus complementos, bem como entre alguns nomes – substantivos, adjetivos e advérbios – e seus complementos;
  • apropriar-se de normas de regência nominal e verbal de acordo com a variedade padrão da língua;
  • verificar, por meio de atividades propostas, a função semântico-discursiva da regência nominal e verbal na construção do texto.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Transitividade verbal  e nominal.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de imagens, textos, charges, tirinhas e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

Imagem Disponível em:

http://www.grupoescolar.com/materia/regencia_nominal.html 

Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo ou um nome e seus complementos. Por meio da regência, estabelecem-se  relações entre as palavras, criando frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido que se deseja de forma clara. Dessa forma, a relação entre verbos e nomes transitivos pode ser  um fator de coesão textual, uma vez que a má organização desse tipo de  relação pode provocar mais do que simples problemas de correção gramatical, chegando a comprometer a própria coerência de um texto.

Atividade

1. Para retomar com os alunos o tema  - predicação verbal  -, o professor deverá exibir para eles os vídeos seguintes.

Vídeo: Verbo Transitivo Direto e Transitivo Indireto

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=bJk9aSvsFco&feature=related 

2. Na sequência, o professor deverá exibir para os alunos o vídeo abaixo sobre a temática da aula - regência.

Vídeo:  Regência Nominal e Regência Verbal

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=NLcgmaHKL1k 

3. Após a exibição dos vídeos, o professor deverá conversar com os alunos sobre  o tema neles abordado.

Professor, para fugir das aulas expositivas, é necessário que haja realmente uma conversa. Para isso, retome as informações do vídeo, crie expectativas sobre o assunto, enfim, deixe o seu aluno falar. Assim, você irá explicando o conteúdo informalmente como se fosse uma conversa. Peça para seus alunos fazerem as atividades abaixo, mas você deverá orientá-los durante a realização da tarefa.

a.  Explique a diferença  entre  verbo transitivo direto  e indireto, a partir das frases:

  •  Assinar o contrato.
  •  Discordar do contrato.

b. Conclua:

Toda vez que precisar de preposição, o verbo é _________________ . E o seu complemento  recebe o nome de______________________________.

Se não precisar de preposição, o verbo é _______________________. E o seu complemento recebe o nome de ______________________________.

4. Defina regência nominal, a partir das frases:

  •  Participação nos lucros.·  
  •  Situação da empresa.

3.  Explique a diferença entre regência verbal e nominal, a partir das duas frases,  abaixo:

  • Direito dos trabalhadores.
  • Preciso de tempo.

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

I - O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das charges e tirinhas apresentadas na sequência. A seguir, deverá  dispor os alunos em grupo para resolverem às questões sobre os textos.

A.

Disponível em:

http://portaltimonfm.com.br/index.php?pagina=blog&id_blog=20&paginacao=3 

1.  A regência nominal é o nome da relação existente entre um nome  - substantivo, adjetivo ou advérbio – e um outro termo que lhe complete o sentido. Normalmente, o complemento de um nome é introduzido por uma preposição.

a. Identifique, na  charge acima, um exemplo de regência nominal.

b. Qual  é a palavra que apresenta sentido incompleto? Qual é o seu complemento?

2. Comente sobre a crítica ao ensino público, presente na charge abaixo.

B.

Disponível em:

http://www.nadaver.com/consciencia-ambiental-e-al-gore-ou-nunca/ 

1. A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre o verbo e seus complementos. Como alguns verbos têm mais de um significado, pode ocorrer que a mudança de significado provoque alteração na regência.

Esse é o caso do verbo assistir.

Observe:

  • no sentido de prestar assistência, ajudar, socorrer é transitivo direto,  não exige a preposição.     Ex.: O técnico assistia os jogadores novatos.
  • no sentido de ver, presenciar é transitivo indireto, exige a preposição a.     Ex.: Não assistimos ao show.
  • no sentido de caber, pertencer é transitivo indireto,  exige a preposição a.     Ex.: Assiste ao homem tal direito.

a.  Qual o sentido do verbo assistir na charge?

b. A regência do verbo assistir está de acordo com o padrão culto da língua? Justifique sua resposta.

C.

http://educar.wordpress.com/2007/01/03/

1. Em relação à tirinha C, observe a fala da Mafalda no primeiro quadrinho:

a.Qual a regência do verbo ensinar? Identifique os seus complementos.

2.Observe a fala de Felipe no segundo quadrinho:

a. Qual a regência do verbo encher?  

3. Qual é a crítica ao ensino que se pode  pressupor na fala de Mafalda? Explique.  

D.

Disponível em:

http://joanavieirapontocom.blogspot.com/2010/05/regenciacreeedo.html 

1. O verbo namorar não admite a preposição com, isto é, namora-se  alguém e não namora-se com alguém. “Pedro namora Ana” e não “Pedro namora com a Ana”.

 Agora, responda, qual é o certo: Ele namora comigo ou ele me namora?

E.

Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_8ket9EcupBE/TFq7XgHtn4I/AAAAAAAAIZ8/iWahDYJtRLQ/s1600/mafalda+e+suzanita.jpg 

1. Qual a regência dos verbos pedir e pensar na fala de Suzanita? Identifique seus complementos.

2. o que se pode inferir do silêncio de Mafalda frente à fala de Suzanita?

F.

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_JD9Ym-isYDc/TKCrfzS3xEI/AAAAAAAABzc/JVJpyAyUFco/s1600/tirinha1.gif 

1. Observe a regência do verbo lembrar:

  • Quando não forem pronominais: são usados sem preposição. Ex.: Esqueci o nome dela.
  • Quando forem pronominais: são regidos pela preposição de.  Ex.: Lembrei-me do nome de todos.

a. Em que sentido foi empregado o verbo lembrar, na fala de Helga, no primeiro quadrinho?

b. Qual a regência do verbo casar? Identifique seu complemento.

2. Observe a fala de Helga no segundo quadrinho.

a. O  verbo viver foi empregado como transitivo direto na locução verbal “tenho vivido”. Identifique seu complemento.

b. Crie  um exemplo em que o verbo viver seja empregado como intransitivo seguido de um advérbio ou locução adverbial.

3. Levante hipóteses para o fato de a vida de Helga ter sido um terror.

4. Comente a crítica ao casamento presente na tirinha

Aula 03 (50 minutos) 

Atividade

Nessa aula,  o professor sorteiará uma charge/tirinha entre os grupos. A seguir, cada grupo apresentará as suas respostas. O professor deverá mediar as apresentações para esclarecer dúvidas e organizar a intervenção de colegas de outro grupos.

Aula 04 (50 minutos)

Atividade

I - O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia da crônica  "Outra Noite", de Rubem Braga.

Disponível em:

http://sorgo.files.wordpress.com/2009/02/moonovercloudsatnight.jpg 

A OUTRA NOITE

Rubem Braga

Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou o sinal fechado para voltar-se para mim:

 __ O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?

Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra - pura, perfeita e linda.

__ Mas, que coisa...

Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

__ Ora, sim senhor... E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um "boa noite" e um "muito obrigado ao senhor" tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei. 

Disponível em:

http://www.eeagorajose.kit.net/estilos/croanoitebraga.htm 

II -  O professor deverá fazer a leitura oral da crônica para os alunos. A seguir, conversar com eles, perguntando-lhes:

a. Qual é a outra noite referida pelo narrador?

b. O  taxista duvidou da possibilidade de existir uma outra noite?

b. Qual foi o "presente de rei" do narrador ao taxista?

II - Os alunos, em dupla, deverão classificar os verbos em destaque no texto, quanto à regência verbal , dividindo-os conforme a proposta abaixo.

Verbo transitivo direto         Verbo transitivo indireto    Verbo transitivo direto indireto   Verbo intransitivo      

III - Discuta com seu colega e responda: qual a importância da regência verbal na construção do texto

Recursos Complementares

Para ampliar o conhecimento da temática em estudo - regência - o professor poderá exibir para os alunos os vídeos seguintes:

1. GRAMÁTICA - REGÊNCIA VERBAL 02/02

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=RBdg1t-hFzw 

2. GRAMÁTICA - REGÊNCIA VERBAL 01/02

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=GboPgDa8qro 

Avaliação

Os alunos serão avaliados coletivamente, por meio de observações, durante a realização das atividades sobre regência em charges, tirinhas e na crônica “A Outra Noite” de Rubem Braga.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 8/10 - 80%
  • Quatro estrelas 2/10 - 20%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Crisiane Altoé Mathielo, EEEFM"Zacheu Moreira da Fraga" , Espírito Santo - disse:
    cristialtoe@gmail.com

    10/05/2014

    Cinco estrelas

    Aula criativa. Gostei muito, principalmente pela utilização de diferentes suportes. Parabéns.


  • marlene, Colegio Est. Benedito Lucimar H. da Silva , Goiás - disse:
    vip.aulas@hotmail.com

    17/03/2014

    Cinco estrelas

    muito boas as dicas, obrigada!


  • Maria de Lourdes Silva, Escola Eurico Queiroz , Pernambuco - disse:
    emilourdes@gmail.com

    08/09/2013

    Cinco estrelas

    Gosto bastante deste portal, pois traz sempre aulas dinâmicas, orienta a produzir bons resultados em sala.


  • Janaina Hortencio, Colegio Primeiros Passos , Mato Grosso - disse:
    janainacecilia@yahoo.com.br

    18/08/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns, ótimas sugestões . Obrigada.


  • valeria arend, CEJA- CRICIUMA , Santa Catarina - disse:
    valeriaarend_rosa@live.com

    11/07/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo plano de aula! Parabéns! Há possibilidade de enviar o gabarito ou os links para estes? Obrigada.


  • Maria de Jesus Alves da Silva, Esc. Est.Olavo Bilac , Tocantins - disse:
    msilva8500@ig.com.br

    30/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula,parabéns.Mas eu gostaria de ter o gabartio.É possivel?


  • Lucia Ap. dos Santos Tomaz de Aquino, E.E. Josephina de C. Neves , São Paulo - disse:
    lucia@americannews.com.br

    02/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula!!!! Parabéns!!!!! Muito bem elaborada.


  • eu mesmo, eeee , Pará - disse:
    frufru-3000@hotmail.com

    20/09/2012

    Quatro estrelas

    foi bom ,o conhecimento aqui adquirido chega a auxiliar ,porem na minha opinião meramente comum acredito que devia haver mais questões ,e uma ajuda ao responder ,não sou professor ,não estudo ainda em unidades federativas,apenas me caracterizo como aluno que procura aprender ,assim sendo agradeço pela ajuda ,e deixo grandes lembransas ,como se diz no ''internetês '' xau


  • Pat, Senac , Minas Gerais - disse:
    silviapatricia3m@oi.com.br

    08/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante! É algo que nos prende a atenção e desperta curiosidade. Gostaria de receber o GABARITO para ver se confere com o meu.


  • Silviene, Prefeitura Municipal , Rio de Janeiro - disse:
    silvienef@gmail.com

    30/03/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula. Bastante objetiva e viável, muitos recursos práticos e eficientes.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.