05/01/2011
Construindo um relógio: conhecendo os números e entendendo sua função
Núbia Silvia Guimaraes Paiva, Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Reconhecer os números e a ordem numérica entre eles, de um a doze;
Segundo Objetivo
Perceber que um número natural ocupa lugar na sequência numérica
Terceiro Objetivo
Melhorar a noção dos alunos quanto à leitura, produção e interpretação de escritas numéricas até 12
Quarto Objetivo
Localizar hora e meia hora em relógio de ponteiro
Quinto Objetivo
Relacionar relógio de ponteiro com relógio digital
Sexto Objetivo
Construír a noção de tempo
Para realizar esta aula, os alunos deverão saber reconhecer os números de 1 a 12
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Gwenview [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
KControl [ Iniciar > Aplicativos > Configurações do Sistema > Centro de Controle]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam ]
A aula está dividida em três momentos:
As histórias fazem parte do imaginário infantil, neste sentido devem estar sempre presentes na sala de aula. Um livro interessante que pode ser utilizado para trabalhar com o relógio, os números e a contagem é: “Contando com o Relógio”.
|
Agora os alunos construirão um relógio real. Preparamos os materiais com antecedência e montamos a base do relógio. Você vai precisar de:
Com o papel cartão preto faça um grande cículo e recorte. Com as cartolinas faça dois círculos menores que o preto para sobrepor deixando uma borda de mais ou menos 4 centímetros no círculo preto. Cole um dos círculos brancos sobre o círculo preto maior. Recorte em partes iguais o outro círculo na quantidade de partes desejadas. Em nossa aula cortamos em doze (12) partes iguais e as crianças trabalharam em duplas na decoração de cada parte. Veja um exemplo de como dividir o círculo:
Colamos os números na borda preta do círculo com cola quente.
Após a montagem do relógio o aluno deverá fotografá-lo, utilizando a câmera do seu laptop. Para isto, ele deve abrir o software [WxCam] efetuar a foto e salvar o arquivo. Recomenda-se o uso do [KolourPaint] para edição da fotografia. Recomenda-se a criação de um momento na aula onde os alunos possam apresentar os seus relógios, bem como as fotografias retiradas por eles. A visualização das fotos pode ser feita por meio do programa [Gwenview]. Neste momento, é importante solicitar às crianças que façam a leitura da hora/minutos que aparecem no relógio, e que procurem dizer que atividade estariam fazendo naquele momento. |
Se você tiver disponibilidade, coloque a música “O Relógio” Caso este material não esteja disponível em sua escola, coloque o vídeo abaixo com a música "O Relógio", de Vinícius de Moraes: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87218/ As crianças ouvem a música e cantam. Em seguida, converse com as crianças sobre o conteúdo da música. Algumas questões que podem ser trabalhadas:
À medida em que as crianças forem respondendo, complemente o assunto e observe que elas estão construindo um relógio para a sala de aula, para que eles possam brincar e aprender. Depois convide as crianças para construírem o mosaico do relógio da turminha. Confeccione com as crianças as partes internas do relógio com as partes recortadas do círculo branco de cartolina, faça o trabalho em duplas. Para esse trabalho, você professor pode utilizar colagem de lantejoulas ou cola colorida. Explique que o resultado do trabalho comporá um mosaico lindo para o relógio da turma. Depois que as “peças” do mosaico secarem, cole no relógio fazendo o fundo. Termine de montá-lo colocando os ponteiros e está pronto! Abaixo vemos a imagem de um relógio construído pelos alunos de uma turma:
O relógio construído pela turma deve fazer parte dos brinquedos diários das crianças, a fim de contribuir com o sucesso dos objetivos da aula. |
Material usado:
- 1 prato de papel - 1 caneta preta - 1 tesoura - 1 alfinete - 1 pedaço pequeno de cartolina preta |
Utilize os relógios de ponteiros contruídos para trabalhar a leitura das horas e minutos . Coloque diferentes horários no relógio e peça às crianças para dizerem a hora nele marcada. Procurar relacionar estes horários com momentos do dia que façam sentido para as crianças, como: - Hora de levantar - Hora de ir para a escola - Hora do lanche - Hora do almoço - Hora de dormir Alternativamente, você pode utilizar o website abaixo e solicitar que os alunos registrem nele algum dos momentos do dia, como relacionado acima (ex. hora de levantar, hora de ir para a escola, ...). Em seguida, os alunos podem mostrar os horários registrados em seus relógios. É importante que o professor neste momento veja os relógios de alguns alunos, e utilize alguns destes para desenhá-los no quadro - ressaltando que estas seriam algumas possibilidades, mas que outros horários próximos àqueles também são válidos. |
Papéis, cola colorida, EVA, números de EVA ou plástico
Coleção: Aprendendo e Brincando com Música e Jogos. Autor: Chizuko Yogi. Belo Horizonte: Editora Fapi, 2003.
Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades. Ao final destas, deverão demonstrar habilidades para:
* Reconhecer os números até 12
* Perceber que um número natural ocupa lugar na sequência numérica
* Ler, produzir e interpretar escritas numéricas até 12
As habilidades acima podem ser observadas durante a construção do relógio pelos alunos. Além destas, os alunos devem ainda:
* Ler as horas em relógio de ponteiro e relógio digital. O quinto momento da aula pode ser utilizado para observar se os alunos alcançaram esta habilidade. Este momento, proposto em grande grupo, pode também ser realizado de forma individual, solicitando a cada aluno que verbalize a hora sinalizada no relógio.
As atividades de leitura
* Compreender as funções de um relógio como instrumento para indicar momentos do dia, hora de realização de determinadas tarefas
* Compreender noções de tempo
Nas discussões propostas, é possível verificar se os alunos desenvolveram a noção de tempo - demonstrando compreender a sucessão de fatos (o que ocorre antes e depois), e como o relógio pode auxiliar na organização das tarefas a serem realizadas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/06/2011
Quatro estrelassua ideia é maravilhosa ,estou adorando viajar nas diversan ideias de aulas ;assim construo matriais mais ricos para minhas aulas.