17/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Para o desenvolvimento dessa sequência didática, os alunos deverão ter se apropriado do sistema alfabético, ou seja, ter compreendido que cada grafema (letra), geralmente, corresponde a um fonema (som). As crianças que ainda não construíram esse conhecimento poderão ser auxiliadas por aquelas que já o dominam.
ATIVIDADE 1: COMO É UMA NOTÍCIA EM UM JORNAL ORAL?
Objetivos:
1.1 Assistindo a uma notícia.
Proponha aos alunos a produção de um jornal falado, semelhante ao que vemos na TV. Para que discutam sobre as características desse texto, convide-os a assistirem e analisarem uma notícia. Sugerimos a localizada no site a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=3kZfcIpfGyM
Após o vídeo, peça às crianças que respondam as perguntas:
Após a correção coletiva da atividade, peça aos aprendizes que discutam as questões:
1.2 Sistematizando as características da notícia
Com base na análise feita na atividade anterior, peça aos aprendizes que elaborem uma definição do gênero textual: "notícia". Abaixo, um exemplo:
Relata o local, a data e como ocorreu determinado acontecimento. Pode ser transmitida por jornal escrito ou falado. Nesse caso, o jornalista deverá escrever o texto da notícia que irá transmitir e preparar sua apresentação.
ATIVIDADE 2: PRODUZINDO NOSSO JORNAL
Objetivos:
2.1 Levantamento das notícias
Peça aos aprendizes que levantem os fatos a serem noticiados no jornal falado que produzirão. Incentive-os a recordarem acontecimentos importantes que ocorreram na turma, na escola ou na comunidade. Abaixo, alguns exemplos:
2.2 Escrita da notícia
Relembre com os alunos as características do jornal falado. Sugerimos que para produção de cada notícia, sejam adotados os seguintes procedimentos:
a) Planejamento do texto.
Peça aos alunos que levantem o que, onde, quando e como aconteceu o fato que noticiarão. Registre essas informações no canto do quadro e explique que esses elementos não poderão faltar no texto.
b) Produção do texto.
Solicite aos alunos que elaborem o texto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Durante a produção, incentive-os a consultarem o planejamento realizado anteriormente.
c) Revisão do texto.
Ao final, leia o texto para a turma e peça que verifiquem se ele contempla o planejamento e está escrito de forma clara.
d) Registro do texto.
Peça aos estudantes que registrem o texto no caderno, observando os aspectos gráficos da língua: segmentação de palavras, ortografia etc.
2.3 Elegendo um nome para o jornal
Leia os títulos das notícias produzidas e peça aos alunos que, com base neles, escolham um nome para o jornal. Redija no quadro as diversas sugestões e faça uma eleição para o nome oficial.
2.4 Construindo o texto de abertura do jornal
Explique à turma que antes de iniciar a apresentação das notícias, é necessário que o jornalista diga o nome do jornal e quais serão as notícias do dia. Para isso, será preciso elaborar um texto de abertura do jornal, em que é apresentado o seu nome e as notícias a serem transmitidas. A produção poderá ser feita coletivamente.
2.5 Análise dos textos
Após a escrita de todas as notícias, digite-as e tire cópias para a turma. Trabalhe cada produção em dias alternados, pedindo aos aprendizes que identifiquem, em cada uma delas, os elementos da notícia. Você poderá desenvolver a atividade, pedindo que preencham o quadro:
Título |
|
Quando aconteceu o fato |
|
Onde ele ocorreu |
|
Como foi o seu desenvolvimento |
|
Por que ele aconteceu |
|
Essa atividade irá contribuir para que os alunos consolidem o conhecimento sobre o modo de organização do gênero textual: “notícia”.
ATIVIDADE 3: GRAVAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO NOSSO JORNAL
Objetivos:
(Para esta atividade, é importante o auxílio de uma pessoa que possa gravar as notícias)
3.1 Gravação das notícias
Para a gravação das notícias, sugerimos os seguintes procedimentos:
a) Ensaio
Convide a turma a preparar a leitura dos textos que serão gravados (cada texto poderá ser dividido em duas partes e apresentado por dois estudantes). Para que todos participem, cada notícia poderá ser lida mais de uma vez. Sugerimos a organização do seguinte esquema:
b) Gravação e análise de uma notícia
Outra estratégia é gravar a exibição de uma notícia, passar o vídeo para a turma e pedir que avaliem a apresentação. Os alunos e os apresentadores deverão refletir sobre os seguintes itens:
c) Gravação e edição do jornal
Após o ensaio, é só gravar o jornal. Esta intervenção necessitará de dois professores. Sugerimos que enquanto um fique em sala com a turma, desenvolvendo uma atividade, o segundo realize a gravação em outra sala. Cada dupla deverá ser chamada para o “stúdio” e, em seguida, retornar à sala.
Para que toda a turma participe, o mesmo jornal poderá ser gravado mais de uma vez. Em cada jornal, os apresentadores deverão ser diferentes.
Após a gravação, um profissional deverá ficar responsável pela edição do material.
3.2 Divulgação do vídeo
O vídeo poderá ser divulgado em diversos espaços:
Sugerimos a leitura do livro: "Como usar o jornal na sala de aula", da autora Maria Alice do Oliveira. Editora: Contexto.
Para verificar se os estudantes compreenderam as características do gênero textual "notícia", sugerimos que você dê uma atividade individual, em que deverão identificar os elementos de uma notícia.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/10/2015
Cinco estrelasexcepcional!
08/09/2014
Cinco estrelasmuito bom, desenvolve a criatividade dos educandos despertando o censo critico, levando o aluno a novas descoberta a um novo mundo, mundo desconhecido das informações, alem de aproximar cada vez mais o jovem e ou adolescente das noticias que os cercam, fazendo com que suas opiniões seja maduras e formadas, tornado assim, cidadão que possa lutar por seus direitos e que possa também saber que tenham deveres, uma vez que a escola tem como função fazer essas transformação de ideias, opiniões...inter
25/10/2012
Quatro estrelasJá faço esse trabalho na minha escola.Realmente é maravilhoso!!! Parabéns!!!