11/01/2011
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Com esta aula, o aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a:
Está aula não necessita de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E A OBRA DE RUTH ROCHA.
1ºMomento: Professor, convide as crianças para um "passeio" à biblioteca da escola, para entarem em contato com os livros de uma autora Ruth Rocha. Chegando lá, fale um pouco sobre a importância do hábito de leitura, da função de uma biblioteca, de como ela é organizada. Depois, espalhe nas mesas alguns livros de Ruth Rocha e peça para que elas observem os livros, manuseiem, vejam suas gravuras, enfim, façam uma "investigação" do objeto de estudo.
2ºMomento: Depois, faça perguntas:
3º Momento: Agora, professor, faça uma pesquisa sobre a autora dos livros que manusearam, Ruth Rocha. Depois discutam sobre sua vida e obra.
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm
http://lereescrevercomprazer.blogspot.com/2008_11_01_archive.html
ATIVIDADE 02 - "VIAJANDO" A SÃO PAULO TEMPOS ANTIGOS.
1ºMomento: Professor, convide os alunos a fazerem uma maravilhosa viagem até a cidade de São Paulo de antigamente, onde Ruth Rocha nasceu. É a São Paulo da década de 30. Para isso, mostre fotos da cidade da época e analise-as com as crianças, observando aspectos, como: vestimentas, costumes, cotidiano das crianças, de homens e mulheres, como era a escola da época, entre outros.
Site com fotos da São Paulo antiga:
2º Momento: Professor, convide alguém que viveu a época de 30, quem sabe um parente de alguma criança, para ser entrevistado pela turma. O entrevistado não precisa ter vivido em São Paulo propriamente, pois a intenção aqui é falar mais dos hábitos e costumes do Brasil da época, a posição que as mulheres ocupavam na sociedade, o dia-a-dia da criança, a presença da autoridade paterna. Durante a entrevista, sempre deverá haver a comparação de como as coisas eram e de como são atualmente.
http://www.museudantu.org.br/ESaoPaulo4.htm
ATIVIDADE 03: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM CAIXA DE SAPATO.
1ºMomento: Professor, num momento anterior, peça para que a turma escolha uma das histórias de Ruth Rocha para ser contada. Depois, com a história já escolhida, pegue uma caixa de sapato e decore com motivos do enredo da história. A parte superior da tampa será o palco da história, por isso monte o cenário aí. Faça as personagens utilizando sucata, cartolina, enfim material alternativo e guarde-os dentro da caixa. As crianças poderão ajudar durante todo este processo.
2ºMomento: Com tudo pronto, comece a contar a história com muita ênfase, procurando estabelecer um modo de falar diferenciado para cada personagem, se possível utilizando uma trilha sonora. Uma idéia interessante é usar a sonoplastia, que poderá der realizada pelas próprias crianças.
http://amornaeducacaoinfantil.blogspot.com/2009/06/caixa-de-historia-chapeuzinho-vermelho.html
O aluno será avaliado:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/08/2012
Cinco estrelasacrescentará ao nosso trabalho uma contribuiçaão valiosa, pois estamos trabalhando sua vida com nossos alunos ao qual levamos seu nome "NUCLÉO DE EDUCAÇÂO INFANTIL RUTH ROCHA.ESTAMOS NO MUNICIPIO DE MARABÁ NO ESTADO DO PARÁ.