04/02/2011
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Conceito de Moradia
Inicie a aula propiciando aos alunos a oportunidade de fazer uma leitura em grupo. Dividida a turma em grupos, metade ler a história: “O truque de Cúri” (Claire Ubac, 2002) e a outra metade ler “A casinha do tatu” de (Elza Sallut, 1992).
Fonte: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/188439.jpg
Sinopse do livro "O truque de Cúri" - As diversas etapas da vida de Cúri, desde o nascimento até a velhice, são descritas por meio das diferentes lugares que ele habitou.
Fonte: http://literatura.moderna.com.br/capas/Moderna/85-16-03115-2.jpg
Sinopse do livro "A casinha do tatu" - ELZA SALLUT
Fonte: http://www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03115-2.pdf
Cada grupo elege um representante para contar a história lida para o restante da turma. Em seguida, o professor solicita que os alunos digam qual a relação entre as histórias lidas e a moradia humana.
Exponha fotos de algumas moradias planejadas para proteger as pessoas do clima ou de outros fenômenos da natureza. Mostre as fotos e faça algumas perguntas norteadoras, que serão respondidas a partir de leituras e discussão no pequeno grupo e na turma.
- Fotos de países que contornam o mar mediterrâneo: Todas as casas são brancas, como vocês explicam isso?
Fonte:
http://img.blogs.abril.com.br/1/corretorsustentavel/imagens/telhados-pintados-de-branco.jpg
Texto sobre a moradia grega:
http://pt.wikilingue.com/es/Costumes_da_Antiga_Gr%C3%A9cia#La_casa_griega
No Pólo Norte, as casas são chamadas de iglus, com uma pequena porta na entrada para evitar a saída do ar quente. Feita por grandes blocos de gelo e dispõem uns sobre os outros. Sua forma é arredondada, como vocês explicam isso?
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_F2nx0gbMU7g/S9WUBtshdsI/AAAAAAAAABM/MXOf7R6MzQg/s1600/iglu3%5B1%5D.jpg
Na Tunísia: as casas são escavadas no solo. Como vocês explicam isso?
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_EukiQj-veb4/STVg0XX6sGI/AAAAAAAAA7k/PS9DV69vppw/s320/tunisia.jpg
- Os irlandeses constroem suas casas rente ao chão, deixando metade enterrada. Como vocês explicam isso?
- No Japão por causas dos tremores, as casas são fabricadas com madeiras leve e paredes de papel. Como vocês explicam isso?
No sudeste asiático, as casas são feitas sobre pilotis, para que a enchente não alcance o piso. Como vocês explicam isso?
Fonte: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/08/palafitas.jpg
Os pigmeus da África protegem-se camuflando suas casas com ramagens. Como vocês explicam isso?
Fonte: http://d2n2vym3grm7tw.cloudfront.net/856469600ccb359ae8afcbba08b8a4ed
No livro "O truque de Cúri: as casas do mundo" (Claire Ubac, 2002) fala desses tipos de moradia colocados acima.
Solicite que os alunos procurem alguns textos que tratem do direito de moradia, e façam uma leitura e uma discussão sobre o que existe na lei e na realidade brasileira.
Indicação de textos:
Um direito humano fundamental desde 1948
http://www.direitoamoradia.org/pt/conheca/direito-a-moradia/
Direito à moradia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_%C3%A0_moradia
Oportunize aos alunos a fazer uma análise sobre casos reais de moradia, onde as várias pessoas moram em lugares diferenciados, dependendo da situação de vida das famílias. E faça uma cantoria com a musica de Gilberto Gil "Nos barracos da cidade".
Sugestão de Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=nXky4SStuPQ
Faça uma síntese, discutindo com os alunos o problema da moradia no Brasil e as alternativas encontradas pelo governo para solucionar tal situação. Leia a reportagem abaixo e organize esse momento.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/03/25/ult5772u3359.jhtm
Avaliar se os alunos conseguiram:
- Compreender que a moradia relaciona-se com o ato de residir em algum lugar; como abrigo, como segurança;
- Compreender que a construção da moradia é fruto de resolução do problema da proteção e abrigo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/03/2011
Cinco estrelasParabéns Patrícia e Raimunda!Muito boa a aula. Procurava material para dar aula de artes abordando a moradia e encontrei essa bela sugestão. Vou adapta-la à minha aula. Obrigada por disponibilizar seu meterial.