18/02/2011
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
Para estas aulas os alunos precisam ter vivenciado situações didáticas envolvendo resolução de problemas em diferentes modalidades:oral, escrita e de forma coletiva .
ATIVIDADE 1
1° momento – O professor lê para turma o seguinte problema, escrito em uma folha de papel grande exposta no painel próximo à roda:
NO PÁTIO DA ESCOLA HAVIAM 3 MENINOS E 4 MENINAS BRINCANDO NO CARACOL. QUANTAS CRIANÇAS BRINCAVAM NO CARACOL? |
Em seguida, o professor faz uma leitura mais vagarosa para que as crianças percebam o significado do texto. Nesse momento, o professor pode solicitar que algumas das crianças circulem ou pintem com lápis de cor algumas palavras no texto:
2° momento – Após esse momento de exploração da grafia das palavras do texto, o professor continua fazendo alguns questionamentos para auxiliar as crianças na sua compreensão:
3° momento – Concluído o momento de leitura e interpretação do texto, o professor solicita às crianças que representem no papel a solução para o problema:
Registro das crianças
Fonte: arquivo da autora, 2010
ATIVIDADE 2 –
1° momento – O professor relê para a turma o problema trabalhado na aula anterior. Em seguida, organiza as crianças em duplas e solicita que juntas criem, escrevam e resolvam uma situação-problema.
NEI -CAp - UFRN DATA _________/_________/____________________ DUPLA: ___________________________________ ___________________________________
ATIVIDADE DE SALA
COM AJUDA DO COLEGA PENSE E CRIE UMA SITUAÇÃO- PROBLEMA.
1- ESCREVA O PROBLEMA QUE VOCÊS CRIARAM
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
2- AGORA REGISTRE COMO VOCÊS PENSARAM A SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA.
|
Fonte: acervo pessoal da autora, 2010
2° momento – Após as duplas concluírem seus trabalhos, o professor promove um momento de socialização solicitando às crianças que leiam o problema criado e apresentem a estratégia usada para solucioná-lo.
3° momento – Com ajuda das crianças o professor seleciona alguns dos problemas criados para elaborar uma atividade que será realizada por todas as duplas.
SUGESTÃO DE LIVRO PARA O PROFESSOR:
Fonte: http://www.google.com.br
MATEMÁTICA DE 0 A 6 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2, KATIA STOCCO SMOLE, MARIZ IGNEZ DINIZ E PATRÍCIA CÂNDIDO .Nesta obra, a perspectiva metodológica utilizada é a de resolução de problemas. O grande diferencial é a proposta de estimular o desenvolvimento não só das habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas, mas também as competências espaciais, pictóricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais.
Nesta obra o professor encontra outras sugestões para planejar situações didáticas envolvendo a resolução de problemas.
http://www.google.com.br - Neste site, o professor poderá acessar a imagem da obra indicada. Para isso é só digitar o seu título ou autor na caixa de pesquisa e clicar em pesquisar.
Nos sites abaixos o professor poderá acessar artigo sobre o trabalho com resolução de problemas junto a crianças na faixa etária indicada nesta aula.
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/10/2011
Quatro estrelasA aula planejada pela professora Analice, realmente remete os alunos a um universo lúdico e trata das dificuldades matemáticas com uma clareza natural da infância, despertando os alunos ao entendimento dos conteúdos propostos