Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arte- quebrando tabus

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre a semana de Arte Moderna de 22;
  • Entender a importância da semana de Arte Moderna e seu contexto social;
  • Discutir sobre a arte contemporânea e seus desdobramentos
  • O que eles entendem por arte?  Quem define o que é Arte? Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos;
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que eles entendem por arte?  

Quem define o que é Arte?

Estratégias e recursos da aula

A proposta desta aula é que cada trio de alunos possa criar um infográfico sobre a semana de Arte Moderna, dessa forma, os alunos aprenderão a pesquisar com um foco estabelecido, poderão socializar suas descobertas e têm um desafio de produzir conhecimento de forma interativa e lúdica.

 O infográfico é uma ferramenta muito conhecida pelos alunos, pois eles fazem parte de uma geração que usa muitas imagens para se comunicarem. Essa competência própria desta geração contemporânea é cada vez mais uma exigência de nossa sociedade, que busca formas interativas para se comunicar.

 

 

Atividade 1

Identifique o quanto eles conhecem sobre o termo infográfico. Se necessário busque sites na internet que apresentem essa ferramenta.

Abaixo segue uma lista com locais que apresentam desde vários exemplo, bem como um outro que explica a funcionalidade do infográfico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia

http://especiais.ig.com.br/infograficos/

http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/

http://super.abril.com.br/videos/conteudo_videos_251205.shtml

 

 

Atividade 2- Ampliando repertório e entendendo a proposta.

 Para ilustrar para os alunos a tarefa há no Portal do Professor um livroclip sobre a vida de Oswald Andrade. Oswald de Andrade, um escritor respeitabundo  Depois que os alunos explorarem o recurso sob o ponto de vista do conteúdo, peça que identifiquem os recursos tecnológicos presentes no clip. Para repertoriar a produção dos alunos. Distribua-os entre os trios e vá para a etapa de pesquisa e posteriormente de execução do Infográfico. Caso a escola possua um site é bem interessante publicar a produção dos alunos. Segue a lista de participantes da Semana de Arte Moderna bem como uma cronologia que poderá direcionar e orientar a produção dos alunos. 

 

 

Atividade 3- Pesquisa e escolha do modenista

Fase da coleta de informações e dados para compor o infográfico. Neste aspecto o aluno precisa conhecer ou pesquisar profundamente sobre seu objeto de estudo para que consiga estabelecer uma relação com a informação e conseguir passa-la da melhor forma possível. A equipe deverá escolher um dos modernistas identificando sua biografia, sua obra, quais características fizerm deste artista, um ícone do modernismo.

Para que a pesquisa seja diversa assim como a socialização das descobertas, segue uma lista com imagem dos principais ícones da Semana de Arte Moderna

Mário de Andrade   

http://www.releituras.com/marioandrade_bio.asp

 

Oswald Andrade

http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/literatura1/modernismo/brasil/1_fase/oswald_andrade.html

 

Anita Malfatti

http://www.pinturabrasileira.com.br/artistas_bio.asp?cod=95&in=9

 

Manuel Bandeira

http://www.culturabrasil.pro.br/bandeira.htm    

 

Villa Lobos

http://topicos.estadao.com.br/especiais-sobre-villa-lobos      

 

Di Cavalcanti

http://simaopessoa.blogspot.com/2010/08/causos-de-bambas-di-cavalcanti.html

Graça Aranha

http://aranhagraca.blogspot.com/

 

Menotti Del Picchia

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u604.jhtm

 

Tarsila do Amaral

  http://www.ludusportal.com.br/pesquisa/html/personalidades/tarsila1.php

 

Semana de Arte Moderna

Cronologia  

Alguns Fatos Importantes que Antecederam a Semana de Arte Moderna de 1922

Banco de Dados     

1911 — Oswald de Andrade funda o periódico "O Pirralho"   

1912 — Oswald chega ao Brasil trazendo da Europa o conhecimento de novas formas de expressão artística, como as de Paul Fort e as sugeridas pelo "Manifesto Futurista" do poeta italiano Marinetti. Surgem as primeiras colagens de Braque e Picasso, possíveis origens do cubismo   

1913 — Exposição do pintor Lasar Segall em Campinas (São Paulo)  

1914 — O francês Marcel Duchamp lança os ready-mades   

1915 — O poeta Ronald de Carvalho participa no Rio da fundação da revista "Orfeu", dirigida em Portugal por Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro   

1917 — Exposição de Anita Malfatti. O escritor Monteiro Lobato escreve o artigo "Paranóia ou Mistificação?", onde critica vigorosamente as inovações na pintura de Anita e se envolve em uma polêmica com os principais artistas do movimento modernista   

1918 — É lançado o "Manifesto Dadá"   

1919 — Surgimento do Fascismo na Itália e adesão de Marinetti   

1920 — Oswald de Andrade e Menotti del Picchia fundam a revista "Papel e Tinta". Graça Aranha publica "Estética da Vida". Victor Brecheret expõe as maquetes do monumento às Bandeiras (SP). Exposição de Anita Malfatti e John Graz.   

1921 — Oswald de Andrade publica "Meu Poeta Futurista" e Mário de Andrade responde com "Futurista?!". Mário publica o artigo "Mestres do Passado"       

 

A SEMANA    

13.fev.1922 — A Semana de Arte Moderna é inaugurada no Teatro Municipal de São Paulo com palestra do escritor Graça Aranha, ilustrada por comentários musicais e poemas de Guilherme de Almeida. O primeiro dia corre sem tropeços. Depois da longa e erudita fala de Aranha, um conjunto de câmara ocupa o palco para executar obras de Villa-Lobos. Após o intervalo, Ronald de Carvalho discursa sobre pintura e escultura modernas. A platéia começa a se manifestar. Diante dos zurros do público, Ronald de Carvalho devolve: "Cada um fala com a voz que Deus lhe deu." O gran finale surge na forma de um recital de música comandado pelo maestro Ernani Braga

15.fev.1922 — A noite que celebrizou a semana começa com um discurso de Menotti del Picchia sobre romancistas contemporâneos, acompanhado por leitura de poesias e números de dança. É aplaudido. Mas, quando é anunciado Oswald de Andrade, começam as vaias e insultos na platéia, que só param quando sobe ao palco a aclamada pianista Guiomar Novaes. Heitor Villa-Lobos se apresenta no palco do Municipal apoiado em um guarda-chuva e calçando chinelos     

17.fev.1922 — A última noite da programação é totalmente dedicada à música de Villa-Lobos. As vaias continuam até que a maioria pede silêncio para ouvir Villa-Lobos. Os instrumentistas tentam executar as peças incluídas no programa apesar do barulho feito pelos espectadores e levam o recital até o fim.   

Logo após os bulhentos espetáculos do Teatro Municipal, é lançada a revista "Klaxon", que divulga as produções da nova escola. Calcados no êxito conseguido com as agitadas noites de fevereiro, os jovens artistas conseguem espaço e estímulo para, ainda em 1922, dar continuidade ao seu trabalho. Mário de Andrade lança "Paulicéia Desvairada", o livro de poesias no qual todos os procedimentos poéticos mais arrojados eram expostos e reunidos pela primeira vez. Oswald de Andrade lança "Os Condenados".

Fonte: http://almanaque.folha.uol.com.br/semanacrono.htm  

 

 

Atividade 4- desenvolvimento do Infográfico

 Para a construção do Infográfico sugiro a utilização do Power Point e seus elementos de animação e hiperlinks, este programa permite a associação de imagem, som, vídeo e narração.

Incentive aos alunos a explorarem os diferentes recursos para se comunicarem. Para auxilia-los neste link há um  tutorial bem completo sobre o Power Point e suas ferramentas.

http://www.truquesedicas.com/tutoriais/powerpoint/viewlets/00001.htm 

 

 

Atividade 5- Socializando a produção

Além de produzir o material, o trio deve ser responsável por expor o material e destacar as principais descobertas para os colegas.Saber se comunicar em público é outra habilidade extremamente necessária a essa geração. É a escola é um espaço no qual esse aprendizado pode ser vivenciado como muito menos pressão que o local de trabalho.

Marque apresentações das equipes com espaço para que os outros launos possam explorar a ferramenta produzinda, bem o conteúdo em si.  

Recursos Complementares
Avaliação

Identifique quais foram às descobertas dos alunos;

Se a produção atingiu o objetivo informativo;

Se a produção apresentou uma linguagem concisa, clara e lúdica;

 Como os alunos trabalharam em equipe;

Como foi a apresentação da produção, se todos participaram dela, se gerou interesse na classe.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jacira Alves Martins, Escola Estadual Elias Nasser , Goiás - disse:
    jacira.cpa@hotmail.com

    30/07/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns! É muito importante seu trabalho e sua colaboração. Muito obrigada!


  • Amelia Guerra, Escola de Aplicação da UFPA , Pará - disse:
    mame-lia@hotmail.com

    07/06/2011

    Cinco estrelas

    Excelente contribuição para uma aula de qualidade. Interessante, motivadora e esclarecedora. Evidencia a semana da arte moderna de modo claro e objetivo e totalmente contemporaneo. Amei!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.