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Razões trigonométricas com Desenho Geométrico

 

17/02/2011

Autor e Coautor(es)
GUILHERME ERWIN HARTUNG
imagem do usuário

PETROPOLIS - RJ CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO

Rita Meirelles

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir e compreender as razões trigonométricas com os instrumentos de desenho geométrico

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Manuseio dos instrumentos de desenho geométrico

Estratégias e recursos da aula

Marcador Introdução

As razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente de um ângulo) compõem um tema da trigonometria fundamental de extrema importância. O que proponho nesta aula é a construção desses conceitos com o auxílio do desenho geométrico, e uma discussão do tema.

Marcador atividade 1

Vamos construir primeiramente o seno. Como sabemos:

seno angulo

Vamos construir, com ferramentas de desenho geométrico, o seno de 35°, por exemplo.

Marcador necessario

  • Folha de papel A4;
  • Régua milimetrada (25 cm);
  • Transferidor de ângulos;
  • Lápis, caneta e borracha.

Marcador passo

O procedimento abaixo pode ser reproduzido, individualmente, com os alunos em sala de aula. Acompanhe:

demonstracao1

 

1) Desenhe uma linha horizontal (entre 7 e 12 cm, aproximadamente);

2) Marque na extremidade esquerda o vértice onde construiremos o ângulo â;

3) Com o auxílio de um transferidor de ângulos, marque 35° e trace o segmento;

4) Marque o segundo vértice do triângulo;

5) Novamente com a ajuda de um transferidor, marque agora 90° e trace o segmento;

Discuta com os alunos outras formas de desenhar um ângulo reto. Podemos usar os esquadros ou um compasso.

6) Com o triângulo retângulo desenhado, use uma régua para medir o cateto oposto ao ângulo â;

7) Meça também a hipotenusa do triângulo;

8) Calcule a razão entre o cateto oposto ao ângulo â e a hipotenusa do triângulo e compare o resultado obtido com o valor do seno de 35° numa tabela trigonométrica ou numa calculadora científica.

Marcador Discutir

Faça um fórum para discutir tópicos relevantes. Lance questionamentos como:

  • Se cada aluno construiu um triângulo com dimensões diferentes, como os resultados dos senos ficaram bem próximos?
  • Como isso pode estar relacionado com a semelhança de triângulos?
  • Que critério de semelhança de triângulos justifica esse fato?
  • Como isso pode ser usado no dia a dia para resolver problemas de cálculo de distâncias inacessíveis?
  • Por que o resultado obtido não é exatamente igual ao da tabela trigonométrica?
  • Como poderíamos fazer esta construção com resultados mais precisos?
  • Com os instrumentos que usamos, o que nos oferecerá maior precisão? Um triângulo com dimensões pequenas ou um grande triângulo?
  • Será que existe um meio algébrico de se obter o seno de um ângulo?
  • Este fórum é de extrema importância, pois faz com que o aluno reflita e compreenda o significado do seno de um ângulo qualquer.

Marcador atividade 2

Agora vamos ao cosseno. Sabemos que:

cosseno angulo

Usando o mesmo triângulo retângulo construído na atividade anterior, meça agora o cateto adjacente ao ângulo â e a hipotenusa do triângulo:

demonstracao2

Faça a razão entre o cateto adjacente ao ângulo â e a hipotenusa do triângulo. O valor obtido neste caso é, aproximadamente, 0,82.

Os questionamentos feitos na atividade anterior podem ser revistos.

Marcador atividade 3

E vamos finalmente à tangente. Sabemos que:

tangente angulo

Usando ainda o mesmo triângulo retângulo construído na primeira atividade, meça os catetos do triângulo:

demonstracao3

Faça a razão entre o cateto oposto ao ângulo â e o cateto adjacente ao ângulo â. O valor obtido neste caso é, aproximadamente, 0,7.

Repasse alguns questionamentos feitos na atividade anterior, e dê ênfase em problemas de alturas inacessíveis. Mostre porque a tangente é importante em problemas desse tipo (a altura inacessível equivale ao cateto oposto ao ângulo do observador mais a sua altura e a distância entre o observador e o objeto em questão corresponde ao outro cateto). Veja:

Altura inacessivel

Marcador extra

Esta atividade pode ser feita em grupos de 5 alunos. Usando as construções acima, peça para cada grupo criar a sua própria tabela trigonométrica de 5 em 5 graus (de zero a 90°). Com as tabelas prontas faça uma comparação com uma tabela trigonométrica completa. Neste momento é importante o aluno perceber a importância de um desenho bem feito para uma boa precisão em seus cálculos.

Recursos Complementares

Esta aula do Portal do Professor de "Distâncias Inacessíveis" pode enriquecer a aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22970

Avaliação

A avaliação pode ser feita durante as atividades. O professor poderá avaliar, também, a precisão do aluno na atividade, pois esta precisão estará relacionada com a qualidade do desenho produzido.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniões

  • gabriel, sao sabas , São Paulo - disse:
    ga.figueiredo@gmail.com

    30/10/2012

    Quatro estrelas

    muito bom esplicando bem gostei


  • cristineide, EREM REGINA PACIS , Pernambuco - disse:
    cristineidesantacruz@hotmail.com

    03/09/2012

    Três estrelas

    Muito boa


  • José Américo dos Santos, CIEP 230 , Rio de Janeiro - disse:
    jose_santos229@prof.educacao.rj.gov.br

    02/06/2012

    Cinco estrelas

    Bom dia! Classifico como uma aula de "BÓTIMA" qualidade José Américo


  • Laura, Escola municippal e estadual , Rio de Janeiro - disse:
    laurabarbosalucinda@yahoo.com.br

    02/06/2012

    Cinco estrelas

    Sensacional. Gostei muito desta aula. Eu tenho na minha carteirinha do MEC formação para dar aula de desenho de matemática e desenho geométrico e esta aula me emocionou muito e pretendo utilizá-la com os meus alunos em momento oportuno e percebo que o desenho geométrico deveria voltar ao curriculo ou então deveriamos ter seis tempos semanais como era a muitos anos atrás


  • Rafaela, Anglo Ribeirao , São Paulo - disse:
    rafaela-miiranda@live.com

    27/02/2012

    Cinco estrelas

    Muito Boa a Aula. parabéens


Sem classificação.
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