Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo e resolvendo problemas matemáticos

 

18/02/2011

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  • Participar da leitura de problemas matemáticos.
  • Criar estratégia para resolver problemas matemáticos.
  • Construir em dupla novos problemas matemáticos.  
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas em duas aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estas aulas os alunos precisam  ter vivenciado situações didáticas envolvendo resolução de problemas em diferentes modalidades:oral, escrita e de forma coletiva .

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 

1° momento – O professor lê para turma o seguinte problema, escrito em uma folha de papel grande exposta no painel próximo à roda:     

 

 NO PÁTIO DA ESCOLA HAVIAM 3 MENINOS  E 4 MENINAS

BRINCANDO NO CARACOL.

 QUANTAS CRIANÇAS BRINCAVAM NO  CARACOL?  

 

Em seguida, o professor faz uma leitura mais vagarosa para que as crianças percebam o significado do texto. Nesse momento, o professor pode solicitar que algumas das crianças circulem ou pintem com lápis de cor algumas palavras no texto:   

  • Em que local da escola as crianças estavam brincando?
  • Em que linha do texto está escrita essa palavra?
  • Ela começa com que letra?
  • Quem poderia circulá-la para mim?
  • As crianças estavam brincando de quê?
  • Essa brincadeira começa com qual letra?
  • Em que parte do texto ela está escrita?
  • Alguém encontrou e pode vir circular essa palavra?
  • Só menina que estava brincando ou também tinha menino na brincadeira?
  • Vamos encontrar as palavras meninas e meninos?
  • Elas começam iguais? Em que parte do texto elas estão?  

2° momento – Após esse momento de exploração da grafia das palavras do texto,  o professor continua fazendo alguns questionamentos para auxiliar as crianças na sua compreensão:

  • Quem pode me contar o problema novamente?
  • Há alguma palavra nova ou desconhecida?
  • Do que trata o problema?
  • Qual é a pergunta que temos que responder?   

3° momento – Concluído o momento de leitura e interpretação do texto, o professor solicita às crianças que representem no papel a solução para o problema:   

Registro das crianças

Fonte: arquivo da autora, 2010 

ATIVIDADE 2 –  

 1° momento – O professor relê para a turma o problema trabalhado na aula anterior. Em seguida, organiza as crianças em duplas e solicita que juntas criem,  escrevam e resolvam uma situação-problema.

 

NEI -CAp - UFRN

DATA _________/_________/____________________

DUPLA: ___________________________________

             ___________________________________

 

ATIVIDADE DE SALA

 

COM AJUDA DO COLEGA PENSE E CRIE  UMA SITUAÇÃO- PROBLEMA.

 

1- ESCREVA O PROBLEMA QUE VOCÊS CRIARAM

 

_______________________________________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________________________________

 

2- AGORA REGISTRE COMO VOCÊS PENSARAM A SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: acervo pessoal da autora, 2010

2° momento – Após as duplas concluírem seus trabalhos, o professor promove um momento de socialização solicitando às crianças que leiam o problema criado e apresentem a estratégia usada para solucioná-lo.

3° momento – Com ajuda das crianças o professor seleciona alguns dos problemas criados para elaborar uma atividade que será realizada por todas as duplas.

 

SUGESTÃO DE LIVRO PARA O PROFESSOR:

 

 

Fonte: http://www.google.com.br

 

MATEMÁTICA DE 0 A 6 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2, KATIA STOCCO SMOLE, MARIZ IGNEZ DINIZ E PATRÍCIA CÂNDIDO .Nesta obra,  a perspectiva metodológica utilizada é a de resolução de problemas. O grande diferencial é a proposta de estimular o desenvolvimento não só das habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas, mas também as competências espaciais, pictóricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais.

Nesta obra o professor encontra outras sugestões para planejar situações didáticas envolvendo a resolução de problemas.

Recursos Complementares

http://www.google.com.br - Neste site, o professor poderá acessar a imagem da obra indicada. Para isso é só digitar o seu título ou autor na caixa de pesquisa e clicar em pesquisar.

Nos sites abaixos o professor poderá acessar artigo sobre o trabalho com resolução de problemas junto a crianças na faixa etária indicada nesta aula.

www.ced.ufsc.br/~nee0a6/SELVA.pdf ..  

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:   

  • Participação das crianças durante os momentos de leitura e interpretação dos problemas matemáticos.
  • Análise do nível de representação das estratégias utilizadas para solucionar os problemas a partir dos desenhos das crianças.
  • Organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de socialização das estratégias de resolução dos problemas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANTONIO RUTHEMBERG RODRIGUES DE BRITO, OSIRES PONTES EEFM SENADOR , Ceará - disse:
    ruthembergrodrigues@hotmail.com

    11/10/2011

    Quatro estrelas

    A aula planejada pela professora Analice, realmente remete os alunos a um universo lúdico e trata das dificuldades matemáticas com uma clareza natural da infância, despertando os alunos ao entendimento dos conteúdos propostos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.