27/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Os alunos deverão saber identificar informações explícitas em textos objetivos e implícitas em textos poéticos. É importante, também, que tenham desenvoltura para expressar, oralmente e através da escrita, seus pensamentos e sentimentos.
Primeira aula - 50 min.
http://www.youtube.com/watch?v=3xfAL9T_g5U - acesso em 12-12-10
Professor/a,
Inicie esta aula apresentando para os alunos esse vídeo com As quatro estações (primavera) - Vivaldi. Converse com eles sobre a necessidade de se manterem em completo silêncio, apenas ouvindo a obra e acompanhando as imagens do vídeo, como se cada um estivesse sozinho na sala.
Que tal apagar as luzes da sala para tornar o ambiente mais intimista?
Terminada a apresentação, sente-se com os alunos em círculo, de forma bastante confortável, e pergunte-lhes o que sentiram durante a observação.
Deixe que eles expressem suas sensações livremente, em seguida, pergunte-lhes qual o tema da melodia, se foi possível identificá-lo a partir do som e das imagens. Se for necessário, ajude-os, dizendo que esta obra faz parte de As quatro estações de Vivaldi. Eles deverão chegar à conclusão que o tema é a primavera.
Peça que produzam no caderno um pequeno parágrafo ou uma estrofe expressando os sentimentos vivenciados na atividade. Solicite que leiam as produções para a turma.
Aproveite esta oportunidade para apresentar aos alunos uma pequena biografia de Vivaldi.
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u493.jhtm - acesso em 12-12-10 - Biografia de Vivaldi (a imagem ilustra o texto)
Segunda aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Distribua para os alunos cópias do poema As duas flores - Castro Alves, e do texto informativo sobre Flores publicado no site Sua pesquisa.com.
http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=25&id=1015 - acesso em 12-12-10 (a imagem ilustra o texto)
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/flores.htm - acesso em 12-12-10 (a imagem ilustra o texto)
Explore com os alunos o primeiro texto:
Em seguida, peça que os alunos leiam o segundo texto e reflitam sobre as seguintes questões:
Ouça as respostas dos alunos, discuta-as com eles, deixando evidentes as diferenças entre os textos. É importante que os alunos percebam as diferenças entre as linguagens subjetiva e objetiva e identifiquem os contextos em que cada uma deve ser utilizada.
Reforce com a turma os conceitos de linguagens objetiva e subjetiva. Veja o link abaixo:
http://www.lpeu.com.br/a/Linguagem-subjetiva-e-linguagem-objetiva.html - acesso em 12-12-10 - Linguagem objetiva e linguagem subjetiva.
Peça que os alunos produzam um parágrafo comparando os dois textos estudados, levando em conta as respostas dadas nas questões anteriores.
Elaborado o parágrafo cada um deverá apresentá-lo à turma. Peça que todos observem, principalmente, se a linguagem utilizada foi objetiva e se há clareza na comparação feita.
Recolha os textos para a correção.
Terceira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
http://3.bp.blogspot.com/__ILl9hlCFm4/RzB-9f-rJqI/AAAAAAAAAFI/hlVTZ9Wee80/s1600-h/munch_o_grito1.jpg - acesso em 12-12-10 - Quadro O grito - Edward Munch
Projete a imagem acima para os alunos, peça que eles a observem com atenção e sugiram um título para ela.
Ouça os títulos sugeridos e explique que o quadro se chama O Grito. Leve-os a perceberem que, apesar de uma pintura não emitir som, o observador quase pode "ouvir" o grito de desespero do homem retratado. Pergunte-lhes:
A partir dessa introdução, peça-lhes que descrevam a imagem retratada, levando em conta as expressões corporal e facial do homem, as cores do quadro e o movimento das tintas. Oriente-os a demonstrar no texto os sentimentos que a tela lhes provocou. O texto poderá ser escrito em prosa ou em verso, o importante é que usem a subjetividade.
Sobre descrição de imagens, sugiro consultar uma aula de minha autoria: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23411 - acesso em 12-12-10
Os alunos deverão ler seus textos para os colegas e ouvir seus comentários. Peça que eles os reescrevam a partir das sugestões dos colegas e recolha para correção.
Quarta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Proponha aos alunos a produção de uma apresentação de arte para a última aula do projeto.
Sugira o título Sinestesia para a exposição e aproveite para explicar o conceito dessa figura de linguagem aos alunos, retomando a música, o poema e o quadro trabalhados nas aulas anteriores. Lembre-os de como os sentidos e sensações se misturam ao ouvir uma bela música, ao observar um quadro expressivo e ao ler um poema. No link abaixo, você encontrará o conceito e bons exemplos de sinestesia:
http://www.infoescola.com/linguistica/sinestesia-figura-de-linguagem/ - acesso em 12-12-10 - Sinestesia: a figura da descrição, Ricardo Sergio.
A respeito do trabalho:
Pergunte aos alunos como eles gostariam de expressar seus sentimentos: através de desenhos, poesias, músicas, pinturas, dança...
Divida a turma, agrupando os alunos a partir das escolhas.
Peça que cada grupo organize sua apresentação: crie a música, faça o desenho, produza a poesia, pinte, ou planeje a coreografia da dança. Se possível, utilize um espaço amplo e aberto da escola (o pátio, por exemplo), para que os alunos tenham liberdade para produzir e um grupo não atrapalhe o outro.
Seria muito interessante envolver outros professores nessa atividade. Os grupos poderiam ser orientados, por exemplo, pelos professores de artes, música, educação física, teatro...
Quinta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Nesta aula cada grupo deverá apresentar seu trabalho aos colegas da turma. Convide também os outros professores envolvidos na atividade.
Após a apresentação dos trabalhos, disponha a turma em círculo e convide os alunos a falarem sobre os sentimentos que cada grupo despertou com sua obra.
Que tal propor aos alunos que se apresentem também para a comunidade escolar em uma data festiva? Peça sugestões a eles sobre isso.
Professor, você e seus alunos poderão acessar os sites abaixo para complementar informações e ampliar conhecimentos.
http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/descricao-subjetiva-x-descricao-objetiva - acesso em 12-12-10 - Descrição subjetiva X descrição objetiva
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20207 - acesso em 12-12-10 - Aula sobre descrição a partir de fotografia
http://www.sempretops.com/informacao/castro-alves-biografia-e-poemas/ - acesso em 12-12-10 - Biografia e poemas de Castro Alves
Professor,
A avaliação deve ser processual. Observe, a cada atividade desenvolvida:
Nas produções escritas, considere:
Peça que os alunos avaliem esta sequência didática, levando em conta o que aprenderam e a dinâmica das aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!