17/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
a- Conhecer os conceitos de frase e oração.
b- -Reconhecer o sujeito nas diferentes frases trabalhadas na sala de aula.
c- -Reconhecer o predicado nas diferentes frases trabalhadas na sala de aula.
Conhecer os conceitos de frase e oração.
Aulas 1 e 2 - Apresente um pedaço do texto "Os três astronautas" de Umberto Eco. Faça uma leitura com os alunos de sua turma.
Os três astronautas
Continua...
Após a leitura, peça que ilustrem a história lida. Dê papel branco, hidrocor, papel colorido, tesoura e cola. Use as ilustrações para que falem sobre o texto, pedindo que expliquem a interpretação que fizeram dele.
Em seguida, apresente tiras coloridas com as seguintes frases e faça as seguintes perguntas:
Quem realiza a ação da oração? ______________________________________________________________
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? ______________________________________________
Quem realiza a ação da oração? ______________________________________________________________
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? ______________________________________________
Quem realiza a ação da oração? ______________________________________________________________
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? ______________________________________________
Quem realiza a ação da oração? ______________________________________________________________
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? ______________________________________________
Quem realiza a ação da oração? ______________________________________________________________
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? ______________________________________________
Anote a atividade no caderno registrando também a nomenclatura relativa ao exercício realizado.
Quem realiza a ação da oração? O sujeito.
O que se fala daquele que realiza a ação da oração? O predicado.
Faça com seus alunos, também, uma busca sobre o assunto em diferentes gramáticas. Para cada grupo, dê uma gramática diferente. Peça que abram, consultem o glossário e leiam as definições encontradas. Cada grupo deve registrar usando suas palavras as descobertas feitas. Os registros podem ser apresentados e agrupado em um único registro da turma.
Assim:
O sujeito e o predicado são termos essenciais da oração, pois deles resulta a estrutura básica das orações da língua.
Sujeito: é o termo de quem ou de que se diz algo. Ex: Paula viaja muito para o nordeste. (Paula – ser de quem se fala = sujeito)
Predicado: é aquilo que se diz do sujeito. Ex: O dia encerra-se triste. (encerra-se triste – o que se fala do sujeito = predicado)
Retirado de: http://www.meuartigo.brasilescola.com/gramatica/sujeito-predicado.htm
Desafie sua turma a construir orações destacando o sujeito e o predicado de cada uma delas. Para isso, distribua gravuras contendo diferentes cenas. Para cada gravura devem ser elaboradas 5 frases.
Sugestões:
1)
Retirado de: http://www.cantodoescritor.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4633&catid=39:poesias&Itemid=69
a) A menina olha seus pés.
b) Ela anda descalça.
Entre outras.
2)
Meninos brincando, tela pintada por Portinari em 1955 (fotos: Projeto Portinari).
a) Os meninos brincam na rua.
b) O cavalo olha para o céu.
Após a correção das orações, peça que os alunos troquem as frases e retirem o sujeito e o predicado.
Avalie todo o processo de aprendizagem.
Use a construção das frases e a retirada dos sujeito e do predicado das frases.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/08/2015
Quatro estrelasGostei muito da criatividade de sua aula, principalmente nas orientações que são passadas para realização de atividades em grupo. Pois, podemos explorar a criatividade de nossos educandos. Parabéns!
01/06/2013
Quatro estrelasAula muito criativa, precisamos de mais aulas que saiam do lugar comum.
02/07/2012
Cinco estrelasMuito bem planejada, agradeço por compartilhar. Grata . :)
22/05/2012
Quatro estrelasAchei a aula muito boa.Vai contribuir bastante na minha aula.
28/03/2012
Cinco estrelasA atividade permite dinamizar a aula e permite uma série de desdobramentos.Além disso,possibilita o uso de recursos visuais que facilitem a assimilação. Aconselho o uso de músicas clássicas que os levem a expressar sentimentos.
13/03/2012
Cinco estrelasachei a aula bem estruturada, mostra os detalhes para os alunos que estão iniciando o estudo de sintaxe.
27/12/2011
Cinco estrelasGOSTEI MUITO
20/09/2011
Uma estrelasuas sugestões sao otimas principalmente para trabalhar com salas de aula com mais de vinte aluno. conseguir colocar todos os alunos em trabalho não é muito fácil porque eles são agitados e qualquer coisa tira a atenção ..
10/04/2011
Cinco estrelas~sua aula foi bem elaborada.Tirarei muito proveito.Ana
21/02/2011
Cinco estrelasGostei bastante de acessar esta pagina. Obrigada . Valeu mesmo. Abraço.