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Se faz bem para o meu corpo, faz bem para mim! Higiene e Saúde.

 

30/08/2012

Autor e Coautor(es)
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alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão;

2. Identificar os cuidados diários básicos com a higiene corporal;

3. Compreender a importância dos cuidados com o corpo;

4. Analisar os cuidados com o corpo e as doenças que estão associadas à falta de higiene;

5. Estimular o autoconhecimento;

6. Desenvolver e ampliar o vocabulário.

Duração das atividades
5 dias, com 50 minutos, diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1: PENSANDO E DISCUTINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE

1. O professor iniciará a aula apresentando a história do livro/CD Família Sujo, do grupo Cuidado que Mancha, que fala sobre o Sr. Sérgio, Sra. Sula e sua filha Sílvia, uma família diferente que não gosta muito de banho e limpeza. O Sr. Sérgio  Sujo e sua esposa, a Sra. Sula Sujo vivem momentos complicados, quando a filha do casal, Sílvia Sujo, desaparece em meio a imensa sujeira de seu quarto. Em estilo radiofônico, o grupo Cuidado que Mancha interpreta com muito humor a história, recheada de cações e com grande variedade de efeitos sonoros, tornando-a muito divertida e dinâmica.

 

Fonte: Editora Projeto Poa

 

* Esta mesma história pode ser também apresentada em forma de espetáculo, no qual o grupo utiliza-se de vários objetos, dispostos em uma mesa, para produzir uma grande variedade de sons.

 

Fonte: http://www.casacinepoa.com.br/os-filmes/realiza%C3%A7%C3%A3o/v%C3%ADdeos/cuidado-que-mancha

 

2. O professor realizará um debate com a classe acerca do conto Família Sujo. Para isso poderá questiona-lhes:

- O conto relata a história de que família?

- Como era esta família? Era igual a todas as outras? O que ela tinha de diferente?

- Qual o nome dos personagens da história?

- Onde a família Sujo achava que era o lugar do lixo?

- Qual era a pior ofensa para a família sujo?

- Como as pessoas reagiam ao encontrar a família Sujo?

- Por que as pessoas agiam desta forma?

- O que aconteceu ao Sr. Sérgio Sujo na reunião de seu trabalho?

- E com a Sra. Sula quando estava dando aula?

- O que a filha Sílvia suja achava que não precisava mais fazer quando cresceu?

- Como era a Silva? Ela se penteava, cortava os cabelos, tomava banho?

- Com o quê as pessoas confundiam a Sílvia?

- O que fez o lixeiro com a Sílvia? O que precisou fazer sua mãe?

- Como a Silvia ficou depois do “passeio” que fez no caminhão de lixo?

- Por que estas coisas aconteceram com a família Sujo?

- Por que a Sílvia decidiu não sair mais do quarto?

- Quem é a melhor amiga da Sílvia?

- O que acontece com o quarto da Sílvia?

- Por que a Sílvia Sujo não ouvia mais nada e nem conseguia mais ver o próprio corpo?

- Por que ela despareceu? O que aconteceu com a Sílvia?

- O que os pais da Sílvia fizeram para encontrar a filha desaparecida?

- Como a Sílvia conseguiu ser encontrada? Quem a encontrou?

- O que as faxineiras fizeram com a Sílvia?

- Depois do banho, a mãe de Sílvia a reconheceu?

- O que aconteceu à família Sujo depois do que aconteceu?

- Se ficamos sem tomar banho e sem mantermos a higiene de nosso corpo, de nossa casa e da nossa cidade, o que pode acontecer conosco?

- Que doenças podem ser adquiridas quando os hábitos de higiene corporal e ambiental são desprezados?

- O que podemos fazer para não ficarmos como a família Sujo?

- Por que a higiene é importante para o nosso corpo e bem estar?

- Vocês acham que o lugar do lixo “é por tudo” ou é no “lixo”?

- Quem joga papel, embalagens etc. no chão, na rua acha que o lugar do lixo “é por tudo” ou no “lixo”?

- Quais os problemas que podem ser causados quando jogamos lixo na rua?

- Vocês conhecem alguém que joga papel na rua?

- O que poderíamos dizer para as pessoas que jogam lixo na rua?

 

3. Após o debate, o professor pedirá para a classe que imaginem como seria a família Sujo – o Sr. Sérgio, a Sra. Sula e a Silvia –, registrando-a em forma de desenho. É importante que o professor estimule os alunos a pensar sobre vários aspectos que fazem parte da higiene pessoal e corporal, por exemplo:

- Como será o seu cabelo? (oleoso, ensebado, cheio de sujeira, comprido, embaraçado, com piolhos etc.)

- E as orelhas? (cheias de cascão etc.)

- E os olhos e o nariz? (com secreção, sujos etc.)

- E os dentes e a boca? (com cáries, cheios de restos de comida, mau hálito etc.)

- E o pescoço e as mãos? (suado, grudento, sujos etc.)

- Pés e axilas? (mau cheiro, chulé etc.)

- E as unhas? (compridas, repletas de sujeiras etc.)

- E o seu corpo? (com mau cheiro, com cascão, com coceiras etc.)

- Como são suas roupas (engorduradas, com alimentos respingados, encardidas etc.)

 

ATIVIDADE 2: FORMAS DE HIGIENE

1. O professor realizará a leitura do livro: Por que devo me lavar? Aprendendo sobre higiene pessoal. LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Editora Scipione.

 

Fonte: Editora Scipione.

 

2. A partir das informações contidas no livro, o professor discutirá com os alunos sobre quais os cuidados de higiene que devemos ter com o nosso corpo. De modo a ampliar os conhecimentos dos alunos, o professor poderá realizar as seguintes atividades:

 

2.1. BANHO: CORPO E CABELO:

a) Apresentação da música Castelo Rá-tim-bum: Meu pé meu querido pé e do vídeo Zuzubalandia: preguiça de tomar banho.

* Disponíveis, respectivamente, em:

http://www.youtube.com/watch?v=cTycyMhBPY8

http://www.youtube.com/watch?v=PMldSeXTfzA

 

* Questionamentos a partir da música e do vídeo:

- Por que a Maria Mole ficou cheia de moscas ao seu redor?

- O banho pode ser divertido?

- O que Maria Mole mais gostou do banho?

- O que o ratinho está fazendo?

- Quais as partes do corpo que o ratinho lava durante o banho?

- Por que precisamos tomar banho?

- Quais produtos devemos utilizar durante o banho para eliminar os resíduos naturais de nosso corpo (suor, células mortas e sebo), a poeira e as sujeiras?

- O que pode acontecer com as pessoas que não tomam banho?

- E quando não lavamos o cabelo?

- Que insetos são atraídos pelos cabelos? (piolho)

- O que precisamos fazer para evitar piolhos?

 

* Sugestão de livro para tratar a temática sobre piolho:

 

NOYER, Christine. Marcelo está com piolhos. Editora Companhia das Letrinhas.

Editora Companhia das Letrinhas.

 

* Tomar banho é uma exigência da nossa pele - barreira natural contra a entrada de micro-organismos em nosso corpo. A pele é formada por pequenos poros, por onde sai o suor de nosso corpo, e pelas glândulas sebáceas. Além disso, a pele elimina diariamente células mortas. Se deixarmos que os resíduos naturais do corpo (suor, células mortas e sebo), a poeira e a sujeira se acumulem, as bactérias comensais – bactérias que convivem conosco sem necessariamente causar doenças – irão se multiplicar descontroladamente, danificando o nosso corpo e abrindo espaço para que outras bactérias nocivas e micro-organismos indesejados entrem em nosso corpo causando doenças. Quando tomamos banho, removemos os resíduos naturais do corpo e mantemos o equilíbrio entre as bactérias comensais e a pele.

 

* Informações extraídas da Revista Ciência Hoje das Crianças, n. 176, jan – fev, ano 2007. Por que temos que tomar banho?

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista-aberta/

 

b) Leitura e discussão do livro: Banho! Mariana Massaram. Editora Global. Ao final, os alunos deverão registrar, por meio de um desenho os cuidados que tem com o corpo e os hábitos de higiene que cultivam diariamente.

 

BANHO!

Fonte: Editora Global.

 

 

2.2. MÃOS E UNHAS:

a) O professor iniciará esta etapa, cantando com as crianças algumas das músicas abaixo:

- Lavar as mãos, Arnaldo Antunes:

http://www.youtube.com/watch?v=6yDjUuzv1Ls

http://www.youtube.com/watch?v=STkpkJWMIxs

- Lava mão, Galinha Pintadinha 3:

http://www.youtube.com/watch?v=CuaUuMNfJQk

- Lavar as mãos:

http://www.youtube.com/watch?v=jewqHBUUbeI

 

b) Em seguida questionará a classe:

- Por que é importante lavar as mãos?

- O que pode acontecer a nossa saúde quando não lavamos as mãos?

- Como se lava a mão? Vocês sabem lavar bem as mãos?

 

c) Proporá a realização do seguinte experimento:

 

Experimento: Será que sei lavar a mão direito?

Objetivo

- Verificar a forma como os alunos lavam as mãos.

- Demonstrar a forma correta de higienização das mãos.

 

Materiais

- 1 venda para os olhos;

- 1 pote de tinta guache colorida;

- Água para enxaguar;

- 1 toalha para secar as mãos após o experimento.

 

Procedimentos:

1. Coloque a venda em um dos alunos;

2. Sem deixar que os alunos vejam a tinta guache, explique que colocará em suas mãos um pouco de sabonete líquido;

3. Peça para o aluno estender as mãos e despeje um pouco de tinta nelas;

4. Oriente-o para que esfregue as mãos, como se estivesse lavando-a;

5. Retire a venda do aluno;

6. Observe com a classe se a tinta colorida se espalhou por toda a mão ou se alguma parte ficou sem tinta;

 

Resultados:

O professor deverá explicar que este experimento simula a forma como lavamos as mãos. As partes que não foram coloridas pela tinta são as que não foram “bem lavadas”, restando ainda sujeira e micro-organismos prejudiciais a nossa saúde. Daí a importância de se ter paciência e procurar lavar todos os cantinhos das mãos, inclusive as unhas. O professor deverá também destacar a importância de mantermos as unhas limpas e cortadas, pois além dos micróbios e germes que nela se alojam, os vermes que estão na areia ou na terra podem se permanecer debaixo das unhas. Assim, se coçarmos um machucado, com as unhas, compridas e sujas, ou levarmos nossas mãos, sem as lavarmos, aos olhos, boca e nariz, estes seres nocivos podem penetrar em nosso corpo, causando inflamações e doenças.

 

Outros experimentos que podem ser realizados com os alunos:

- Por que devemos lavar as mãos? parte1: experimento prático

 

 

 

 

 

- Por que devemos lavar as mãos?: parte2: vídeo

 

 

 

 

 

- Você sabe lavar as mãos?: parte 1: experimento prático

 

 

 

 

 

- Você sabe lavar as mãos?: parte 2: vídeo

 

 

 

 

 

- Ponto Ciência:

http://www.pontociencia.org.br/microbiologia.htm

 

d) O professor apresentará o seguinte vídeo, que demonstra a forma correta de higienizar as mãos. Durante o vídeo, o professor deverá ler as instruções à classe.

- Como lavar as mãos:

http://www.youtube.com/watch?v=cTVF21ZSEGg

 

e) A partir das informações verificadas no vídeo acima, os alunos irão com o professor no lavatório da escola para aprenderem, na prática, como fazer a higienização correta das mãos. É importante que o professor demonstre e chame a atenção para lugares que podem ser esquecidos pelos alunos: entre os dedos, unhas, parte de cima das mãos, pulsos etc.

 

f) Coletivamente, a classe construirá um cartaz sobre:

 

PRECISAMOS LAVAR AS MÃOS ....

ANTES DE...

 

 

 

 

 

DEPOIS DE...

 

 

 

 

 

 

2.3. BOCA E DENTES

a) O professor apresentará o vídeo: Era uma vez o corpo humano: a boca e os dentes, Planeta DeAgostini.

 

Fonte: Planeta DeAgostini

* Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=3J24v6QXmOM

http://www.youtube.com/watch?v=vZQX7X_osgQ&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=vZQX7X_osgQ&feature=fvwrel

 

b) Realizará um debate acerca do vídeo, questionando-lhes:

- Que outro hábito de higiene fala o vídeo?

- Qual a importância da saúde bucal?

- Quais os cuidados que devemos ter com os dentes?

- Quando devemos escovar os dentes?

- Quais os produtos e os instrumentos utilizados para manutenção da saúde bucal?

- Quais alimentos devem ser evitados para termos dentes saudáveis?

- O que acontece quando não escovamos os dentes?

- O que são cáries?

- Quais alimentos devem ser evitados?

- Quais alimentos são importantes para mantermos a saúde bucal?

- Por que comer maçã faz bem para a saúde bucal? (os alimentos que possuem ação adstringentes, como a maçã, ajudam na remoção de resíduos acumulados nas gengivas).

- O que devemos fazer para cuidar bem da nossa boca?

 

c) O professor realizará a leitura do livro Notícia na rua dos dentes de leite, de Anna Russelmann, Editora Ática; e proporá a seguinte atividade: que a classe recorte de revistas e jornais:alimentos (frutas, verduras, legumes etc.) e produtos (pasta de dente, fio dental, antisséptico bucal, consulta periódica ao dentista etc.) que ajudam na saúde bucal e alimentos que são prejudiciais aos dentes, provocando o surgimento de cáries, placas bacterianas etc., (como balas, chicletes, refrigerantes, doces etc.); identificando e colando em dois cartazes (que podem ter a forma de dentes): um saudável e outro com cárie e placas bacterianas.

 

Fonte: Editora Ática

 

d) O professor também poderá construir com a sala, dentes saudáveis e não saudáveis de garrafas pet, montando posteriormente um teatro da história acima ou de outra de sua preferência, e mesmo, criar com os alunos uma história com os conhecimentos adquiridos. Também poderá modelar alimentos que fazem bem para os dentes e que os prejudica com massa de modelar, papel marche etc..

 

* Para a construção dos dentes de garrafas pet, poderá consultar:

http://pescvargemgrandepta.blogspot.com.br/2012/07/sugestao-de-atividade-dente.html

http://www.pragentemiuda.org/2011/10/dentes-e-bocao-com-garrafa-pet.html

http://www.pragentemiuda.org/2011/10/dentes-e-bocao-com-garrafa-pet.html

 

Outros materiais que o professor poderá utilizar:

- Doki descobre os dentes:

* Disponível em: http:// http://www.youtube.com/watch?v=rtQA6hcW5kQ&feature=related

- O rei Cárie:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dXpFNb_gDKc&feature=related

- Lavar os dentes:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=at7944EaqnI

- Missão saúde bucal:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YOMaEHyiy_g&feature=related

- A lenda do reino dos dentes:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aAuTx-fpiiI&feature=related

- Escovinha:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TrmAD8KroQk&feature=related

- Sid o cientista: quero bolo:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WUnig_lAjF8&feature=related

- Dr. Dentuço e a lenda do reino do dente: 10 episódios

* Disponível em: http://www.colgate.com.br/app/PDP/MundodaCrianca/BR/Multimidia/Multimidia1.cvsp

- Como escovar os dentes, Parte 1 e 2:

* Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=bSXbBJ1ZrlQ

http://www.youtube.com/watch?v=CnbG0Sj919M

- Caillou e a fada dos dentes:

* Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=wS9Y4xvPrkw&feature=related

 

Músicas:

- Ratinho escovando os dentes, Castelo Ra-tim-bum:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rtQA6hcW5kQ&feature=related

- Escolinha de música 4 – Lavar os dentes:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nl_dTKfbgAc

- Lavar os dentes:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xtc6pQBNS8o

- Meus dentinhos e eu:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jqWVJyL8IiY&feature=related

- Meus dentinhos, música infantil:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=f9XqXEyxTDc&feature=related

 

Literatura Infantil:

MACGUIRE, Leslie; PIDGEON, Jean. Vamos escovar os dentes? Editora Salamandra.

PARK, Louise; ROWE, Jeannette. Coleção gatinha esperta: dentes. Editora Ciranda Cultural.

GOMES, Jaqueline. A festa dos dentes. Editora: Gaudi Editorial, 2009.

SIRETT, Dawn. Escovando meus dentes! Editora Zastras.

ODRIOZOLA, Beatriz. Vamos escovar os dentes. Editora: Leitura.

MACHADO, Angelo. Dente. Coleção: gente tem, bicho também. Editora Nova Fronteira.

CHILD, Lauren. Eu não quero que meu dente mole caia nunca, nunquinha. Coleção Charlie e Lola. Editora

VIANA, Vivina de Assis. Meu dente caiu! Editora Casa de Livros.

JOLY, Funny.Quem tem medo de dentista. Coleção quem tem medo. Editora Scipione.

ROCHA, Ruth. Será que vai doer? Editora Salamandra.

GUILLE, Gill. Bia, a fada dos dentes. Girassol.

DANN, Penny. Fada do dente: A bolsa da fada do dente. Editora Melhoramentos.

RIBEIRO, Maria Inês; RUIZ, Doris Rocha. O troca-troca dos dentes. Editora Santos.

FRAZÃO, Marcia. Ametista, a fada que era dentista. Editora. Cosac Naify.

ALCÂNTARA, Ivan. Eu adoro os meus dentes: conversando sobre higiene. Coleção o futuro cidadão. Editora Escala Educacional.

ALTENFELDER, Luciana. Léo está com dor de dente. Editora: Quinteto Editorial.

CARRASCO, Walcyr. O jacaré com dor de dente. Editora: Lazuli, 2008.

CIRANDA CULTURAL. A dor de dente de Tito. Editora: Ciranda Cultural, 2009.

TERRA, Ana. E o dente ainda doía. Editora: DCL, 2012.

COUTO, João Luiz do. O Elefante que não sabia escovar os dentes. Editora: Giostri, 2009.

 

2.4. NARIZ

a) Como introdução ao assunto, o professor poderá trabalhar com a classe a importância e a função do nariz e do sentido olfato nas atividades cotidianas.

* Sugerimos para isso a aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25777

 

b) Discutirá e listará com os alunos os cuidados que devemos ter com o nariz:

- Limpá-los diariamente no banho a fim de evitar doenças respiratórias;

- Não colocar o dedo no nariz, pois poderá machuca-lo e introduzir micro-organismos nocivos nas mucosas, ocasionando inflamações e doenças indesejáveis;

- Não colocar nenhum objeto ou substância em seu interior;

- Não cheirar produtos e substâncias que não conhecem;

- Usar soro fisiológico, na temperatura do corpo, para sua limpeza;

- Quando gripado, utilizar lenço de papel e assuar uma narina por vez;

- Não assuar o nariz com força etc..

 

* Outras informações estão disponíveis em:

http://higienepessoal.pbworks.com/w/page/18201007/Nariz

http://www.ericthuler.com/index.php?option=com_content&view=article&id=51:curiart9&catid=1&Itemid=31&lang=us

 

ATIVIDADE 3: SAÚDE DO CORPO

1. O professor questionará a classe:

- Além da higiene corporal, que outros hábitos devemos cultivar para termos um corpo saudável?

 

2. Após ouvir as hipóteses iniciais dos alunos, o professor presentará o vídeo Saúde!!! com Dr. Esporte.

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gG7Z-0Sy-xU&feature=related

 

3. O professor organizará um debate abordando alguns aspectos citados no vídeo (higiene corporal, alimentação saudável e prática de exercícios físicos) e introduzirá outros (higienização dos alimentos, doenças, vacinas, proteção solar, importância do sono etc.):

- O que é importante para que o nosso corpo seja saudável?

- Por que é importante termos uma alimentação saudável?

- O que é uma alimentação saudável?

- Que tipo de alimentos devemos consumir para manter nosso corpo saudável?

- Que tipo de alimento é importante para nossos ossos? E para os dentes?

- Quais cuidados devemos ter com o nosso corpo?

- O que se pode evitar que aconteça ao nosso corpo, quando cultivamos hábitos de higiene corporal?

- Quais os alimentos que devemos evitar consumir?

- O que devemos fazer com os alimentos antes de comê-los?

- Alguém poderia falar uma forma de higienização de alimentos?

- O que pode acontecer às pessoas que não higienizam corretamente os alimentos antes de consumi-los?

- Quais os hábitos de higiene que devemos praticar antes das refeições?

- O que pode nos acontecer se não lavarmos as mãos antes de comer?

- Devemos comer coisas que caíram no chão?

- Para mantermos nosso corpo saudável é importante que tomemos muita água durante o dia. Alguém saberia dizer a quantidade de água que deveríamos ingerir diariamente?

- Podemos tomar água de qualquer lugar?

- Como deve ser a água que bebemos?

- Devemos tomar água sem que esteja filtrada ou fervida?

- O que pode acontecer às pessoas que ingerem água não filtrada?

- O que acontece se comermos apenas aquilo que gostamos: batata frita, chocolate, bala, hambúrguer, pizza etc.?

- Por que praticar exercícios é importante à nossa saúde?

- Quais os benefícios que a atividade física proporciona para aqueles que a pratica?

- O que pode acontecer às pessoas que não praticam atividades físicas?

- Quando praticamos atividades físicas, muitas vezes ficamos expostos ao sol. Que horário seria recomendado para praticar atividades físicas durante o dia? Que horário devemos evitar?

- Como devemos nos prevenir dos raios solares?

- Embora nosso corpo precise de atividades físicas, precisamos também descansar. O que acontece quando chegamos à escola, se no dia anterior formos dormir muito tarde?

- Vocês costumam dormir cedo ou tarde?

- O que devemos fazer quando nos machucamos ou ficamos doentes? (curativos, procuramos médico etc.)

- Que outro recurso podemos utilizar para não ficarmos doente? (vacinas)

 

4. Para trabalhar tais questões, o professor poderá utilizar em sua aula os seguintes recursos:

 

4.1. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

a) Atividades:

- O professor realizará com a classe uma degustação de saladas cruas, para isso poderá cortar ou ralar: alface, beterraba, cenoura, rúcula, rabanete, tomate, repolho etc.. Também poderão preparar um molho com azeite, limão, manjericão ou orégano e um pouquinho de sal. É importante que o professor discuta com a classe: a categoria destes alimentos na pirâmide alimentar, suas funções e importância para o nosso organismo.

 

- Outra atividade com alimentos que poderá ser feita é degustação de frutas. O professor apresentará à classe várias frutas, já cortadas, de modo que montem seus pratinhos e experimentem frutas diferentes daquelas que estão acostumadas. Antes, porém, não deve se esquecer de pedir aos alunos que lavem suas mãos, explicando a importância desta ação na preparação dos alimentos e ingestão das refeições.

 

- O professor poderá fazer uma oficina de sucos, apresentando a classe uma variedade de frutas, de modo que manuseiem, possam sentir o cheiro de suas cascas, observem o seu formato, suas especificidades etc.. Em seguida poderão fazer suco com as frutas, além de inventar suas receitas de suco próprias, misturando as frutas, com leite, legumes (beterraba, cenoura).

 

- Outra sugestão de atividade que o professor poderá trabalhar com a classe é a construção de uma pirâmide alimentar e a leitura e criação de poesias relacionadas ao tema, na qual o professor serve como escriba da classe.

* Para isso indicamos os livros:

- JOSÉ, Elias. Poesia é fruta doce e gostosa. Editora FTD.

- OBEID, César. Rimas saborosas. Editora Moderna.

 

b) Livros:

RASTOIN-FAUGERON, Françoise. A Higiene. Por que é preciso manter a limpeza o tempo todo? Editora Escala.

RASTOIN-FAUGERON, Françoise; CHAU, Benjamin. Alimentação. Por que não podemos comer só batata frita? Editora Escala.

 

c) Vídeos:

- Educação nutricional

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nwssAbMMq5Y&feature=related

 

4.2. ATIVIDADES FÍSICAS:

a) Atividades:

- O professor poderá propor um conjunto de brincadeiras de roda, corda, futebol, corrida, brincadeiras folclóricas (amarelinha, queimada, pega-pega, esconde-esconde) etc..

 

b) Livros:

RASTOIN-FAUGERON, Françoise; CHAU, Benjamin. O esporte. Por que devemos fazer exercícios? Editora Escala.

 

c) Músicas:

- Mundo da criança: cantando com o corpo.

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WHRlPzW7etI&feature=related

- Desengonçada. Bia Bedra (álbum: A caixa de música de Bia)

* Disponível: http://www.4shared.com/audio/CREzqbXs/desengonada_Bia_Bedran.htm

- Boneca de lata. Emcantar:

* Disponível: http://sonora.terra.com.br/Artista/85849/emcantar

 

 

4.3. SONO:

a) Livros:

- PRATS, Joan de Déu. É hora de dormir. Coleção Tris-Trás. Editora Escala.

- OPPENHEIM, Joanne. Hora de dormir. Editora Girafa.

- CHILD, Lauren. Charlie e Lola: eu não quero dormir agora. Editora Ática.

 

b) Vídeos:

- Charlie Y Lola - No Tengo Sueño Y No Ire A Dormi.

* Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=9lbseIyKSF8

- Doki descobre a hora de dormir.

* Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=uTrdXb27M9E

- Pocoyo: hora de dormir.

* Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=K_YdNJKgu-g

- MPBaby Hora de Dormir: Carneirinho Carneirão.

* Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=H5Uf069xkhg

- Serafim e companhia: hora de dormir.

* Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=qIpWMoVd7gg

 

4.4. HIGIENE DOS ALIMENTOS

a) Atividades:

- Passeio na cozinha da escola para a observação da higienização e preparação dos alimentos pelas merendeiras;

- Entrevista com as merendeiras sobre os hábitos de higiene utilizados no manuseio e preparação dos alimentos;

- Preparação de receitas utilizando os hábitos de higiene corporal aprendidos e a higienização do local de preparo e dos alimentos.

 

b) Vídeos:

- O planeta de Pipsqueak: Pipsqueak se alimenta com saúde.

* Disponível em:

- Dr. Bactéria e os perigos da contaminação dos alimentos.

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zzOSljLklqU

- Dr.Bactéria e as doenças transmitidas por alimentos.

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=e8ruuIvd6vs

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Por que devemos lavar as mãos?: parte2: vídeo Vídeo
Por que devemos lavar as mãos? parte1: experimento prático Experimento prático
Você sabe lavar as mãos?: parte 2: vídeo Vídeo
Você sabe lavar as mãos?: parte 1: experimento prático Experimento prático
Recursos Complementares

LIVROS:

- MACHADO, Ana Maria. Banho sem chuva. Editora Salamandra.

- CHACELLOR, Deborah. Higiene e saúde. Editora Girassol.

 

VÍDEOS:

- Sugismundo: Campanha de higiene

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=a9S0D5Rbdho

- Música Boa Higiene, de Valber Meireles

http://www.youtube.com/watch?v=7-jWhaNgYtI

 

SITES:

http://habitoshigieneportalprofessor.wordpress.com/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=107

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29143

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29359

 

LIVROS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

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