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Moradia e espaço geográfico.

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que existe uma organização social e espacial para construir a morada;
  • Estabelecer pontos de referências para orientar-se no percurso da escola à residência tendo a morada como origem;
  • Visitar residências de amigos e elaborar mapas, com pontos de referências  
Duração das atividades
3 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organização social e espacial;

Pontos de referência;

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: A organização das moradias. 

1º Momento:

Professor inicie a aula questionando onde os alunos moram, se é apartamento ou casa? Térreo ou 1º andar? Como é a casa? Tem terraço? Jardim? Quintal? Tem lugar para bichos de estimação? Quem mora na cidade? Quem mora na chácara? Quem mora na praia? Cada um pode falar e descrever o local e sua casa. Nesse processo de comunicação percebem que as casas deles são diferentes, alguns podem morar no mesmo lugar, outros em lugares diferentes.

2º Momento:

 Solicite que cada criança traga uma foto de sua casa, se possível, aqueles que não trouxerem podem desenhar. De posse do material, descrevem como é o terreno (plano, elevado ou depressão), qual o lugar ocupado pela sua casa na rua onde mora: inicio, meio ou final? Fica a direita ou esquerda de quem entra na rua? Como é a rua?  

Fonte: http://www.psolmogi.org.br/?p=549

3º Momento:

Oriente os alunos para investigar as pessoas que moram no lugar há muitos anos, para saber como era aquela rua antes e no início da construção das casas; procurem saber como alguns moradores construíram as suas casas?  E outras curiosidades. O passo seguinte é a resolução de um exercício colocando as etapas da construção da uma morada. Professor, você poderá colocar essas etapas fora de ordem e pedir que os alunos coloquem na ordem correta. 

Elementos para a elaboração do exercício.

  • É preciso estudar o terreno  e o clima.
  •  Também é necessária uma autorização para construir (alvará de construção).
  • O arquiteto imagina a casa e faz o projeto no computador.
  • Em seguida, os trabalhadores abrem um grande buraco com a escavadeira para construir as fundações, que sustentam a casa.
  • A tubulação para esgoto, iluminação, águas pluviais e subterrâneas.
  • O pedreiro levanta as paredes com tijolos ou blocos de cimento, e, quando ficam altas, ele usa andaimes.
  • As paredes devem ser sólidas para poder sustentar os andares e a cobertura.
  • Do lado de fora tem o telhado.
  • O carpinteiro prega todos os caibros e ripas e, depois, coloca o telhado.
  • Depois é preciso chamar o encanador, eletricista, vidraceiro, pintores etc. 

Fonte: O truque de Cúri: As casas do mundo.

A análise do exercício pelo professor deve ser compartilhada em um processo de discussão. As crianças confrontam com a investigação feita na sua rua e analisam se existem outros passos diferenciados daquele do exercício.

2ª Atividade - Traçar pontos de referência no caminho da sua casa à escola.   

1º Momento:

Solicite aos alunos que façam um mapa representando o caminho da casa até a escola, coloquem os pontos de referência e setas indicando o sentido e a direção. Inicie a atividade chamando a atenção dos alunos para os pontos de referência encontrados no caminho da sua casa à escola e vice versa.  Primeiro tente que eles lembrem quais os elementos da natureza ou construções que podem ser vistas com destaque, tanto na ida como na volta da escola. Essa é uma forma de mobilizar a inteligência figurativa dos alunos. Ao final da atividade cada um explica para a turma como chegar a sua casa.  

Fonte:  http://1.bp.blogspot.com/_pdlVtL-eXoU/TA472o9GzII/AAAAAAAAAAM/oxnzYNrJaB8/s1600/ROSA+DOS+VENTOS.jpg

2º Momento:

Oriente os alunos que na volta para casa analise seu mapa e faça as correções que forem necessárias, o mesmo será feito no dia seguinte quando voltarem à escola. Na escola eles confirmam o que já haviam projetado ou fazem a reelaboração do mapa, em seguida, no grande grupo, mostram o novo mapa.

3º Momento:

Entregue o mapa indicado abaixo e solicite que os alunos façam uma leitura e verifique se eles conseguem indicar:

  • O percurso de São Borja a são Ângelo;
  • Os pontos referenciais.

 

Fonte:  http://www.santiago.org.br/imagens/conteudo_fotos/Cam%20Missoes%20local.jpg

Em seguida você faz a leitura junto com os alunos e introduz a idéia de Km. E analisa com eles se há possibilidade de saber quantos quilômetros têm no percurso da casa à escola. Caso não exista nada escrito sobre isso, você indica a contagem dos postes, que darão mais ou menos a quilometragem. Para tal atividade, escolha a distância de um poste a outro, próximo à escola e escolha uma dos alunos para andar como se tivesse em cima de uma linha, colocando o pé em frente ao outro, enquanto isso os outros acompanham e contam quantos pés foram repetidos, de volta à escola marca um ponto inicial em uma linha reta e faz o exercício, até completar a mesma quantidade de pés. Em seguida com uma escala, mede de um ponto a outro e verifica quantos metros têm entre um poste e outro, referência para os alunos calcularem os Km. Outra alternativa é ensinar a leitura de placas de trânsito que indicam distância.

 

Atividade 3 -  Visitar a casa dos colegas e elaborar mapas indicando o caminho.

1º momento:

Professor planeje com a turma uma visita entre os alunos, forme duplas para uma visitar a casa um do outro. Esse trabalho, dependendo da região e da cidade, é preciso o envolvimento dos pais.  Após a visita, cada aluno projeta o mapa com o percurso de sua casa a casa do colega, destacando os pontos de referência e os Km de distância.

Fonte: http://www.webquest.es/files/u2491/crian%C3%A7a%20pensando.jpg

 

 2º momento:   

Cada dupla faz a comunicação da distância do trajeto entre sua casa e a do colega e no momento os demais da turma comparam os dados para verificar se há uma similaridade, se não houver, deve-se discutir o trajeto de cada um, para analisar onde se encontra o erro.  

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ma8ACyL2GTk/TN0jWtFARkI/AAAAAAAAAd4/LlPtK295RvM/s1600/cartografia.jpg

 

 3º momento   

Ensine como os seus alunos podem fazer um exercício de orientação espacial. Coloque-os para descobrir em qual região da cidade ficam localizadas as suas moradas. Para isso, é preciso localizar no mapa da cidade o local onde moram.

Fonte:    http://1.bp.blogspot.com/_TvFgFRMCi70/TOnwjgAHlnI/AAAAAAAAAAc/hy6BzK3bO5E/s1600/mapa_natal_bairros.jpg

Recursos Complementares

Leitura para o professor

 

http://evtnet.no.sapo.pt/conteudos/espaco.htm

Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram:

- Compreender que existe uma organização social e espacial para construir a morada;

- Estabelecer pontos de referência para orientar-se no percurso da escola à residência tendo a morada como origem;

- Elaboraram mapas com pontos de referência.

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