02/02/2011
Oswaldo Bueno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Definir movimentos sociais
Diferenciar movimentos sociais de outras formas de comportamento coletivo
Identificar tipos de movimentos sociais
Não há necessidade de conhecimentos prévios
A aula:
Iniciar a aula com a Música dos Titãs “Comida”. A música deve ser tocada e sua letra acompanhada.
O site http://www.mpbnet.com.br/musicos/arnaldo.antunes/letras/comida.htm apresenta a letra completa.
Peça aos alunos para se reunirem em grupos de 4 a 5 alunos e que discutam as seguintes questões:
A música fala de que?
Quais as reivindicações presentes na música?
As reivindicações da sociedade se manifestam de que formas? Violência? Criminalidade? Movimentos?
Discutir com eles as diversas formas de discriminação, desigualdade, as lutas por terra, educação, saúde, direitos das mulheres, homossexuais etc. Esse primeiro debate favorece a discussão do tema da aula. Explicar aos alunos que as diversas reivindicações da sociedade podem se traduzir num esforço organizado para promover ou resistir a mudanças. Explicar que esse tipo de Movimento se caracteriza como Movimento Social.
Atividade 1: Montar um painel com imagens de movimentos sociais e apresentar aos alunos. Solicitar a participação deles e que discutam as seguintes questões:
Quais são os movimentos apresentados nas imagens?
O que motivou esses movimentos?
http://www.geomundo.com.br/geografia-30197.htm apresenta várias imagens e textos relacionados a vários movimentos sociais que podem servir de referência para a construção do painel e discussão com os alunos. As imagens abaixo estão disponíveis em google imagens: movimentos sociais.
O site
Atividade 2: Solicitar aos alunos que em grupo pesquisem em jornais, revistas e internet alguma reportagem sobre movimentos sociais. Pedir para que cada grupo leia em voz alta para os outros a reportagem, ou façam um resumo do texto para a leitura não ser demorada demais. Após a leitura dos alunos, pedir para que identifiquem características em comum nos movimentos sociais. Complementar suas observações destacando que os movimentos sociais possuem objetivos, ideologia, interesses, que lutam contra uma resistência ou um bloqueio etc.
Atividade 3: Solicite aos alunos que entrem no site: http://cidadaniaemmovimentos.blogspot.com/
Deixe que leiam e explorem o site. Posteriormente, faça uma discussão sobre os tipos de movimentos sociais caracterizados e discutidos no site . Complemente com uma apresentação sobre as ONGs - Organizações não Governamentais - como exemplo de movimento social característico das sociedades atuais. Se possível, você pode solicitar a participação de algum profissional que atue em ONG para enriquecer a discussão.
Atividade 4: Apresente o vídeo "A realidade de assentados por Reforma Agrária" e discuta com os alunos sobre a realidade das famílias contempladas pelo movimento. Duração: 7 minutos.
Passar o vídeo: Os Movimentos Sociais, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Nkzja7U0VF8
Discuta com os alunos o vídeo, destacando a importância dos movimentos sociais para a conquista de direitos.
Solicitar aos alunos uma pesquisa sobre um movimento social específico: mulheres, movimento negro, Reforma Agrária, movimento estudantil. O roteiro do trabalho deve incluir: história, objetivos, reivindicações, imagens, bibliografia.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/09/2014
Cinco estrelasExcelente aula. Bem estruturada e principalmente possível de ser usada / aplicada e adaptada ,se necessário, num contexto adverso como o da falta de acesso à internet pelos alunos, por exemplo, sem falar que o uso da música atinge os alunos de forma imediata.
22/10/2013
Cinco estrelasGostei muito. Obrigado
21/10/2013
Cinco estrelasA aula é ótima.
09/11/2012
Cinco estrelasgostei muito da stratégia usada, usei com meus alunos e a resposta foi excelente.
23/10/2012
Quatro estrelasGostei da aula. Prática e objetiva.
12/09/2011
Cinco estrelasGostei muito. Vou me apropriar e adaptar. Obrigado