Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sinestesia: trabalhando sensações.

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • produzir a escrita valendo-se do sensorial;
  • elaborar textos de estruturas e formatos diversos;
  • explorar a sensibilidade e perceber a importância da objetividade e da subjetividade, conforme o contexto;
  • perceber as emoções, sentidos, sentimentos presentes no texto e os efeitos que tais recursos provocam no leitor e na própria construção textual.

Duração das atividades
Cinco aulas: uma de 50 min. e quatro de 1h e 40 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber identificar informações explícitas em textos objetivos e implícitas em textos poéticos. É importante, também, que tenham desenvoltura para expressar, oralmente e através da escrita, seus pensamentos e sentimentos.

Estratégias e recursos da aula

 

Primeira aula - 50 min.

 

http://www.youtube.com/watch?v=3xfAL9T_g5U  - acesso em 12-12-10 

 

Professor/a,

 

Inicie esta aula apresentando para os alunos esse vídeo com As quatro estações (primavera) - Vivaldi. Converse com eles sobre a necessidade de se manterem em completo silêncio, apenas ouvindo a obra e acompanhando as imagens do vídeo, como se cada um estivesse sozinho na sala.

Que tal apagar as luzes da sala para tornar o ambiente mais intimista?

Terminada a apresentação, sente-se com os alunos em círculo, de forma bastante confortável, e pergunte-lhes o que sentiram durante a observação.

Deixe que eles expressem suas sensações livremente, em seguida, pergunte-lhes qual o tema da melodia, se foi possível identificá-lo a partir do som e das imagens. Se for necessário, ajude-os, dizendo que esta obra faz parte de As quatro estações de Vivaldi. Eles deverão chegar à conclusão que o tema é a primavera.

Peça que produzam no caderno um pequeno parágrafo ou uma estrofe expressando os sentimentos vivenciados na atividade. Solicite que leiam as produções para a turma.

Aproveite esta oportunidade para apresentar aos alunos uma pequena biografia de Vivaldi.

 

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u493.jhtm - acesso em 12-12-10 - Biografia de Vivaldi (a imagem ilustra o texto)

 

 

 

Segunda aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

 

Distribua para os alunos cópias do poema As duas flores - Castro Alves, e do texto informativo sobre Flores publicado no site Sua pesquisa.com.

 

 

http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=25&id=1015 - acesso em 12-12-10 (a imagem ilustra o texto)

 

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/flores.htm - acesso em 12-12-10 (a imagem ilustra o texto) 

 

Explore com os alunos o primeiro texto:

 

  • solicite uma leitura silenciosa e, em seguida sugira que um aluno leia oralmente o texto com bastante emoção;
  • pergunte aos alunos o que eles entenderam do texto: qual o tema, o que as rosas representam, quais os recursos utilizados pelo poeta...
  • leve os alunos a perceberem a valorização da natureza no poema e o romantismo presente na representação da união humana pelas rosas.

 

 

Em seguida, peça que os alunos leiam o segundo texto e reflitam sobre as seguintes questões:

 

  • em qual dos dois textos ocorre a manifestação de sentimento através das flores?
  • Em qual deles ocorre a exposição de informações sobre as características e funções das flores?
  • A que as flores são comparadas no poema?
  • Essas comparações fariam sentido no segundo texto?
  • Qual dos textos é mais importante do ponto de vista científico?
  • E qual deles é uma manifestação artística?

 

Ouça as respostas dos alunos, discuta-as com eles, deixando evidentes as diferenças entre os textos. É importante que os alunos percebam as diferenças entre as linguagens subjetiva e objetiva e identifiquem os contextos em que cada uma deve ser utilizada.

Reforce com a turma os conceitos de linguagens objetiva e subjetiva. Veja o link abaixo:

http://www.lpeu.com.br/a/Linguagem-subjetiva-e-linguagem-objetiva.html - acesso em 12-12-10 - Linguagem objetiva e linguagem subjetiva.

 

Peça que os alunos produzam um parágrafo comparando os dois textos estudados, levando em conta as respostas dadas nas questões anteriores.

Elaborado o parágrafo cada um deverá apresentá-lo à turma. Peça que todos observem, principalmente, se a linguagem utilizada foi objetiva e se há clareza na comparação feita.

Recolha os textos para a correção.

 

 

 

Terceira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

 

 

http://3.bp.blogspot.com/__ILl9hlCFm4/RzB-9f-rJqI/AAAAAAAAAFI/hlVTZ9Wee80/s1600-h/munch_o_grito1.jpg - acesso em 12-12-10 - Quadro O grito - Edward Munch   

 

Projete a imagem acima para os alunos, peça que eles a observem com atenção e sugiram um título para ela.

Ouça os títulos sugeridos e explique que o quadro se chama O Grito. Leve-os a perceberem que, apesar de uma pintura não emitir som, o observador quase pode "ouvir" o grito de desespero do homem retratado. Pergunte-lhes:

 

  •  Qual seria o motivo do grito?
  •  Ele está sendo ouvido?
  •  Que sensações a imagem do quadro produz no observador?

A partir dessa introdução, peça-lhes que descrevam a imagem retratada, levando em conta as expressões corporal e facial do homem, as cores do quadro e o movimento das tintas. Oriente-os a demonstrar no texto os sentimentos que a tela lhes provocou. O texto poderá ser escrito em prosa ou em verso, o importante é que usem a subjetividade.

Sobre descrição de imagens, sugiro consultar uma aula de minha autoria: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23411 - acesso em 12-12-10 

Os alunos deverão ler seus textos para os colegas e ouvir seus comentários. Peça que eles os reescrevam a partir das sugestões dos colegas e recolha para correção.

 

Quarta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

 

Proponha aos alunos a produção de uma apresentação de arte para a última aula do projeto.

Sugira o título Sinestesia para a exposição e aproveite para explicar o conceito dessa figura de linguagem aos alunos, retomando a música, o poema e o quadro trabalhados nas aulas anteriores. Lembre-os de como os sentidos e sensações se misturam ao ouvir uma bela música, ao observar um quadro expressivo e ao ler um poema. No link abaixo, você encontrará o conceito e bons exemplos de sinestesia:

http://www.infoescola.com/linguistica/sinestesia-figura-de-linguagem/ - acesso em 12-12-10 -   Sinestesia: a figura da descrição, Ricardo Sergio. 

 

A respeito do trabalho:

Pergunte aos alunos como eles gostariam de expressar seus sentimentos: através de desenhos, poesias, músicas, pinturas, dança...

Divida a turma, agrupando os alunos a partir das escolhas.

Peça que cada grupo organize sua apresentação: crie a música, faça o desenho, produza a poesia, pinte, ou planeje a coreografia da dança. Se possível, utilize um espaço amplo e aberto da escola (o pátio, por exemplo), para que os alunos tenham liberdade para produzir e um grupo não atrapalhe o outro.

Seria muito interessante envolver outros professores nessa atividade. Os grupos poderiam ser orientados, por exemplo, pelos professores de artes, música, educação física, teatro...

 

 

 

Quinta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

 

Nesta aula cada grupo deverá apresentar seu trabalho aos colegas da turma. Convide também os outros professores envolvidos na atividade.

Após a apresentação dos trabalhos, disponha a turma em círculo e convide os alunos a falarem sobre os sentimentos que cada grupo despertou com sua obra.

Que tal propor aos alunos que se apresentem também para a comunidade escolar em uma data festiva? Peça sugestões a eles sobre isso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

Professor, você e seus alunos poderão acessar os sites abaixo para complementar informações e ampliar conhecimentos. 

http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/descricao-subjetiva-x-descricao-objetiva - acesso em 12-12-10 -  Descrição subjetiva X descrição objetiva 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20207 - acesso em 12-12-10 - Aula sobre descrição a partir de fotografia 

http://www.sempretops.com/informacao/castro-alves-biografia-e-poemas/ - acesso em 12-12-10 - Biografia e poemas de Castro Alves 

Avaliação

 Professor,        

A avaliação deve ser processual. Observe, a cada atividade desenvolvida:

  • o envolvimento dos alunos, o entrosamento dos indivíduos nas atividades em grupo;   
  • a desenvoltura nas atividades orais;
  • a expressão dos sentimentos através de textos orais, escritos e de manifestações artísticas.      

Nas produções escritas, considere:

  • a adequação ao tema e à proposta;
  • o uso adequado das linguagens subjetiva e objetiva;
  • o uso de elementos de coesão;
  • a coerência interna e externa;
  • o empenho em reescrever o texto.

Peça que os alunos avaliem esta sequência didática, levando em conta o que aprenderam e a dinâmica das aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.