14/02/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ouvir e apreciar a música barroca.
Conhecer as características da música barroca.
Identificar alguns instrumentos musicais usados nas composições barrocas.
Música barroca.
Instrumentos musicais.
Selecione uma música do estilo barroco para ser executada em sala e apreciada pelas crianças. Sugestão de compositores da música barroca que o professor ou a escola pode adquirir o CD: Vivladi, Bach. Após a escuta da música peça as crianças para falarem sua opinião. Por meio de uma pintura as crianças irão expor os seus sentimentos com relação a música barroca. Para essa atividade, providencie papel peso 40, tinta guache de varias cores e pincéis. As crianças irão representar a música com a pintura. Deixe a atividade em lugar ventilado para secar, em seguida, encaminhe o grupo para uma avaliação na qual cada criança dará sua opinião, falará sobre sua pintura, seus sentimentos, o que representou, e as cores que utilizou .
Professor, procure em sua cidade alguém que cante música no estilo barroco ou toque algum instrumento desse estilo. Convide a pessoa para fazer uma apresentação em sua escola. Após o encerramento da apresentação a turma irá registrar suas impressões por meio do desenho e da escrita.
Site para pesquisar informações sobre a música barroca.
http://www.oliver.psc.br/compositores/historiamusica.htm
Professor peça as crianças para pesquisarem gravuras dos tipos de instrumentos musicais usados na composição da música barroca. Leve para sala gravuras/imagens de instrumentos do período barroco e utilizado nos dias atuais. Encaminhe a turma para uma roda, exponha as imagens dos instrumentos. Organize uma conversa sobre os instrumentos para que os alunos posssam destacar as diferenças e semelhanças. Anote o que as crianças falarem no quadro. Anote o que as crianças falarem no quadro, depois sugira às crianças a escrita no caderno de uma uma lista com o nome dos instrumentos musicais.
Leia a biografia de um compositor de música barroca. Sugerimos a história de Vivaldi.
Link para pesquisar informações sobre compositores da música barroca.
http://musicaclassica.folha.com.br/cds/14/biografia-2.html
Retome com as crianças algumas considerações sobre a música barroca e sugira a produção de um texto, em dupla, as crianças criarão um texto coletivo sobre o que aprenderam acerca da música barroca. Em seguida, elas irão fazer a ilustração usando desenhos, pintura ou colagem dos instrumentos desse período para ilustrar o texto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_barroca
http://www.youtube.com/watch?v=C2CLk_W8FoA
Livro:
HISTÓRIA UNIVERSAL DA MÚSICA
Kurt Pahlen. Edições Melhoramentos
Observar e registrar a participação dos alunos durante a realização das atividades, verificando se o aprendizado das crianças corresponde as expectativas de aprendizagem:
Ouvir e apreciar a música barroca.
Conhecer as características da música barroca.
Identificar alguns instrumentos musicais usados nas composições barrocas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/09/2011
Cinco estrelasagradeço o excelente direcionamento da materia. att.
02/03/2011
Quatro estrelasGostei bastante. Estou fazendo um trabalho parecido com os alunos do 1° ano mas ao invés da música barroca estamos aprendendo os ritmos do Nordeste.