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HABILIDADE 10 DO ENEM: Reconhecer a necessidade de repensar nos hábitos cotidianos a fim de promover a qualidade de vida.

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar e contextualizar qualidade de vida partindo da realidade dos alunos;
  • Pedir para que os alunos proponham, em grupo, atividades que possam contribui para uma construção ou reconstrução de hábitos que possam contribuir para uma boa qualidade de vida;
  • Vivenciar possíveis avaliações físicas e psicológicas que podem relativizar como anda a qualidade de vida dos alunos.
Duração das atividades
100 minutos ou duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Pedir aos alunos que destaquem atividades e hábitos cotidianos que contribuem para manutenção da saúde física e psicológica em uma folha de papel  para ser entregue ao professor. Nesta mesma folha cada aluno deverá propor uma atividade individual ou coletiva que possa ser realizada na escola que esteja de acordo com o tema da aula “Reconhecer a necessidade de repensar nos hábitos cotidianos a fim de promover a qualidade de vida.”  

Atividade 1

Propor um circuito de atividades que leve os alunos a repensar em suas tarefas diárias promovendo a melhora da qualidade de vida.

A seguir o circuito será descrito em ordem de acontecimento. É importante frisar para os alunos que a passagem de uma tarefa para outra ocorrerá se a anterior for realizada por completo, caso contrário eles deverão persistir no erro até que acertem.

  1. O circuito terá seu inicio na posição do triângulo azul (ver ilustração do circuito). Os alunos deverão arremessar uma bola de basquete na sexta (um lance livre).
  2. Posicionados no centro da quadra, posição indicada pelo triângulo amarelo na ilustração do circuito, os alunos deverão chutar a bola de futsal e acertá-la em um dos cones colocados dentro do gol.
  3. Na posição indicada pelo triângulo verde os alunos deverão fincar no chão (de preferência de areia) dez palitinhos de picolé ou gravetos similares.
  4. Na posição indicada pelo triângulo vermelho os alunos deverão subir na escada e recuperar a bandeira afixada no último degrau.
  5. No triângulo de cor marrom os alunos deverão atravessar os pneus pisando por cima deles (de preferência com cautela e calma). Não será permitido correr nessa tarefa. Os alunos que não obedecerem à regra deverão retornar ao início do exercício.
  6. No triângulo cinza os alunos realizaram uma corrida de um cone para outro como mostra a figura anterior.
  7. E por último, no triângulo roxo, os alunos deverão ir até o cone pegar uma bola de soprar, enche-la, voltar à cadeira e sentando em cima dela estourá-la. Assim termina o percurso.

Obs.: O professor pode propor uma simples vivência do circuito ou executá-lo em formato de competição individual ou por equipe (ou deixar que a própria turma decida).

Terminada a atividade o professor deve reunir os alunos e identificar quais situações do cotidiano foram representadas no circuito e então como a qualidade de vida pode melhorar a partir da reflexão sobre possíveis mudanças de hábitos.

  • Triângulo azul e amarelo: prática esportiva;
  • Triângulo verde: hábitos alimentares e atividade agrícola;
  • Triângulo vermelho: atividades corriqueiras de casa ou dar preferência ao uso das escadas do que os elevadores;
  • Triângulo marrom e cinza: atividades de manutenção da saúde como correr e caminhar (ou esportes como corridas curtas, corridas longas e radicais ou de aventura);
  • Triângulo roxo: modificar hábitos modernos por outros mais saudáveis como não usar o controle remoto da televisão.

Atividade 2

Medir o "Vo2 máx" (Volume máximo de oxigênio) dos alunos. Teste desenvolvido por Balke (http://www.saudenarede.com.br/musculacao/teste_de_corrida_de_balke.html 11/12/10).

Explicar aos alunos que o Vo2 máx é a capacidade que o organismo tem de absorver oxigênio. Quanto mais oxigênio o organismo consome, maior é o condicionamento físico. Os alunos podem verificar isto, percebendo que quando se cansam muito, a sensação é de falta de ar, reação imediata é ficar ofegante.

Também quem consome mais oxigênio, consome mais calorias, por isto, quem faz atividade física regular, pode emagrecer ou manter melhor sua condição física.

Para a realização desse teste o professor poderá adquirir uma esteira ergométrica que possa medir a distância percorrida pelos alunos, ou escolher se possível, um espaço dentro da própria escola que seja plano e possibilite a medição da distância percorrida pelos alunos. O professor deve: 

  1. Pedir aos alunos que corram ou ande durante 15 minutos.
  2. Após 15 minutos os alunos devem anotar a distância percorrida.
  3. Para calcular o Vo2 utilizar a formula matemática VO2 máx (ml. kg-¹.min-¹) = {[(Distância total percorrida/15) - 133] x 0,172} + 33,3.

Atividade 3

A próxima atividade será medir o índice de massa corpórea dos alunos a partir de uma fórmula simples (ver imagem a seguir). É interessante orientar os alunos caso eles tenham interesse em obter resultados mais fidedignos sobre seus índices recorrendo a outros métodos de avaliação e de preferência com o acompanhamento de profissionais habilitados para tal atividade.

 http://www.brasilescola.com/matematica/matematica-na-medicina.htm 11/12/10.

Após os resultados, compará-los com os valores propostos no quadro anterior, fazendo uma estimativa do IMC de cada aluno. O professor deve novamente orientar os alunos para que não se assustem com os resultados, por se tratar de uma avaliação muito simplória, já que existem diferentes constituições físicas. Por exemplo, tem pessoas que são mais fortes (tem uma massa muscular maior) e outras mais alongadas, com massa muscular menor. Entretanto, a quantidade proporcional de gordura em cada um pode ser igual, mas o IMC será diferente.

Mas este índice é amplamente utilizado como referencia em saúde pública coletiva, por sua facilidade de registro de dados e as indicações fornecidas pelo índice.

Atividade 4

Propor que os alunos façam testes de flexibilidades na região do quadril e cintura escapular. O primeiro teste consiste em flexionar o quadril: apoiando os pés em uma caixa previamente balizada com régua (marcando 20, 15, 10, 5, 0, 5, 10, 15 e 20 centímetros) como mostra a figura a seguir, pedir então aos alunos que flexione o quadril deslizando as mãos sobre a caixa tentando alcançar a maior distância possível e tentar manter-se por dois segundos nesta posição para que a distância seja registrada pelo professor. A avaliação será positiva se os alunos atingirem medidas referentes à posição 0 (zero) e melhorando se continuarem atingindo medidas a direita dessa. E a avaliação não será muito boa se os alunos atingirem medidas a esquerda da posição 0 (zero).

 http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.topendsports.com%2Ftesting%2Fflex.htm 11/12/10. 

O segundo teste objetiva avaliar a regiam da cintura escapular. Os alunos devem segurar pelas mãos uma corda, ou toalha, ou fita ou bastão e realizar o movimento de levar estes objetos da frente do corpo para as costas sem que ele se desprenda ou solte (como mostra a foto a seguir).

 http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.topendsports.com%2Ftesting%2Fflex.htm 11/12/10. 

A avaliação será cada vez melhor se os alunos conseguirem realizar o movimento aproximando mais e mais as mãos. E não será muito boa se a distância das mãos dos alunos forem iguais ou muito próximas as suas envergaduras.

Atividade 5

Reunir os alunos para a conclusão da aula. O professor deve pedir que os alunos reúnam todas as informações obtidas nesta aula. Com base nos primeiros conceitos feitos por eles no início da aula e posteriormente com as reflexões feitas sobre qualidade de vida nas atividades propostas, o professor deve propor que eles se auto-avaliem. Em seguida os alunos devem ser estimulados a reconstruir o conceito de qualidade de vida, apontando atividades que possam contribuir para a manutenção e melhoria da qualidade de vida.

Recursos Complementares

http://www.cdof.com.br/protocolos7.htm 11/12/10 - Cooperativa fitness: questionário on-line.

http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/vo2.htm 11/12/10 - outras avaliações (também on-line).

Avaliação
  • Verificar se os alunos foram capazes de conceituar e contextualizar qualidade de vida partindo de suas realidades, registrando as idéias em folhas.
  • Apontar se os alunos assimilaram, modificando ou ampliando, seus conceitos e idéias sobre qualidade de vida.
  • Relacionar atividades que possam contribui para uma construção ou reconstrução de hábitos que possam contribuir para qualidade  de vida;

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • RODOLFO, CIEP 239- ELZA VIANNA FIALHO , Rio de Janeiro - disse:
    rodolfoart@hotmail.com

    13/08/2015

    Cinco estrelas

    MUITO BOA !!!


  • DYON DE ALMEIDA JUNIOR, Colégio Estadual Ary Parreiras , Rio de Janeiro - disse:
    dyonjr@terra.com.br

    01/09/2012

    Cinco estrelas

    Achei fantástica a aula do professor. Creio que o assunto abordado é interessante e prende a atenção de nossos alunos.


  • Willians, Centro Paula Souza ETEC Adolpho Berezin... , São Paulo - disse:
    wil_sdo@yahoo.com.br

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito do que li, e me trouxe muita inspiração, neste momento etou preparando aulas para o ensino médio da etec de mongagua,estamos trabalhando sobe sistema cardiaco e suas funções... OBRIGADO E CONTINUEM ASSIM... PARABÉNS...


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