21/02/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
O que eles entendem por arte?
Quem define o que é Arte?
A proposta desta aula é que cada trio de alunos possa criar um infográfico sobre a semana de Arte Moderna, dessa forma, os alunos aprenderão a pesquisar com um foco estabelecido, poderão socializar suas descobertas e têm um desafio de produzir conhecimento de forma interativa e lúdica.
O infográfico é uma ferramenta muito conhecida pelos alunos, pois eles fazem parte de uma geração que usa muitas imagens para se comunicarem. Essa competência própria desta geração contemporânea é cada vez mais uma exigência de nossa sociedade, que busca formas interativas para se comunicar.
Atividade 1
Identifique o quanto eles conhecem sobre o termo infográfico. Se necessário busque sites na internet que apresentem essa ferramenta.
Abaixo segue uma lista com locais que apresentam desde vários exemplo, bem como um outro que explica a funcionalidade do infográfico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia
http://especiais.ig.com.br/infograficos/
http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/
http://super.abril.com.br/videos/conteudo_videos_251205.shtml
Atividade 2- Ampliando repertório e entendendo a proposta.
Para ilustrar para os alunos a tarefa há no Portal do Professor um livroclip sobre a vida de Oswald Andrade. Oswald de Andrade, um escritor respeitabundo Depois que os alunos explorarem o recurso sob o ponto de vista do conteúdo, peça que identifiquem os recursos tecnológicos presentes no clip. Para repertoriar a produção dos alunos. Distribua-os entre os trios e vá para a etapa de pesquisa e posteriormente de execução do Infográfico. Caso a escola possua um site é bem interessante publicar a produção dos alunos. Segue a lista de participantes da Semana de Arte Moderna bem como uma cronologia que poderá direcionar e orientar a produção dos alunos.
Atividade 3- Pesquisa e escolha do modenista
Fase da coleta de informações e dados para compor o infográfico. Neste aspecto o aluno precisa conhecer ou pesquisar profundamente sobre seu objeto de estudo para que consiga estabelecer uma relação com a informação e conseguir passa-la da melhor forma possível. A equipe deverá escolher um dos modernistas identificando sua biografia, sua obra, quais características fizerm deste artista, um ícone do modernismo.
Para que a pesquisa seja diversa assim como a socialização das descobertas, segue uma lista com imagem dos principais ícones da Semana de Arte Moderna
Mário de Andrade
http://www.releituras.com/marioandrade_bio.asp
Oswald Andrade
Anita Malfatti
http://www.pinturabrasileira.com.br/artistas_bio.asp?cod=95&in=9
Manuel Bandeira
http://www.culturabrasil.pro.br/bandeira.htm
Villa Lobos
http://topicos.estadao.com.br/especiais-sobre-villa-lobos
Di Cavalcanti
http://simaopessoa.blogspot.com/2010/08/causos-de-bambas-di-cavalcanti.html
Graça Aranha
http://aranhagraca.blogspot.com/
Menotti Del Picchia
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u604.jhtm
Tarsila do Amaral
http://www.ludusportal.com.br/pesquisa/html/personalidades/tarsila1.php
Semana de Arte Moderna
Cronologia
Alguns Fatos Importantes que Antecederam a Semana de Arte Moderna de 1922
Banco de Dados
1911 — Oswald de Andrade funda o periódico "O Pirralho"
1912 — Oswald chega ao Brasil trazendo da Europa o conhecimento de novas formas de expressão artística, como as de Paul Fort e as sugeridas pelo "Manifesto Futurista" do poeta italiano Marinetti. Surgem as primeiras colagens de Braque e Picasso, possíveis origens do cubismo
1913 — Exposição do pintor Lasar Segall em Campinas (São Paulo)
1914 — O francês Marcel Duchamp lança os ready-mades
1915 — O poeta Ronald de Carvalho participa no Rio da fundação da revista "Orfeu", dirigida em Portugal por Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro
1917 — Exposição de Anita Malfatti. O escritor Monteiro Lobato escreve o artigo "Paranóia ou Mistificação?", onde critica vigorosamente as inovações na pintura de Anita e se envolve em uma polêmica com os principais artistas do movimento modernista
1918 — É lançado o "Manifesto Dadá"
1919 — Surgimento do Fascismo na Itália e adesão de Marinetti
1920 — Oswald de Andrade e Menotti del Picchia fundam a revista "Papel e Tinta". Graça Aranha publica "Estética da Vida". Victor Brecheret expõe as maquetes do monumento às Bandeiras (SP). Exposição de Anita Malfatti e John Graz.
1921 — Oswald de Andrade publica "Meu Poeta Futurista" e Mário de Andrade responde com "Futurista?!". Mário publica o artigo "Mestres do Passado"
A SEMANA
13.fev.1922 — A Semana de Arte Moderna é inaugurada no Teatro Municipal de São Paulo com palestra do escritor Graça Aranha, ilustrada por comentários musicais e poemas de Guilherme de Almeida. O primeiro dia corre sem tropeços. Depois da longa e erudita fala de Aranha, um conjunto de câmara ocupa o palco para executar obras de Villa-Lobos. Após o intervalo, Ronald de Carvalho discursa sobre pintura e escultura modernas. A platéia começa a se manifestar. Diante dos zurros do público, Ronald de Carvalho devolve: "Cada um fala com a voz que Deus lhe deu." O gran finale surge na forma de um recital de música comandado pelo maestro Ernani Braga
15.fev.1922 — A noite que celebrizou a semana começa com um discurso de Menotti del Picchia sobre romancistas contemporâneos, acompanhado por leitura de poesias e números de dança. É aplaudido. Mas, quando é anunciado Oswald de Andrade, começam as vaias e insultos na platéia, que só param quando sobe ao palco a aclamada pianista Guiomar Novaes. Heitor Villa-Lobos se apresenta no palco do Municipal apoiado em um guarda-chuva e calçando chinelos
17.fev.1922 — A última noite da programação é totalmente dedicada à música de Villa-Lobos. As vaias continuam até que a maioria pede silêncio para ouvir Villa-Lobos. Os instrumentistas tentam executar as peças incluídas no programa apesar do barulho feito pelos espectadores e levam o recital até o fim.
Logo após os bulhentos espetáculos do Teatro Municipal, é lançada a revista "Klaxon", que divulga as produções da nova escola. Calcados no êxito conseguido com as agitadas noites de fevereiro, os jovens artistas conseguem espaço e estímulo para, ainda em 1922, dar continuidade ao seu trabalho. Mário de Andrade lança "Paulicéia Desvairada", o livro de poesias no qual todos os procedimentos poéticos mais arrojados eram expostos e reunidos pela primeira vez. Oswald de Andrade lança "Os Condenados".
Fonte: http://almanaque.folha.uol.com.br/semanacrono.htm
Atividade 4- desenvolvimento do Infográfico
Para a construção do Infográfico sugiro a utilização do Power Point e seus elementos de animação e hiperlinks, este programa permite a associação de imagem, som, vídeo e narração.
Incentive aos alunos a explorarem os diferentes recursos para se comunicarem. Para auxilia-los neste link há um tutorial bem completo sobre o Power Point e suas ferramentas.
http://www.truquesedicas.com/tutoriais/powerpoint/viewlets/00001.htm
Atividade 5- Socializando a produção
Além de produzir o material, o trio deve ser responsável por expor o material e destacar as principais descobertas para os colegas.Saber se comunicar em público é outra habilidade extremamente necessária a essa geração. É a escola é um espaço no qual esse aprendizado pode ser vivenciado como muito menos pressão que o local de trabalho.
Marque apresentações das equipes com espaço para que os outros launos possam explorar a ferramenta produzinda, bem o conteúdo em si.
http://www.pitoresco.com.br/art_data/semana/
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/semana22/
http://www.historiadaarte.com.br/semanade22.html
Identifique quais foram às descobertas dos alunos;
Se a produção atingiu o objetivo informativo;
Se a produção apresentou uma linguagem concisa, clara e lúdica;
Como os alunos trabalharam em equipe;
Como foi a apresentação da produção, se todos participaram dela, se gerou interesse na classe.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/07/2012
Cinco estrelasParabéns! É muito importante seu trabalho e sua colaboração. Muito obrigada!
07/06/2011
Cinco estrelasExcelente contribuição para uma aula de qualidade. Interessante, motivadora e esclarecedora. Evidencia a semana da arte moderna de modo claro e objetivo e totalmente contemporaneo. Amei!!