Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Operações com fichas e números: fixando fatos fundamentais

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver raciocínio lógico matemático e atenção;
  • Fixar fatos fundamentais;
  • Interagir com os pares;
  • Participar de jogos com fatos fundamentais seguindo regras;
  • Exercitar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • Escrever numerais por extenso.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno consiga distinguir os diferentes conceitos e a utilização das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação. Seja capaz de identificar numerais de 1 a 1000, bem como a quantidade que cada um representa. Além disto, que saiba expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

Professor, em um primeiro momento realize diferentes atividades que contemplem os fatos fundamentais trabalhados por você, por exemplo: arme e efetue, resoluções de situações problema e jogos envolvendo as quatro operações. Sugerimos os jogos “Qual é o resultado” e “Aponte o resultado” postados respectivamente nos sítios:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4846 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4847 (Acesso em 05/12/2010)

Acreditamos que o aluno não deve decorar mecanicamente a tabuada, mas que precisa fazer um certo esforço para memorizar, pois, ela será importante em situações de cálculos nos diferentes níveis de ensino que ele vai vivenciar até sua fase adulta. Esta memorização deve ser precedida pela compreensão. A ênfase do trabalho deve ser na construção dos conceitos. A preocupação com a memorização não deve ser obsessiva e exagerada, mas que garanta ao aluno conhecimentos que lhe permita realizar cálculos matemáticos de forma autônoma.

Se você tiver acesso ao Laboratório de Informática convide seus alunos para conhecer alguns sítios que trabalham com as quatro operações matemáticas. Você poderá utilizar os seguintes:

  http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=82   

  http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=83  

  http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=88  

  http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=96  

  http://www.exercicios-de-matematica.com/  (Acesso em 05/12/2010)

Depois de jogar algumas vezes, instrua os alunos a escrever sobre um dos jogos realizados.

Diga que eles poderão escrever sobre as regras e sobre o que aprenderam jogando. Se quiser, poderão fazer desenhos para ilustrar o texto. O registro deverá ser feito no caderno de Matemática, ou em uma folha de papel em branco. Se você preferir a segunda opção poderá fazer um mural para expor os trabalhos.

É importante que o aluno escreva a sua opinião sobre a realização da atividade, justificando-a.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos

 Professor, é importante que, uma vez compreendidos os fatos fundamentais, eles sejam, aos poucos, memorizados pelos alunos. Para isso é interessante utilizar jogos variados. Vamos dar um exemplo de um jogo com fichas e números. Veja como fazer:

Preparação e material

Professor, confeccione algumas fichas, se preferir poderá pedir que os alunos as confeccionem. Providencie cartolinas ou folhas de papel em branco.

As fichas deverão medir 4cm x 4cm. Cada equipe deverá ter conjuntos de fichas com números que poderão variar de 0 (zero) a 10 (dez) e/ou de 10 (dez) a 20 (vinte), dependendo do nível  escolar.

Para cada equipe providencie quatro sinais de operações, ou seja, adição, subtração, multiplicação ou divisão (+, -, x, :).

Deverá ser um conjunto de números e sinais para cada equipe.

 

Fonte: Acervo da autora

Procedimento

Professor, após a confecção das fichas, organize um espaço, que poderá ser a própria sala de aula, desde que seja possível trabalhar em equipes de no máximo cinco alunos. Providencie lápis borracha e fichas de papel em branco para cada elemento da equipe.

Divida a turma em equipes sendo que em cada uma delas deverá ter um conjunto de números e sinais.

Você deverá citar um número e cada equipe deverá usar as fichas e sinais para elaborar operações que deem como resultados os números previamente estabelecidos. Poderá inclusive, elaborar mais de uma operação. Marca ponto a equipe que primeiro se manifestar (basta dizer que terminaram) e se  as operações estiverem organizadas corretamente.

Explicando o jogo para os alunos   

___Vamos verificar como vocês estão para fazer cálculos matemáticos?

 Para isto vamos fazer um jogo que vocês deverão elaborar uma operação utilizando as fichas confeccionadas por vocês.

A operação que irão pensar deverá ter o resultado que eu vou ditar. Vocês irão utilizar as fichas e sinais de operações que estão sobre suas mesas. Poderá ser mais de uma operação para cada um dos resultados ditados.  

É importante que vocês utilizem as diferentes operações, ou seja, adição, subtração, multiplicação ou divisão. Para isto, pensem em conjunto, ouçam a opinião dos diferentes elementos da equipe. Lembrem-se é fundamental respeitar uns aos outros, todos temos nossas limitações, às vezes sabemos algumas coisas e os colegas sabem outras.

Se for necessário poderão utilizar materiais concretos (palitinhos, conchinhas, botões) para descobrirem os resultados das operações.

Vocês deverão escrever numa folha a parte as operações e os resultados. Iremos utilizá-las em outra atividade.

Quem utilizar mais rápido as fichas, em cada jogada, será o vencedor. Porém, as operações deverão estar corretas.

___Entenderam? Alguma dúvida?

__ Então, podemos começar?

Fonte: Acervo da autora

Após o encerramento da atividade faça uma roda de conversa com os alunos. Identifique qual foi a equipe que fez mais operações e qual fez menos. Pergunte o que acharam, o que foi fácil e o que foi difícil. Aproveite que as fichas estão disponíveis e peça que os alunos as utilizem para manifestarem sua avaliação através delas. Cada elemento da equipe deverá apresentar a ficha que corresponda a sua satisfação ao realizar a atividade proposta, justificando sua escolha.

VARIAÇÕES

Esta atividade poderá ser trabalhada apresentando as operações para os alunos descobrirem o resultado. Para isto é preciso fazer fichas com os resultados previamente elaborados, sendo que cada equipe deverá ter o seu conjunto de resultados.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

Fonte da imagem: http://cadernodeesboco.zip.net/   

Sugerimos que a atividade realizada na aula anterior seja registrada no caderno de Matemática e que alguns exercícios possam contemplá-la.

Vocês poderão fazer um texto coletivo, os alunos vão expondo suas ideias, você vai registrando na lousa e em seguida fazem a revisão para posteriormente fazerem a cópia.

Aproveite a atividade realizada e trabalhe com texto instrucional. Pensem em um nome para a atividade, poderá ser, por exemplo: “Operações com fichas e números”. Escreva os objetivos, como foi confeccionada, o material utilizado, as regras do jogo e algumas operações que cada equipe conseguiu elaborar. (Cada equipe deverá registrar as suas operações).

Depois de produzido o texto registre as atividades abaixo na lousa. Peça que os alunos consultem as anotações das operações feitas na aula anterior.

1- Escreva as operações elaboradas por sua equipe, resolva-as e em seguida escreva o resultado por extenso.   

2- Identifique os resultados encontrados que são números pares e escreva-os abaixo.   

3- Elabore duas situações problema utilizando algumas das operações elaboradas por sua equipe.

Em seguida troque de caderno com um colega, um irá resolver a situação problema pensada pelo outro.

Após a resolução troque novamente o caderno com o seu colega para ver se as respostas estão corretas. Se necessário um poderá ajudar o outro, a fim de que compreenda o que foi pensado. Sempre que necessário solicite ajuda do professor.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

Professor, convide a turma para fazer uma “Gincana de fatos fundamentais”. Uma equipe faz perguntas à outra, por exemplo: quanto é 2 x 9? Ou então uma equipe diz um produto, exemplo: 21 e o outra encontra os fatores: 3x7.

Solicite que os alunos registrem as operações em uma folha de papel ou no caderno de Matemática. Você poderá fazer assim:

GINCANA DE FATOS FUNDAMENTAIS

Hoje estamos realizando uma gincana de fatos fundamentais.

Minha equipe é composta por...

Abaixo registrarei os fatos fundamentais que minha equipe teve que resolver:  (Cada aluno faz o seu registro)

Minha opinião sobre esta atividade é... Porque...

Estas atividades contribuem para a memorização da tabuada. Se um aluno, em algum momento, não se lembrar, por exemplo, de quanto é 3 x 5, é importante que ele tenha a chance de pensar e descobrir por si próprio. Além disso, devemos discutir com os alunos a necessidade desta memorização. Eles devem saber que ela é necessária para que possamos apresentar um bom desempenho em situações mais complexas. A necessidade da memorização justifica-se. Não é por acaso que os fatos fundamentais têm este nome. A fixação dos mesmos é importante para que o aluno compreenda e domine algumas técnicas de cálculo. Na exploração de novas ideias matemáticas (frações, geometria, múltiplos, divisores etc.), por exemplo, a multiplicação aparecerá com frequência. Se o aluno não tiver fixado os fatos fundamentais, a cada momento ele terá dificuldade na tabuada, desviando sua atenção das novas ideias que estão sendo trabalhadas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser diversificada, isto é de várias maneiras, usando diferentes instrumentos. Deve também ser contínua, sendo assim, ocorrerá em vários momentos do processo de ensino e de aprendizagem. Assim verifique se durante as atividades propostas os alunos participaram dos jogos com fatos fundamentais seguindo as regras estabelecidas, se demonstraram compreensão ao resolver as atividades, se são capazes de exercitar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Além disto, observe se interagiram com os pares respeitando as diferenças, pois somos distintos e cada um aprende de um jeito, porém são capazes de desenvolver o raciocínio lógico matemático e a atenção.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.