Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ruth Rocha e sua obra

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Conheça parte da obra de Ruth Rocha e  reconheça sua importância para a criança leitora.
  • Conheça a estrutura e o modo de organização do texto biográfico;
  • Avance no processo de apropriação do sistema de escrita.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta sequência didática é indicada  para turmas compostas por crianças que dominam o sistema alfabético de escrita. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.

Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar que uma das formas de ajudar o colega é pedindo que tente ler uma parte do texto sozinho e sempre contribua na produção de textos. É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem ajudar o outro a aprender.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: CONHECENDO A OBRA DE RUTH ROCHA

 

Objetivo:

 

  • Ler, ouvir, compreender e apreciar histórias de Ruth Rocha

 

(Imagens retiradas do site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm)

 

 

1.1  Ouvindo Ruth Rocha. 

 

Leve os alunos para sala de informática e proponha-lhes a escuta de uma história muito bacana,  escrita por Ruth Rocha. Para isso, deverão acessar o link: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm e clicar em Ouça. Será aberta uma página com o nome: “Ouvir música na rádio UOL”. Você deverá digitar o nome da autora e escolher uma história para ouvir. Sugerimos a história: “A BORBOLETA E A LGARTA”.  

 

Em seguida, os alunos poderão fazer uma bonita ilustração da história e fixá-la no mural da sala.

Dica: Depois de realizada a ilustração da história peça para criarem um novo título. Com esta atividade, o professor poderá verificar se as crianças apreenderam o sentido global do texto.   

 

 

1.2  Lendo uma pequena história.   

 

a) Leve novamente os estudantes para a sala de informática e peça que acessem o endereço: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm. Sugerimos que cliquem na história: “  MEU IRMÃOZINHO ME ATRAPALHA”, de Ruth Rocha. Proponha sua leitura coletiva e faça as seguintes intervenções:

 

 

  • Qual o título da história?
  • O que essa história irá nos contar? (Registre as hipóteses das crianças no quadro)

 

Ao final da leitura, peça aos alunos que verifiquem se suas hipóteses se confirmaram. Além disso, deverão dizer se gostaram da história, justificando suas respostas.

 

b) Em outros dias da semana, você poderá continuar a explorar as histórias localizadas no site da Ruth Rocha. Peça às crianças que leiam todos os títulos e façam uma eleição da história que será lida por todos. Em seguida, poderão levantar hipóteses em relação ao seu conteúdo e, ao final da leitura, verificar se elas se confirmam.

 

 

 1.3  Conhecendo livros de Ruth Rocha

 

 

Sugerimos também que, caso seja possível, você leve os alunos à biblioteca para leitura dos livros da autora. O site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/livros.htm disponibiliza os títulos de várias de suas obras. Para a leitura de cada livro, sugerimos os procedimentos:

a) Exploração da capa.

 

Pergunte aos alunos o que eles observam na capa. Peça que localizem o título da obra e descrevam a ilustração. Com base nesses elementos, deverão levantar hipóteses em relação ao conteúdo da história. Em seguida, solicite que identifiquem o autor e a editora do livro.

 

 

b) Relação de imagens e textos.

 

Interrompa a leitura do livro e peça aos alunos que observem a ilustração. Eles deverão dizer que informações ela traz para ajudar a entender a história. 

Em outro momento, antes de iniciar a leitura de uma nova página, peça aos aprendizes que descrevam a ilustração e, com base nela, levantem hipóteses em relação à continuidade do texto.

 

 

c) Apreciação e avaliação do livro.

 

Ao final da leitura, os aprendizes deverão verificar se suas hipóteses se confirmaram e apreciar a obra, justificando a sua opinião com elementos da história.   

 

Se possível, é importante que as crianças escolham um livro da autora para pegar emprestado e ler em casa. Quando o trouxerem de volta, deverão contar ou ler a história para os colegas e, ao final, dizer se gostaram da obra, justificando sua resposta.

 

 

 

1.4 Recomendando a obra       

 

 

Outra possibilidade é pedir às crianças que escolham uma obra lida para recomendar aos outros alunos da escola. A escrita do texto poderá ser coletiva e orientada pelas questões:

 

 

  • Por que vocês recomendam que outras crianças leiam o livro?
  • O que podemos contar aos nossos colegas para que eles tenham vontade de ler o livro?
  • Como poderemos iniciar o texto?   

 

Ao final da escrita, leia a produção e peça às crianças que a avaliem. Você poderá digitar o texto e pedir aos aprendizes que o fixe no mural da biblioteca. Para isso, questione-os:             

 

  • Para que iremos fixar o texto no mural da biblioteca?             
  • Será que o livro será lido por outras crianças? Por que?             
  • Como poderemos saber se as crianças estão lendo o livro que recomendamos?   

 

 

ATIVIDADE 2: QUEM FOI RUTH ROCHA?

 

Objetivos:

 

  • Ler e compreender um texto biográfico                   
  • Refletir sobre as características desse gênero textual  

 

 

 2.1 Leitura da Biografia da autora.   

 

Distribua o seguinte texto para a turma. Abaixo, sugerimos algumas atividades de leitura.

 

A HISTÓRIA DE RUTH ROCHA

 

(Imagem retirada do site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm)

 

Ruth Rocha nasceu em 1931,na cidade de São Paulo. Filha dos cariocas Alvaro de Faria Machado, médico, e Esther de Sampaio Machado, tem quatro irmãos, Rilda, Álvaro, Eliana e Alexandre. Teve uma infância alegre e repleta de livros e gibis. O bairro de Vila Mariana, onde morava, tinha nessa época muitas chácaras por onde Ruth passava, a caminho da escola - estudava no Colégio Bandeirantes. Mais tarde, terminou o Ensino Médio no Colégio Rio Branco. Formou-se em Sociologia, casou com Eduardo Rocha e tem uma filha, Mariana, e dois netos, Miguel e Pedro.

 

Começou a escrever em 1967, para a revista Cláudia, artigos sobre educação. Participou da criação da revista Recreio, da Editora Abril, onde teve suas primeiras histórias publicadas a partir de 1969. “Romeu e Julieta”, “Meu Amigo Ventinho”, “Catapimba e Sua Turma”, “O Dono da Bola”, “Teresinha e Gabriela” estão entre seus primeiros textos de ficção.

 

Publicou seu primeiro livro, “Palavras Muitas Palavras”, em 1976, e desde então já teve mais de 130 títulos publicados. As histórias de Ruth Rocha estão espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas.

 

Seu livro mais conhecido é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias.

 

Em 1998 recebeu um prêmio do presidente Fernando Henrique pelo seu trabalho. Em 2002 ganhou o prêmio “Moinho Santista de Literatura Infantil”, da Fundação Bunge. Também nesse ano foi escolhida como membro do PEN CLUB – Associação Mundial de Escritores no Rio de Janeiro.   

 

(Texto adaptado do site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm)      

 

 

a)     Leia o texto junto com os estudantes. Ao final de cada parágrafo, peça que digam o que aprenderam sobre a vida de Ruth Rocha. Se preciso, esclareça possíveis dúvidas em relação a palavras desconhecidas.

 

 

b)    Divida os alunos em duplas para construção de uma linha do tempo da vida da autora. Para isso, registre as datas referidas no texto em cartelas grandes e as distribua para seis duplas. São elas:

 

1931

 

1967

 

1969

 

1976

 

1998

 

2002

 

 

 

Registre também, em fichas de cartolina, os acontecimentos referentes a essas datas e as distribua para outras seis duplas. São eles:

 

  • RUTH ROCHA NASCEU.
  • COMEÇOU A ESCREVER PARA REVISTA CLÁUDIA.
  • PUBLICOU SUAS PRIMEIRAS HISTÓRIAS NA REVISTA RECREIO.
  • PUBLICOU O LIVRO: “PALAVRAS, MUITAS PALAVRAS”.
  • RECEBEU UM PRÊMIO DO PRESIDENTE.
  • GANHOU O PRÊMIO “MOINHO SANTISTA DE LITERATURA INFANTIL”.  

 

 

Desenhe no quadro uma linha e explique aos alunos que ela irá representar a linha do tempo de Ruth Rocha e eles deverão colocar, em ordem correta, as datas e os acontecimentos da vida da autora. Para isso, sugerimos os procedimentos:

 

 

  • Peça aos alunos que estiverem com as datas para irem à frente da sala. Eles deverão, com a ajuda da turma, decidir a ordem correta de tais datas e fixá-las na linha do tempo. Aproveite para trabalhar questões relativas ao sistema de numeração.
  • Peça a uma dupla que estiver com uma ficha para ir à frente. Ela deverá apresentar a ficha à turma, lendo as informações nela contidas. Todos deverão consultar o texto para verificar em que data o acontecimento se deu. Em seguida, é só colar a ficha no local correto, na linha do tempo.
  • Quando toda a linha estiver pronta, peça aos alunos que leiam os acontecimentos da vida de Ruth Rocha. Explique também que esse tipo de texto, em que contamos os principais acontecimentos da vida de uma pessoa, se chama biografia.   

 

 

2.2 Definindo o que é uma biografia

 

 

Ao final, sugerimos que os alunos elaborem coletivamente a definição do gênero textual ”biografia” e a registrem no caderno.  Você poderá orientar a discussão pelas perguntas:

 

 

  • Quando queremos escrever sobre a vida de uma pessoa o que temos que colocar?
  • Então, o que é uma biografia?

 

Abaixo, um exemplo:

 

“ A biografia conta diversos acontecimentos da vida de uma pessoa. Ela pode ser contada de forma oral ou escrita.”     

 

 

ATIVIDADE 3: REMEXENDO OS TEXTOS DE RUTH ROCHA

 

 

Objetivos:

 

  • Construir estratégias para leitura de textos                   
  • Avançar na apropriação do sistema de escrita

 

 

3.1 Trabalhando estratégias de leitura

 

 

Sugerimos algumas estratégias de leitura para serem trabalhadas a partir das histórias da Ruth Rocha, lidas pelos aprendizes no site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm. Escolha uma história, já conhecida pelos alunos, e prepare as atividades:

 

 

a) Remontagem da história.

 

Divida a história em partes e peça aos aprendizes que a montem na ordem correta dos acontecimentos.

 

b) Criação de um novo final para história.

 

Após a leitura e apreciação da história, suprima seu final e peça aos alunos que inventem um novo final. A atividade poderá ser feita de forma coletiva. Sugerimos que ela seja feita com a história: “FACA SEM PONTA, GALINHA SEM PÉ”. Depois de digitada, os alunos poderão contar a nova história para outra turma do primeiro ciclo.   

 

 

3.2 Resolvendo  

                                  (Imagem retirada do site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm)

 

Leve os alunos à sala de informática, peça que acessem o site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/cruzadinhas.htm e resolvam a cruzadinha com os nomes dos personagens das histórias de Ruth Rocha. Esta atividade é importante para auxiliá-los a pensarem nas relações entre grafemas e fonemas, pois terão que preencher o número exato de quadradinhos para a escrita de cada palavra. 

Recursos Complementares

Sugerimos a leitura do texto:

 

SOARES, Magda Becker. (1999) A escolarização da Literatura Infantil e Juvenil, do livro: A Escolarização da Literatura: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. EVANGELISTA, Aracy, et al. (Orgs.). Belo Horizonte: Autêntica.

Avaliação

Para verificar se as crianças se aproximaram das obras literárias e compreenderam o modo de organização de uma biografia sugerimos que você desenvolva as seguintes intervenções:

  • Peça aos alunos que levem livros para casa e os contem aos colegas.
  • Leia uma biografia e peça às crianças que a recontem com suas palavras e identifiquem o gênero textual a que o texto pertence.
  • Leia uma história e peça que criem outro final.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • dione, zilda da frota uchoa , Rondônia - disse:
    dionemaicon_@hotmail.com

    21/07/2012

    Cinco estrelas

    adorei essa aula até copiei algumas coisas para o meu trabalho sobre ruth rocha


  • gilmara, Escola Pirâmide do Saber , Paraná - disse:
    gilmarabatista@zipmail.com.br

    01/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei o plano. Bem explicado com ideias ótimas.


  • Soraia Lopes de Souza, E.M. João Reis de Souza , Minas Gerais - disse:
    soraiapsicopedagoga@yahoo.com.br

    18/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente, um planejamento bem elaborado, que permite um produto final culminando com uma mostra cultural que geralmente as escolas promovem ao longo do ano letivo. Sequência bem "casada" permitindo intervenções bem como subsídios para diagnósticos. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.