Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cuidados com o Sol

 

08/03/2013

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Michele Varotto, Alessandra Arce

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a importância do sol para a vida;

- Identificar os malefícios que a exposição ao sol pode trazer à saúde humana;

- Conscientizar sobre a necessidade dos cuidados com a saúde;

- Despertar o interesse na prevenção de doenças relacionadas ao sol, desde a mais tenra idade;

Duração das atividades
Aproximadamente 5 dias, com 40 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: A Luz e o Calor – conhecendo o Sol

1. Para introduzir a temática sobre o sol e os cuidados que devemos tomar com o mesmo, principalmente ao que se refere: a doenças de pele; desidratação; inicie a aula trabalhando com as crianças as características do sol, de forma bem sintética, focando mais nos aspectos relativos a luz e calor. Para isso, introduza a temática com uma pesquisa de campo, para isso, em uma roda de conversa, faça alguns questionamentos sobre as características do sol, podendo-se utilizar as seguintes questões:

- Vocês já viram o sol?

- Quando ele aparece?

- O que acontece quando ele aparece?

- Onde ele fica?

- Como ele é?

 

Ao final, com as hipóteses das crianças registradas em um cartaz, leve-as para a área externa da escola (faça isso em um dia que esteja ensolarado), peça então, para que elas procurem o sol, e assim, tentem observa-lo, por um tempo máximo de 5 minutos.

 

2. Retornem para a sala de aula. Entregue uma folha de sulfite para cada criança e com o auxílio de: giz de cera; hidrocor; lápis de cor; guache; etc. oriente-as a desenharem a forma com que viram o sol, ou seja, como ele é.

 

3. Com os desenhos prontos, faça uma roda de leitura, nela apresente o livro: RUSTAD, Martha E. H. El Sol/ The Sun. Editora:  Capstone-USA, às crianças.

o sol

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

Ao final da leitura, retomem os principais conceitos apresentados no livro sobre as características do sol, e com isso, construam um painel coletivo no formato do sol, o qual pode ser colorido com “bolinhas” de papel crepom.

 

4. Após essa primeira sistematização, questione às crianças, em uma roda de conversa sobre algumas características do sol, como a luz. Para isso, leve-as novamente para o espaço externo da escola, e peça para que elas observem como é de dia, depois que imaginem como é à noite. Caso, seja possível, traga as crianças no mesmo dia à noite para que observem esse espaço. Após as observações,  entregue uma folha sulfite, dividida ao meio, para cada criança, oriente-as a desenharem de um lado como é o local de dia e como fica à noite:

 

Minha Escola durante o Dia Minha Escola durante a Noite
 

 

 

 

 

 

 

5. A partir do registro das crianças, faça o questionamento sobre a necessidade de luz para a visão. Para isso, podem-se levar as crianças em um quarto bem escuro, e peça para que elas digam o que estão vendo, depois abra as cortinas e faça a mesma pergunta. Assim, realize o seguinte experimento:

Objetivo:Verificar a necessidade de luz para a visão humana.

Materiais:

- Cartolina;

- Lápis de cor;

- Tesoura sem ponta;

- Folha de papel;

- Fita adesiva;

Procedimentos:

- Desenhe na folha de papel um quadrado com cerca de 10 centímetros de cada lado e recorte-o;

- Faça um desenho com o auxílio de lápis de cor no quadrado de papel;

- Enrole a cartolina na forma de um tubo, deixando uma abertura que cubra o desenho feito no papel e cubra com a fita adesiva;

- Posicione uma extremidade do tubo de cartolina em um dos olhos, e a outra tampe com o desenho do quadrado de papel, de forma a cuidar para que não entre luz, e assim, tente observar e decifrar o desenho;

- Lentamente, vá afastando o desenho do tubo de cartolina e observe o que acontece.

 

Resultados:

Não há possibilidade de ver o desenho quando há ausência de luz, conforme se afasta o desenho a imagem já se pode observar o desenho, devido a presença da luz.

 

6. Realize esse experimento com cada aluno. Ao final, em uma nova roda de conversa, questione os alunos se eles conseguiram enxergar o desenho ou não, como sugestão, podem ser feitos os seguintes questionamentos:

- Vocês conseguiram ver o desenho quando este estava grudado no tubo?

- O que vocês viram neste momento?

- Quando o desenho foi afastado do tubo o que vocês viram?

- Por que isso aconteceu?

Após essa discussão entregue uma folha de papel dividida ao meio para cada criança e oriente-as a desenharem de um lado o que viram quando o desenho estava tapando o tubo de papel e de outro o que foi visto quando o desenho foi afastado do tubo. O que pode ser feito da seguinte maneira:

Desenho tapando o tubo Desenho afastado do tubo

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 2: Nos dias de sol eu...

1. A partir das questões trabalhadas na atividade anterior, inicie discutindo com as crianças sobre o que podemos fazer nos dias de Sol. Sugere-se, então, que seja contada uma história para as crianças, dentre as quais destacamos as seguintes literaturas:

FRANÇA, Mary. Dia de Sol. Editora: Ática.

Nos dia de sol

Fonte: Editora Ática

 

MORICONI, Renato. Dia de Sol. Editora: Jujuba editora.

Dia de sol

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

 

2. Após a leitura de uma das histórias, entregue massa de modelar às crianças e oriente-as a representarem, com o auxílio da mesma, as diferentes atividades que gostam de fazer nos dias de sol.

 

3. Após os desenhos, em uma nova roda de conversa, organize um debate sobre o que as crianças gostam de fazer nos dias de sol, para isso, peça para que elas exponham suas modelagens e expliquem.

 

4. Com esta primeira apresentação e investigação sobre as diferentes atividades que as crianças fazem nos dias de sol. Em uma nova roda de conversa, questione-as sobre os perigos que o sol pode causar em nossa saúde, podendo utilizar-se das seguintes questões:

- O que acontece quando ficamos muito tempo expostos ao sol?

- Será que o sol pode causar algum problema em nossa saúde?

- Quais os perigos que o sol pode causar?

 

Após esta discussão, entregue uma folha de papel para cada criança e peça para que registrem suas hipóteses sobre os perigos do sol para nossa saúde.

 

5. Assim, com base nas hipóteses das crianças, discuta com elas sobre os perigos elencados. Após isto, para ilustrar a discussão realize os seguintes experimentos:

 

5.1 - Experimento 1: Desidratação da alface

Objetivo:Compreender o que acontece com nosso organismo se ficamos muito tempo expostos ao sol.

Materiais:

- 4 ou 5 folhas de alface;

- 2 vasilhas;

- Água.

Procedimentos:

- Em uma das vasilhas, coloque 2 ou mais folhas de alface e leve-as ao sol, procure mantê-las diretamente sob este.

- Na outra vasilha coloque o restante das folhas de alface, coloque um pouco de água e deixe em um local fresco.

- Após algum tempo verifique o que aconteceu.

Resultados:

- A alface exposta ao sol irá murchar, enquanto que a que está no local fresco com lago se manterá por mais tempo intacta.

 

5.2 – Experimento 2: O antes e o depois.

Objetivo:Observar as mudanças que o sol pode causar em nossa pele;

Materiais:

- Fotos de bebês;

- Fotos de pessoas idosas;

- 1 Maracujá verde;

- 1 Maracujá maduro (enrugado).

Procedimentos:

- Disponha as crianças em um círculo, entregue para elas diversas fotos de bebês para que elas observem. Após a observação prende-as em um mural (o qual pode ser de ímã).

- Na mesma disposição, entregue as fotos de pessoas idosas para que as crianças manuseiem. Em seguida, coloque-as junto com as demais no mural.

- Na sequência, passe para que as crianças observem os maracujás, desta forma, oriente-as a compararem-nos com as fotos, de modo a identificar qual se parece com o bebê e qual lembra o vovô.

Resultados:

- A partir dessa observação as crianças poderão observar a diferença entre a pele do bebê e a pele do vovô, evidenciando as transformações que com o passar do tempo e exposição ao sol podem acarretar, deixando a nossa pele parecida com a do maracujá maduro.

 

7. A partir das observações destes experimentos, em uma roda de conversa, questione as crianças sobre os resultados obtidos:

- O que aconteceu com a alface?

- Por que ela ficou assim?

- E nas fotos? Havia alguma diferença entre o vovô e o bebê? Qual?

- Como é a pele do bebê? Como é a pele do vovô?

- O que será que aconteceu para a pele mudar tanto assim?

- Será que é só por causa da idade?

- Quais os principais problemas que o sol pode acarretar a nossa saúde?

 

8.Ao final entregue duas folhas dividida ao meio e peça para que as criança desenhem as duas situações observadas.

Alface no Sol Alface na sombra
                                   

 

 

 

 

 

 

A pele do Bebê A pele do Vovô
 

 

 

 

 

 

 

 

9. A partir dos registros das crianças, apresente um vídeo ou mais sobre as consequências do sol à saúde, como sugestão indicamos os seguintes:

- Salve sua pele, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6DgRo_YIQJY&feature=related

- Prevenção nacional contra o câncer de pele, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gmfcFtxnYsg&feature=related

- O risco solar à pele, disponível em: http:// http://www.youtube.com/watch?v=RjovWOyvvvY&feature=g-vrec

 

10. Ao final, a partir dos vídeos assistidos pelas crianças, faça apenas o contorno de um corpo humano, e com o auxílio de tinta guache, peça para que as crianças desenhem os problemas que o sol pode causar em nossa pele.

 

Atividade 3: O Sol e a nossa Saúde

1. Para iniciar a discussão, relembre com as crianças todas as atividades que elas gostam de fazer nos dias de sol, bem como os perigos que o sol pode trazer a nossa saúde, se não tomarmos cuidado.

 

2. Após isto, em uma roda de conversa traga os seguintes questionamentos, sobre como podemos nos proteger do sol:

- Quais os problemas que o sol pode causar a nossa saúde?

- Será que nunca mais poderemos brincar no sol?

- O que podemos fazer para nos proteger dos perigos do sol?

Após a discussão, oriente as crianças a registrarem suas hipóteses. Para isso, entregue uma folha de papel a cada aluno e peça para que ilustrem o que podemos fazer para nos proteger do sol.

 

3. Na sequência exponha os trabalhos das crianças e oriente-as a explicarem aos colegas o que elas fizeram.

 

4. Após a discussão, com as crianças dispostas em círculos, leve diferentes objetos que nos ajudam a proteger do sol, como: protetor solar; guarda-sol; chapéus; bonés; uma garrafa com água; algumas frutas; etc. Com os objetos dispostos no interior do círculo faça novos questionamentos às crianças, de modo a aguçar ainda mais a curiosidade delas:

- Vocês conhecem algum desses objetos?

- Onde vocês viram?

- Para que serve cada um deles?

- Como podemos usa-los?

- No que eles ajudam nossa saúde?

 

5. Em seguida, explique para as crianças a utilidade de cada um desses objetos.

 

6. Agora é hora de praticar! Faça uma aula divertida com as crianças na piscina. Para isso, se a escola não tiver, aconselha-se a utilizar uma ou mais piscinas plásticas (o que pode ser pedido para os responsáveis que tiverem emprestarem para a escola), enche-as em uma quantidade rasa para que as crianças não se afoguem, de modo a poderem brincar tranquilamente. Porém, antes de irem para a piscina, solicite aos responsáveis mandarem roupas de banho como: maiôs, sungas; biquínis; toalhas. Com as crianças já trocadas, antes de irem brincar, em uma roda de conversa, faça novos questionamentos sobre o que está faltando para elas poderem brincar com cuidado.

 

7. Entregue para cada dupla ou trio de crianças um frasco com protetor solar, explique como deve ser passado, e oriente-as a ajudarem os colegas a passar o protetor. Procure ir registrando, por meio de fotografias, cada uma das etapas tanto do preparo para a brincadeira, como durante a mesma.

 

8. Após todos estarem bem protegidos, leve-os para a piscina, e deixe-os brincar livremente por um tempo. Fique atento as brincadeiras e dependendo do tempo, reforce a camada de protetor solar. Não se esqueça de levar bastante água para que eles bebam. Após a piscina, pode-se servir uma deliciosa salada de frutas para as crianças recuperarem suas energias.

 

9.  Ao final, após brincarem na piscina e se alimentarem, de volta a sala de aula, com as fotos tiradas, construa coletivamente um “Guia de cuidados com o Sol”. O que pode ser feito em forma de um livro coletivo, para isso:

- Divida 3 cartolinas ao meio e coloque uma folha sobre a outra, de tal maneira que fiquem várias páginas;

- Com um furador, faça dois furos ao meio dessas páginas;

- Após furar, passe uma fita entre os furos dando um laço. Pronto! Seu livro está pronto! Agora é só escrever a história de modo, que os alunos possam ilustra-la.

- Para a ilustração, pode-se dividir a sala em grupos de 5 alunos, e pedir para que cada um faça a ilustração de uma das páginas do livro.

 

Em seguida, exponha o livro na escola.

 

* Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

Recursos Complementares

a) Sugestões de livros:

BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. Raio de Sol. Editora: DCL.

DIAS, Julio Gonçalves; LUCAS, Constança. A menina e o Sol. Editora: Formato, 2011.

MARTINS, Claudio; SYPRIANO, Lilian.  Sol ou Chuva? Editora: Compor.

NICKELODEON. Um dia de Sol. Editora: Caramelo.

STIGGER, Veronica. Dora e o Sol. Editora: Editora 34.

TV PINGUIM. Peixonauta em – O caso do dia de Sol. Editora: Melhoramentos.

 

b) Livros sobre o Ensino de Ciências:

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

c) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

 

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: a partir de todos os trabalhos realizados pelas crianças durante esta aula, organize um workshop na escola, de modo que os alunos exponham todos os trabalhos realizados durante esta aula, explicando a importância de tomar cuidado com o sol e de como utilizar os protetores desta.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • tercilia reis albino, prefeitura municipal de florianópolis , Santa Catarina - disse:
    ter.cilia@hotmail.com

    15/03/2015

    Cinco estrelas

    Adorei a aula e adorei este site.sou professora de educação infantil e sempre encontro dificuldades para desenvolver meus projetos por falta de material pedagógico.entrei aqui e encontrei tudo o que estava precisando para dar a minha aula sobre cuidados e benefícios do Sol.Espero poder encontrar sempre o que preciso aqui!


  • Ana Luiza Vieira, Pequeno polegar , Paraná - disse:
    alvvaral@hotmail.com

    16/04/2013

    Cinco estrelas

    ótimo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.