Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gênero: Fotonovela

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e identificar as características desse gênero praticamente extinto;
  • pesquisar a respeito da popularidade das fotonovelas;
  • criar uma fotonovela que apresente as características estudadas.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características das histórias em quadrinhos.
  • Fases da narrativa.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles leiam a fotonovela "Crepúsculo":

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/06/fotonovela-do-g1-reconta-principais-eventos-da-saga-crepusculo.html 

Professor, a atividade fica mais interessante se os alunos assistirem ao filme previamente porque poderão identificar com mais facilidade as características da fotonovela.

Em pequenos grupos, os alunos deverão discutir alguns aspectos do texto por meio de perguntas que o professor deverá entregar a eles xerocadas:

  1. O texto escrito da fotonovela aparece de duas maneiras. Quais são elas e o que significam?
  2. As imagens da fotonovela apresentam pessoas reais ou são desenhos?
  3. Qual é o enredo da história?
  4. Quem são as personagens principais? Caracterize-os.

Depois de responderem as perguntas em grupo, o professor deverá discuti-las com toda a turma. Em seguida, ele solicitará aos alunos que acessem os seguintes endereços:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotonovela 

http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/foco/dnov/foco1.htm   

Ainda em grupos, eles deverão ler a página que trata da origem e características da fotonovela. Feito isso, o professor dividirá a turma em três grupos. Cada um deverá se apresentar oralmente sobre o texto lido. Os grupos serão organizados pelos temas: CARACTERÍSTICAS DA FOTONOVELA, FOTONOVELA NO BRASIL e FOTONOVELA CAPRICHO. Em seguida, cada grupo deverá se apresentar para toda a turma.

ATIVIDADE 2

O professor deverá mostrar aos alunos algumas imagens de fotonovelas antigas:

http://escolavictorhugoludwig.blogspot.com/2010/10/projetos-desenvolvidos-na-escola.html 

http://www.emule.com.br/lista.php?keyword=Fotonovela 

http://diasquevoam.blogspot.com/2009/07/era-uma-vez.html 

O professor deverá mostrar aos alunos as imagens para que eles tenham uma noção melhor de como eram as fotonovelas antigas, já que atualmente é difícil encontrar exemplares de amostra desse gênero. Feito isso, o professor deverá mostrar aos alunos  a seguinte fotonovela que, apesar de manter as características tradicionais do gênero, é apresentada por meio de vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=fCUItjjvb0I 

Essa atividade trabalhará com os elementos da narrativa, já que a fotonovela é um gênero que apresenta em sua composíção elementos dessa tipologia. Depois de assistirem ao vídeo, os alunos deverão, em grupos, preencher o quadro:

ENREDO: O que acontece?

TEMPO: Quando acontece?

ESPAÇO: Onde acontece?

PERSONAGENS: Quem participa?

NARRADOR: Quem conta?

Depois de preencherem o quadro, o professor deverá selecionar alguns alunos para responderem às perguntas oralmente. É importante verificar as dúvidas e saná-las. O professor deverá pedir aos alunos que, de acordo com a leitura feita na atividade 1, destaquem as características das fotonovelas.

ATIVIDADE 3

Nesta atividade, os alunos deverão criar uma fotonovela. Eles poderão criar a história ou utilizarem algum conto que gostarem para a dramatização. O professor poderá mostrar a eles alguns exemplos de trabalhos semelhantes:

http://seuontario.blogspot.com/2010/10/recebendo-visitas.html 

http://mulherzinha.blig.ig.com.br/2007_03.html 

Os alunos poderão fazer as fotografias na escola (em horário combinado com o professor) ou em casa. No laboratório de informática, eles deverão criar os balões de fala e os quadros de narração usando um software de edição de imagens, o Paint ou similares. As fotonovelas deverão ser impressas e divulgadas na escola.

Recursos Complementares

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/emilio/autoria/artigos2007/3artigoautoria_oficinadefotonovela_ok.pdf  Oficina de fotonovela

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/expocom/EX14-0714-1.pdf  A fotonovela como instrumento pedagógico: estudo sobre o trabalho “Em busca de Respostas”

Professor, nos links acima você encontrará informações que o ajudarão em sua trefa de ensinar.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados de acordo com a participação nas atividades. É importante observar a sequenciação da história criada e se ela obedece às características do texto narrativo. Além disso, é importante que todos os alunos participem ativamente das atividades em grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Danielle, EREM João Cavalcanti Patribu , Pernambuco - disse:
    daniellecrsales@hotmail.com

    11/04/2014

    Cinco estrelas

    Achei genial a mistura do antigo com o novo! Eu ainda cheguei a ler muitas fotonovelas da minha mãe e adorava, principlamente as italianas. Fiquei aqui só imaginando como ficaram os alunos durante a produção! Parabéns!


  • Silvana Tavares Pereira, E.E. Alberto Torres , São Paulo - disse:
    silvanatpereira@yahoo.com.br

    31/08/2013

    Quatro estrelas

    Adorei o seu projeto, está muito bem elaborado e principalmente muito bem estruturado.


  • ORMEZINA SOUSA SILVA, E.E.Conde Afonso Celso , Minas Gerais - disse:
    osneta3@gmail.com

    03/03/2013

    Cinco estrelas

    Daniela Como gosto de trabalhar com aulas dinâmicas adorei esta aula e irei desenvolvê-la com os meus alunos. Muito obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.