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O jornal falado na escola

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Compreenda o modo de organização e a função social do jornal e do gênero textual: “notícia”;   
  • Avance no domínio do uso da fala em situações formais.  
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento dessa sequência didática, os alunos deverão ter se apropriado do sistema alfabético, ou seja, ter compreendido que cada grafema (letra), geralmente, corresponde a um fonema (som). As crianças que ainda não construíram esse conhecimento poderão ser auxiliadas por aquelas que já o dominam.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: COMO É UMA NOTÍCIA EM UM JORNAL ORAL?

Objetivos:

  • Compreender as características de uma notícia
  • Refletir sobre o modo de organização de um jornal oral   

1.1  Assistindo a uma notícia.

Proponha aos alunos a produção de um jornal falado, semelhante ao que vemos na TV. Para que discutam sobre as características desse texto, convide-os a assistirem e analisarem uma notícia. Sugerimos a localizada no site a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=3kZfcIpfGyM             

Após o vídeo, peça às crianças que respondam as perguntas:

  • Qual fato foi noticiado?
  • Quando ele aconteceu?
  • Onde aconteceu?
  • Como aconteceu?

Após a correção coletiva da atividade, peça aos aprendizes que discutam as questões:   

  • No jornal falado, o apresentador precisou de preparar a sua fala? Por que? Como deve ter ocorrido tal preparação?  
  • Quais as diferenças entre a apresentação oral de uma notícia e uma conversa com amigos?   
  • Para preparar um jornal semelhante a esse, como deveremos proceder?     

1.2  Sistematizando as características da notícia

Com base na análise feita na atividade anterior, peça aos aprendizes que elaborem uma definição do gênero textual: "notícia". Abaixo, um exemplo:

Relata o local, a data e como ocorreu determinado acontecimento. Pode ser transmitida por jornal escrito ou falado. Nesse caso, o jornalista deverá escrever o texto da notícia que irá transmitir e preparar sua apresentação.   

ATIVIDADE 2: PRODUZINDO NOSSO JORNAL

Objetivos:  

  • Planejar e escrever uma notícia.
  • Identificar as características desse gênero textual   

2.1 Levantamento das notícias             

Peça aos aprendizes que levantem os fatos a serem noticiados no jornal falado que produzirão. Incentive-os a recordarem acontecimentos importantes que ocorreram na turma, na escola ou na comunidade. Abaixo, alguns exemplos:

  • Tema importante que a turma estudou.
  • Data comemorativa celebrada pela escola.
  • Festividade na comunidade.
  •  Visitas a museus, parques, praças etc.

2.2 Escrita da notícia             

Relembre com os alunos as características do jornal falado. Sugerimos que para produção de cada notícia, sejam adotados os seguintes procedimentos:   

a) Planejamento do texto.

Peça aos alunos que levantem o que, onde, quando e como aconteceu o fato que noticiarão. Registre essas informações no canto do quadro e explique que esses elementos não poderão faltar no texto.

b) Produção do texto. 

Solicite aos alunos que elaborem o texto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Durante a produção, incentive-os a consultarem o planejamento realizado anteriormente.

c) Revisão do texto.

Ao final, leia o texto para a turma e peça que verifiquem se ele contempla o planejamento e está escrito de forma clara.

d) Registro do texto.

Peça aos estudantes que registrem o texto no caderno, observando os aspectos gráficos da língua: segmentação de palavras, ortografia etc.   

2.3 Elegendo um nome para o jornal

Leia os títulos das notícias produzidas e peça aos alunos que, com base neles, escolham um nome para o jornal. Redija no quadro as diversas sugestões e faça uma eleição para o nome oficial.   

2.4 Construindo o texto de abertura do jornal

Explique à turma que antes de iniciar a apresentação das notícias, é necessário que o jornalista diga o nome do jornal e quais serão as notícias do dia. Para isso, será preciso elaborar um texto de abertura do jornal, em que é apresentado o seu nome e as notícias a serem transmitidas. A produção poderá ser feita coletivamente.

2.5 Análise dos textos

Após a escrita de todas as notícias, digite-as e tire cópias para a turma. Trabalhe cada produção em dias alternados, pedindo aos aprendizes que identifiquem, em cada uma delas, os elementos da notícia. Você poderá desenvolver a atividade, pedindo que preencham o quadro:

Título   

Quando aconteceu o fato

Onde ele ocorreu

Como foi o seu desenvolvimento

Por que ele aconteceu

Essa atividade irá contribuir para que os alunos consolidem o conhecimento sobre o modo de organização do gênero textual: “notícia”.    

ATIVIDADE 3: GRAVAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO NOSSO JORNAL

Objetivos:

  • Ler textos, de forma fluente, para o público.     

(Para esta atividade, é importante o auxílio de uma pessoa que possa gravar as notícias)   

3.1 Gravação das notícias 

Para a gravação das notícias, sugerimos os seguintes procedimentos:

a) Ensaio   

Convide a turma a preparar a leitura dos textos que serão gravados (cada texto poderá ser dividido em duas partes e apresentado por dois estudantes).  Para que todos participem, cada notícia poderá ser lida mais de uma vez. Sugerimos a organização do seguinte esquema:

  • Em cada dia, no início da aula, duas duplas ensaiam a leitura da notícia. Durante a apresentação, os demais terão o papel de verificar se o colega está lendo em voz alta, olhando para “a câmara” e dizendo as informações de forma clara. Ao final, deverão avaliar, oralmente, os apresentadores. Caso necessário, a dupla deverá repetir a apresentação.   

b) Gravação e análise de uma notícia   

Outra estratégia é gravar a exibição de uma notícia, passar o vídeo para a turma e pedir que avaliem  a apresentação. Os alunos e os apresentadores deverão refletir sobre os seguintes itens:   

  • O apresentador tem um tom de voz adequado?
  • Ele olha para a câmara ao falar?
  • Ele lê de forma clara?     

c) Gravação e edição do jornal   

Após o ensaio, é só gravar o jornal. Esta intervenção necessitará de dois professores. Sugerimos que enquanto um fique em sala com a turma, desenvolvendo uma atividade, o segundo realize a gravação em outra sala. Cada dupla deverá ser chamada para o “stúdio” e, em seguida, retornar à sala.

Para que toda a turma participe, o mesmo jornal poderá ser gravado mais de uma vez. Em cada jornal, os apresentadores deverão ser diferentes.

Após a gravação, um profissional deverá ficar responsável pela edição do material.     

3.2 Divulgação do vídeo             

O vídeo poderá ser divulgado em diversos espaços:   

  • Reunião de familiares
  • Feira de cultura
  • Biblioteca da escola (Peça a outros professores que passem o vídeo para seus alunos)
Recursos Complementares

Sugerimos a leitura do livro:  "Como usar o jornal na sala de aula", da autora Maria Alice do Oliveira. Editora: Contexto.

Avaliação

Para verificar se os estudantes compreenderam as características do gênero textual "notícia", sugerimos que você dê uma atividade individual, em que deverão identificar os elementos de uma notícia.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Rosimario Pompeu Lima, escola Jutaí , Pará - disse:
    mario_lima.tuc@hotmail.com

    08/09/2014

    Cinco estrelas

    muito bom, desenvolve a criatividade dos educandos despertando o censo critico, levando o aluno a novas descoberta a um novo mundo, mundo desconhecido das informações, alem de aproximar cada vez mais o jovem e ou adolescente das noticias que os cercam, fazendo com que suas opiniões seja maduras e formadas, tornado assim, cidadão que possa lutar por seus direitos e que possa também saber que tenham deveres, uma vez que a escola tem como função fazer essas transformação de ideias, opiniões...inter


  • rosaria rosa dos santos ramos, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL , Distrito Federal - disse:
    rosariar056@gmail.com

    25/10/2012

    Quatro estrelas

    Já faço esse trabalho na minha escola.Realmente é maravilhoso!!! Parabéns!!!


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