Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HABILIDADE 11 DO ENEM: Jogar, brincar e praticar atividade em grupo possibilitando a interação social.

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar possíveis práticas que contribuem para a organização de grupos e sua sociabilização;
  • Construir e reconstruir possíveis práticas que se adapte a realidades específicas a grupos sociais distintos;  
  • Desenvolver um ambiente em sala de aula objetivando discutir sobre a deficiência e a sociedade: meio de transporte, locomoção, práticas esportivas e artísticas e sociabilização.
Duração das atividades
50 minutos ou uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Pedir para que os alunos caminhem pela sala de aula, ao sinal do professor os alunos devem parar no lugar em que esta. Com sua mão direita ele deve procurar a mão esquerda de um colega e da mesma forma com a mão esquerda procurar uma mão direita. A idéia é forma um entrelaçado de braços. Em seguir pedir que toda a turma tente formar uma roda sem que suas mãos se saltem. Ao final da atividade, mesmo que a roda não esteja inteiramente formada, o professor deve reunir os alunos e falar sobre colaboração, pedir para que caminhem juntos, entre outras coisas relacionadas.

Atividade 2

Brincar de pato cuem: colocar a turma em roda e seguir as seguintes regrinhas.

  1. A idéia da brincadeira é passar a vez para o colega ao lado seguindo a ordem estabelecida pela roda;
  2. O aluno deve escolher falar “pato ou cuem”;
  3. Caso o aluno em questão escolha falar “pato” o seu colega imediato a sua direita deve responder falando, também, “pato ou cuem”;
  4. A brincadeira continua com este colega da mesma forma;
  5. Caso o aluno em questão escolha falar “cuem” o seu colega imediato a sua esquerda deve responder, também, pato ou “cuem”. E da mesma forma a brincadeira continua com este colega;
  6. O sentido da brincadeira na roda poderá mudar a qualquer momento dependendo da resposta feita pelos alunos: “pato” para direita e “cuem” para a esquerda;
  7. A idéia é fazer com que as trocas sejam realizadas rapidamente forçando ou provocando que seu colega ao lado (seja o da direita ou o da esquerda) erre;
  8. Os erros prováveis seriam: responder “pato ou cuem” fora de hora, demorar em responder, falar qualquer outra coisa a não ser “pato ou cuem”, ou simplesmente não responder “pato ou cuem” quando for necessário (ficar mudo).

Quando acontecer de alguém errar, este deverá realizar uma prenda. A prenda consiste em:

  1. O aluno que errou deverá escolher um local da sala onde o restante da turma se colocará para assisti-lo a realizar a prenda. O Aluno em questão também deve escolher a posição corpo que será assumida pelos seus colegas ao assisti-lo (por exemplo: eu quero que todos façam um corredor na sala e se coloque sentados no chão de costas para alguém);
  2. A mímica poder seguir temáticas, como: nomes de objetos, nomes de animais, nome de alguém conhecido por todos, nomes de personagens, nomes de músicas, entre outras coisas. O aluno só poderá parar de realizar a mímica quando alguém da sala acertar o nome retratado.
  3. A brincadeira volta ao normal sendo iniciada pelo aluno que descobrir qual foi à mímica retratada.

Terminar a atividade pedindo aos alunos que comentem sobre as sensações corporais e sociais que a brincadeira provocou.

Atividade 3

Corrida da cadeirinha de mão.

  1. O professor deverá dividir a turma em grupos de três alunos;
  2. Dois alunos deverão unir mãos e antebraços formando uma cadeirinha de mão (ver imagem a seguir);
  3. O terceiro colega deverá sentar nesta cadeirinha;
  4. A corrida consiste em: os grupos devem percorrer uma mesma distância, sem que a cadeirinha se desmanche ou o colega caía, o mais veloz possível. Vencendo o trio mais rápido;
  5. Caso a cadeirinha se desmanche ou o colega caia o grupo deve para no local da ocorrência e refazer, com perfeição, a cadeirinha de mão. Em seguida voltar à corrida.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/13603/imagens/cadeirinha.jpg&imgrefurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html%3Faula%3D13603&usg=__FAtZWmiXeThFHo-Xak8aFonAxZw=&h=400&w=533&sz=50&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=5Fads6tkLzL8sM:&tbnh=160&tbnw=213&prev=/images%3Fq%3Dcadeirinha%2Bde%2Bm%25C3%25A3o%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D616%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=582&vpy=257&dur=7426&hovh=194&hovw=259&tx=156&ty=139&ei=tPAETaGZB8H6lwepo6D-Bw&oei=c_AETc-JM4KB8gaM7sHoAg&esq=6&page=1&ndsp=13&ved=1t:429,r:7,s:0 12/12/1o.

Atividade 4

Propor uma caminha pela escola. O professor deverá pedir aos alunos que se organizem em duplas. Ele deve também distribuir uma venda para cada dupla formada. Um elemento da dupla deverá ser vendado por seu colega. O professor destinará um tempo para que cada dupla vença um percurso determinado pelo colega que não está vendado. Terminado o percurso o aluno vendado tentará realizá-lo sem a venda. Ao final trocar os alunos das duplas de função e realizar novamente a atividade.   

O professor deve terminar a aula reunindo os alunos e pedindo que eles comentem sobre as atividades, realizadas nesta aula, relativo aos aspectos como: interação social, cooperação, trabalho em equipe, organização, concentração, entre outras coisas. Finalizar com a questão: os alunos acham possível que pessoas com deficiência participem dessa e de outras aulas de educação física? De que forme? E por quê?

Recursos Complementares
Avaliação
  • Apontar as práticas que contribuem para a organização de grupos e sua sociabilização;
  •  Identificar os problemas relativos a deficiência e a sociedade como: meio de transporte, locomoção, práticas esportivas e artísticas e sociabilização.
  • Perceber se a última atividade proposta nessa aula contemplou o objetivo de levantar questões sobre a participação de pessoas com deficiência relativa à sua inclusão social, vencendo barreiras como: meio de transporte, locomoção, práticas esportivas e artísticas.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.