07/02/2011
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Organização social e espacial;
Pontos de referência;
Professor inicie a aula questionando onde os alunos moram, se é apartamento ou casa? Térreo ou 1º andar? Como é a casa? Tem terraço? Jardim? Quintal? Tem lugar para bichos de estimação? Quem mora na cidade? Quem mora na chácara? Quem mora na praia? Cada um pode falar e descrever o local e sua casa. Nesse processo de comunicação percebem que as casas deles são diferentes, alguns podem morar no mesmo lugar, outros em lugares diferentes.
Solicite que cada criança traga uma foto de sua casa, se possível, aqueles que não trouxerem podem desenhar. De posse do material, descrevem como é o terreno (plano, elevado ou depressão), qual o lugar ocupado pela sua casa na rua onde mora: inicio, meio ou final? Fica a direita ou esquerda de quem entra na rua? Como é a rua?
Fonte: http://www.psolmogi.org.br/?p=549
Oriente os alunos para investigar as pessoas que moram no lugar há muitos anos, para saber como era aquela rua antes e no início da construção das casas; procurem saber como alguns moradores construíram as suas casas? E outras curiosidades. O passo seguinte é a resolução de um exercício colocando as etapas da construção da uma morada. Professor, você poderá colocar essas etapas fora de ordem e pedir que os alunos coloquem na ordem correta.
Elementos para a elaboração do exercício.
Fonte: O truque de Cúri: As casas do mundo.
A análise do exercício pelo professor deve ser compartilhada em um processo de discussão. As crianças confrontam com a investigação feita na sua rua e analisam se existem outros passos diferenciados daquele do exercício.
Solicite aos alunos que façam um mapa representando o caminho da casa até a escola, coloquem os pontos de referência e setas indicando o sentido e a direção. Inicie a atividade chamando a atenção dos alunos para os pontos de referência encontrados no caminho da sua casa à escola e vice versa. Primeiro tente que eles lembrem quais os elementos da natureza ou construções que podem ser vistas com destaque, tanto na ida como na volta da escola. Essa é uma forma de mobilizar a inteligência figurativa dos alunos. Ao final da atividade cada um explica para a turma como chegar a sua casa.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_pdlVtL-eXoU/TA472o9GzII/AAAAAAAAAAM/oxnzYNrJaB8/s1600/ROSA+DOS+VENTOS.jpg
Oriente os alunos que na volta para casa analise seu mapa e faça as correções que forem necessárias, o mesmo será feito no dia seguinte quando voltarem à escola. Na escola eles confirmam o que já haviam projetado ou fazem a reelaboração do mapa, em seguida, no grande grupo, mostram o novo mapa.
Entregue o mapa indicado abaixo e solicite que os alunos façam uma leitura e verifique se eles conseguem indicar:
Fonte: http://www.santiago.org.br/imagens/conteudo_fotos/Cam%20Missoes%20local.jpg
Em seguida você faz a leitura junto com os alunos e introduz a idéia de Km. E analisa com eles se há possibilidade de saber quantos quilômetros têm no percurso da casa à escola. Caso não exista nada escrito sobre isso, você indica a contagem dos postes, que darão mais ou menos a quilometragem. Para tal atividade, escolha a distância de um poste a outro, próximo à escola e escolha uma dos alunos para andar como se tivesse em cima de uma linha, colocando o pé em frente ao outro, enquanto isso os outros acompanham e contam quantos pés foram repetidos, de volta à escola marca um ponto inicial em uma linha reta e faz o exercício, até completar a mesma quantidade de pés. Em seguida com uma escala, mede de um ponto a outro e verifica quantos metros têm entre um poste e outro, referência para os alunos calcularem os Km. Outra alternativa é ensinar a leitura de placas de trânsito que indicam distância.
Professor planeje com a turma uma visita entre os alunos, forme duplas para uma visitar a casa um do outro. Esse trabalho, dependendo da região e da cidade, é preciso o envolvimento dos pais. Após a visita, cada aluno projeta o mapa com o percurso de sua casa a casa do colega, destacando os pontos de referência e os Km de distância.
Fonte: http://www.webquest.es/files/u2491/crian%C3%A7a%20pensando.jpg
Cada dupla faz a comunicação da distância do trajeto entre sua casa e a do colega e no momento os demais da turma comparam os dados para verificar se há uma similaridade, se não houver, deve-se discutir o trajeto de cada um, para analisar onde se encontra o erro.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ma8ACyL2GTk/TN0jWtFARkI/AAAAAAAAAd4/LlPtK295RvM/s1600/cartografia.jpg
Ensine como os seus alunos podem fazer um exercício de orientação espacial. Coloque-os para descobrir em qual região da cidade ficam localizadas as suas moradas. Para isso, é preciso localizar no mapa da cidade o local onde moram.
Avaliar se os alunos conseguiram:
- Compreender que existe uma organização social e espacial para construir a morada;
- Estabelecer pontos de referência para orientar-se no percurso da escola à residência tendo a morada como origem;
- Elaboraram mapas com pontos de referência.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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17/11/2012
Cinco estrelasEsta atividades , são excelentes!!!