Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lazer: equipamentos de lazer da cidade.

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os diversos tipos de “equipamentos de lazer” presentes na cidade e região em que os alunos se inserem.

- Conhecer conceitos básicos de equipamentos de lazer.

- Conhecer diversas possibilidades presentes na cultura que os alunos poderão vivenciar no tempo de lazer nos equipamentos.

- Visitar um ou mais equipamentos de lazer da cidade a partir dos debates e discussões estabelecidas em aula.

Duração das atividades
Poderão ser duas atividades de 25 minutos e uma de 100 minutos compreendendo um total de 150 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo equipamentos de lazer.

Duração: 25 minutos.

Material: Computadores.

Local: Sala de aula e/ou multimídia.  

Para iniciar a aula o professor (a) poderá apresentar aos alunos o que são “equipamentos de lazer”, tendo em vista a cidade e/ou região em que eles se inserem. Poderá lançar mão de alguns questionamentos como: O que acham que é o lazer? Dentro desse entendimento o que mais fazem “de lazer” durante a semana na cidade? O que acham que sejam os “equipamentos de lazer” da cidade? Pedir para que citem exemplos desses equipamentos segundo o entendimento que apresentaram.   

Continuando a discussão sobre os equipamentos de lazer o professor(a) poderá apresentar algumas características do que seriam esses equipamentos. Posteriormente o professor poderá apresentar algumas imagens, uma a uma, e pedir para que os alunos a partir das características apresentadas, digam se é um equipamento de lazer ou não, debatendo sobre os argumentos.   

EQUIPAMENTOS DE LAZER   

Três critérios básicos são utilizados para delimitar os equipamentos específicos de lazer. 1) A dimensão física do equipamento; 2) População atendida no equipamento; 3) O interesse ou interesses culturais do lazer privilegiados no equipamento.

Tal classificação foi proposta por Requixa (1980) e Camargo (1979) e ressaltada por Marcellino (2006). A partir dessa classificação, os autores caracterizaram vários tipos de equipamento, os microequipamentos, médios, os macroequipamentos polivalentes e os equipamentos de turismo social, além de proporem alguns espaços como sendo equipamentos específicos do lazer (cinema, teatros, clubes...etc) em que se prioriza a vivência do lazer, e outros espaços como sendo equipamentos não-específicos do lazer (bar, casa, a rua, a escola, dentre outros), não pensados em sua origem para serem espaços específicos para o lazer, mas que acabam cumprindo essa função.   

Referências sugeridas   

CAMARGO, L. O. Recreação Pública. Cadernos de Lazer 4. São Paulo: SESC, 1979, p. 29-36.   

MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.   

PELLEGRIN, A. D. Equipamento de Lazer. In: GOMES, C. L. (org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.   

REQUIXA, R. Sugestão de Diretrizes para uma Política Nacional de Lazer. São Paulo: SESC, 1980.

IMAGENS QUE PODERÃO SER DISPONIBILIZADAS

Imagem: Cinema. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.best-cine.com/wp-content/uploads/2009/02/cinema-filmes.jpg&imgrefurl=http://www.best-cine.com/tag/cinema/&usg=__YTEHTauluw8QLZtpXYGbEjCQjWg=&h=439&w=674&sz=48&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=nsHYtg7y8TC4tM:&tbnh=109&tbnw=167&prev=/images%3Fq%3Dcinema%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26rlz%3D1R2ADRA_pt-BRBR355%26biw%3D1259%26bih%3D545%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=531&ei=ooz6TN-YEsL_lgfjgvm0Bw&oei=ooz6TN-YEsL_lgfjgvm0Bw&esq=1&page=1&ndsp=13&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=78&ty=76 (Acesso em 04/12/10). 

Imagem: Clube. Fonte: http://www.casualoperadora.com.br/detalhes_rodo.php?id=40 (Acesso em 04/12/10). 

Imagem: Teatro. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://revistaraiz.uol.com.br/portal/images/stories/canal_musicas/noticias/Teatro-Santa-Isabel-interno.jpg&imgrefurl=http://revistaraiz.uol.com.br/portal/index.php%3Foption%3Dcom_content%26task%3Dview%26id%3D304%26Itemid%3D171&usg=__mIfJHDGrzRRg7_iVFzk9aZZ0kV8=&h=333&w=500&sz=69&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=LX85IjyHDgwn1M:&tbnh=134&tbnw=174&prev=/images%3Fq%3DTeatro%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26rlz%3D1R2ADRA_pt-BRBR355%26biw%3D1259%26bih%3D545%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=297&ei=L476TOjMO4S8lQfpy_y6Bw&oei=L476TOjMO4S8lQfpy_y6Bw&esq=1&page=1&ndsp=14&ved=1t:429,r:6,s:0&tx=85&ty=94 (Acesso em 04/12/10). 

Imagem: Praça. Fonte: http://www.trekearth.com/gallery/South_America/Brazil/Southeast/Minas_Gerais/Belo_Horizonte/photo744807.htm (Acesso em 04/12/10). 

O professor(a) poderá ainda expor outras imagens como a de shoppings, bares, museus, dentre outros, para estimular o debate.   

Atividade 2 – Os equipamentos de lazer da “minha” cidade.

Duração: 25 minutos.

Material: Papéis; canetas; canetas e lápis coloridos; tintas, isopor, palitos de picolé, caixas de papelão, tampas plásticas, tesouras, papel crepom, cartolina, pincéis, colas e demais materiais que o professor (a) julgar necessário para disponibilizar aos alunos para que exerçam sua criatividade.

Local: Sala de aula ou espaço que permita a realização da atividade.

Imagem: Maquete de Centro de Convenções. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_aEpQ-S25Inc/RpVgHaIaa4I/AAAAAAAAAMs/6ODn3rP8lOQ/s1600/maquete.jpg&imgrefurl=http://oliveiradimas.blogspot.com/2007_12_01_archive.html&usg=__sMRDn8nGXtyF3Q7Rmdp3SImCO4E=&h=1063&w=1600&sz=190&hl=pt-br&start=55&zoom=1&tbnid=EpoRTX7Nghn-AM:&tbnh=121&tbnw=167&prev=/images%3Fq%3Dmaquete%2Bde%2Bmuseu%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26rlz%3D1R2ADRA_pt-BRBR355%26biw%3D1259%26bih%3D545%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=265&ei=MZL6TLSkKoG8lQff89nUDA&oei=3pH6TNGwFYeglAeYltC-Bw&esq=2&page=4&ndsp=18&ved=1t:429,r:5,s:55&tx=103&ty=41 (Acesso em 04/12/10). 

Imagem: Maquete de praça. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.wagnermaquetes.com/maquetes/7/condominio_velas_da_marina_139.jpg&imgrefurl=http://www.wagnermaquetes.com/%3Fpag%3Dgaleria_maquetes%26aid%3D7%26gi%3D10%26inicio%3D12&usg=__x5nRpWB3s160zzbdRe7Gwu5tw_I=&h=525&w=700&sz=109&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=gXw8ZLffcuF5JM:&tbnh=130&tbnw=168&prev=/images%3Fq%3Dmaquete%2Bde%2Bpra%25C3%25A7a%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26rlz%3D1R2ADRA_pt-BRBR355%26biw%3D1259%26bih%3D545%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=472&vpy=272&dur=16&hovh=194&hovw=259&tx=152&ty=193&ei=JZP6TNGcK4S8lQfpy_y6Bw&oei=JZP6TNGcK4S8lQfpy_y6Bw&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:14,s:0 (Acesso em 04/12/10). 

Imagem: Desenho de parque. Fonte: http://www.arcoweb.com.br/especiais/premio-carlos-barjas-milan-27-02-2007.html (Acesso em 04/12/10). 

Posteriormente o professor(a) poderá propor algumas discussões e reflexões sobre a utilização desses espaços pelas pessoas da cidade. Se eles mesmos utilizam; se conhecem e/ou frequentam esses espaços; o que falta para que esses espaços sejam melhor utilizados pelas pessoas da cidade; dentre outras questões que surgirem durante o debate.  

Por fim, o professor(a) juntamente com os alunos escolherá um dos equipamentos escolhidos para visita e  organizará a turma para a visita. Poderá dividir os alunos em vários grupos para desenvolverem trabalhos antes, durante e após a visita.

Atividade 3 – Visita ao equipamento escolhido.

Duração: 100 minutos.

Material: “Materiais” disponíveis no equipamento escolhido para visita.

Local: Praça; clube; teatro, cinema, campo de futebol ou outro equipamento escolhido pelos alunos.

Visita ao equipamento escolhido pelos alunos juntamente com o professor(a).   

Possibilidades e sugestões para organização com os alunos:

Antes da visita:   

1) Pesquisas sobre as principais características do equipamento:

- Data de fundação ou construção; - Se é frequentado pelo público da cidade;

- Quem é responsável pela manutenção (prefeitura, governo, iniciativa privada);

- Se existe alguma ação em parceria com o poder público de projetos para sociedade; dentre outras possibilidades.

2) Entrevista com gestores do equipamento.   

Durante a visita:   

1) Comparações sobre os dados pesquisados antes da visita com o que estão percebendo durante a visita.

2) Registros quanto aos espaços do equipamento, ações desenvolvidas, estrutura disponibilizada.

3) Conteúdos “do lazer” priorizados no equipamento. Obs.: para saber sobre a classificação proposta quanto aos conteúdos do lazer, acessar a aula disponível no portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25234 (Acesso em 04/12/10).    

Após a visita:   

1) Elaborar estratégias ampliação de atendimento do equipamento á sociedade.

2) Sugerir “atividades” que poderão ser realizadas no equipamento para torná-lo mais atrativo.

3) Pensar em uma “campanha de divulgação” desse equipamento na própria comunidade escolar. (cartazes, folders, utilização de redes sociais na internet, sorteio de brindes, palestras, dentre outras inúmeras possibilidades ao alcance da criatividade dos alunos).

Obs.: Os alunos poderão ser organizados em equipes e cada equipe desenvolver a sua campanha de “otimização” do equipamento de lazer proposto. Um júri pode ser organizado com os gestores, coordenadores, professores, pais e alunos da escola, bem como representantes do equipamento escolhido, que votarão na melhor campanha. Poderão ser buscadas premiações à equipe vencedora.

Recursos Complementares

Sugestões de sites:  

http://www.lazer.eefd.ufrj.br/sesc/docs/manual_sesc_quadras_esportivas.pdf (Acesso em 04/12/10). (Otimização da utilização de equipamentos de lazer). 

http://www.eeffto.ufmg.br/licere/ (Acesso em 04/12/10). (Revista do Programa Interdisciplinar do Mestrado em Lazer da UFMG).    

http://www.boletimef.org/biblioteca/2421/Os-espacos-e-equipamentos-de-lazer-das-cidades (Acesso em 04/12/10).    

http://www.cbce.org.br/cd/resumos/228.pdf (Acesso em 04/12/10). 

Avaliação

O professor (a) poderá pedir aos alunos para expor sobre o que já conheciam sobre equipamentos de lazer e o que não conheciam. Falar sobre os equipamentos da cidade; sua utilização; apoio do poder público na otimização dos espaços; propostas que podem ser desenvolvidas, dentre outras questões que surgirem no debate. Pedirá para que falem sobre o que mudou dentro do que entendiam como equipamentos de lazer e o que entendem após a aula e as atividades desenvolvidas. Se gostaram do equipamento visitado e se pretendem visitar outros equipamentos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lindha, Eliah , Rio Grande do Norte - disse:
    lindha_gata@boll.com

    19/09/2012

    Cinco estrelas

    A aula mostra como se deve aproveitar melhor o nosso tempo livre com nossos familiares. Passar mais tempos com as crianças,mostrando pra elas os beneficios da nossa cidade. Bjs ... e EXCELENTE aula Xau!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.