Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Importância da moradia.

 

04/02/2011

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender que a moradia relaciona-se com o ato de residir em algum lugar; como abrigo, como segurança;
  • Compreender que a construção da moradia é fruto de resolução do problema da proteção e abrigo.
Duração das atividades
3 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de Moradia

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Ler histórias e discutir sobre a moradia como abrigo e segurança.  

1º Momento:

Inicie a aula propiciando aos alunos a oportunidade de fazer uma leitura em grupo. Dividida a turma em grupos, metade ler a história: “O truque de Cúri” (Claire Ubac, 2002) e a outra metade ler “A casinha do tatu” de (Elza Sallut, 1992).

Fonte: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/188439.jpg

Sinopse do livro "O truque de Cúri" -  As diversas etapas da vida de Cúri, desde o nascimento até a velhice, são descritas por meio das diferentes lugares que ele habitou.

Fonte: http://literatura.moderna.com.br/capas/Moderna/85-16-03115-2.jpg

 Sinopse do livro "A casinha do tatu" - ELZA SALLUT

Fonte: http://www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03115-2.pdf  

 2º momento:

Cada grupo elege um representante para contar a história lida para o restante da turma. Em seguida, o professor solicita que os alunos digam qual a relação entre as histórias lidas e a moradia humana.  

Atividade 2 – Fazer leituras de fotos de diferentes moradias.   

1º Momento:  

Exponha fotos de algumas moradias planejadas para proteger as pessoas do clima ou de outros fenômenos da natureza. Mostre as fotos e faça algumas perguntas norteadoras, que serão respondidas a partir de leituras e discussão no pequeno grupo e na turma.

- Fotos de países que contornam o mar mediterrâneo: Todas as casas são brancas, como vocês explicam isso?

 

Fonte:

http://img.blogs.abril.com.br/1/corretorsustentavel/imagens/telhados-pintados-de-branco.jpg

 

Texto sobre a moradia grega:  

http://pt.wikilingue.com/es/Costumes_da_Antiga_Gr%C3%A9cia#La_casa_griega 

 No Pólo Norte, as casas são chamadas de iglus, com uma pequena porta na entrada para evitar a saída do ar quente. Feita por grandes blocos de gelo e dispõem uns sobre os outros. Sua forma é arredondada, como vocês explicam isso?   

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_F2nx0gbMU7g/S9WUBtshdsI/AAAAAAAAABM/MXOf7R6MzQg/s1600/iglu3%5B1%5D.jpg

 Na Tunísia: as casas são escavadas no solo. Como vocês explicam isso? 

Fonte:  http://3.bp.blogspot.com/_EukiQj-veb4/STVg0XX6sGI/AAAAAAAAA7k/PS9DV69vppw/s320/tunisia.jpg  

- Os irlandeses constroem suas casas rente ao chão, deixando metade enterrada. Como vocês explicam isso?     

- No Japão por causas dos tremores, as casas são fabricadas com madeiras leve e paredes de papel. Como vocês explicam isso?

Fonte: http://anfalpet.org.br/portal/images/stories/imagens/imagens_noticias/_628_04_4300246290663713241.jpg

 No sudeste asiático, as casas são feitas sobre pilotis, para que a enchente não alcance o piso. Como vocês explicam isso?  

Fonte: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/08/palafitas.jpg

Os pigmeus da África protegem-se camuflando suas casas com ramagens. Como vocês explicam isso? 

Fonte: http://d2n2vym3grm7tw.cloudfront.net/856469600ccb359ae8afcbba08b8a4ed

No livro "O truque de Cúri: as casas do mundo" (Claire Ubac, 2002) fala desses tipos de moradia colocados acima. 

Atividade 3 -  Discutir o problema da moradia.   

1º momento:

Solicite que os alunos procurem alguns textos que tratem do direito de moradia, e façam uma leitura e uma discussão sobre o que existe na lei e na realidade brasileira.

Indicação de textos:

Um direito humano fundamental desde 1948

http://www.direitoamoradia.org/pt/conheca/direito-a-moradia/

Direito à moradia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_%C3%A0_moradia

 

2º momento:

Oportunize aos alunos a fazer uma análise sobre casos reais de moradia, onde as várias pessoas moram em lugares diferenciados, dependendo da situação de vida das famílias. E faça uma cantoria com a musica de Gilberto Gil "Nos barracos da cidade".

Sugestão de Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=nXky4SStuPQ

3º momento:

   Faça uma síntese,  discutindo com  os alunos o problema da moradia no Brasil e as alternativas encontradas pelo governo para solucionar tal situação. Leia a reportagem  abaixo e organize esse momento.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/03/25/ult5772u3359.jhtm

http://www.escolakids.com/a-casa.htm

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram:

- Compreender que a moradia relaciona-se com o ato de residir em algum lugar; como abrigo, como segurança;

- Compreender que a construção da moradia é fruto de resolução do problema da proteção e abrigo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • wania, Wania , Minas Gerais - disse:
    waniaaguimaraes@hotmail.com

    09/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns Patrícia e Raimunda!Muito boa a aula. Procurava material para dar aula de artes abordando a moradia e encontrei essa bela sugestão. Vou adapta-la à minha aula. Obrigada por disponibilizar seu meterial.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.