Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dançando com Deborah Colker (Dança Contemporânea)

 

18/02/2011

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre as origens e a história da Dança Contemporânea, bem como sua popularização no Brasil através do trabalho da coreógrafa Deborah Colker

- Aprender os passos básicos da dança contemporânea através de movimentos inspirados nos espetáculos apresentados pela Companhia Deborah Colker.

- Aprender a construir uma coreografia de dança contemporânea para ser apresentada para a comunidade escolar.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

 

 

Figura 1 - taxicidade.files.wordpress.com/2010/04/4x4_201.jpg  (acessado em 06/12/2010)  

Atividade 1 – Cia Deborah Colker

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática                         

Para dar início à aula sobre Dança Contemporânea, o(a) professor(a) poderá introduzir o tema com vídeos que mostrem um pouco da história da dançarina e coreógrafa Deborah Colker, bem como de seus espetáculos mais assistidos no Brasil e no mundo.

Sugestões de vídeos:

Atividade 2 – Preparando o corpo

Duração: 25 minutos

Material: tiras de pano

Local: quadra ou pátio               

Para iniciar a preparação das crianças para as atividades o(a) professor(a) poderá fazer a seqüência de exercícios de alongamentos descritos na figura 2. Em seguida, poderá ser feita uma atividade de aquecimento através de uma brincadeira chamada “arranca rabo”. Nesta atividade cada criança fica com um pedaço de pano afixado nas costas, na altura da cintura (como se fosse uma cauda de um animal). O objetivo da brincadeira é tentar tirar “o rabo” do colega sem deixar que os demais tirem o seu. Ao final, quem tiver o maior número de “rabinhos” vence a brincadeira.

 

Atividade 3 – Nó

Duração: 25 minutos

Material: corda

Local: quadra ou pátio                 

Figura 3 - 2.bp.blogspot.com/_Z-Dmh9r1k8I/SQXR_g5cdpI/AAAAAAAAAE0/CkeiSldpWlE/s320/no_22.jpg (acessado em 06/12/2010) 

Para dar início à dança o(a) professor(a) poderá trabalhar com movimentos inspirados no espetáculo Nó, da Cia de dança Deborah Colker, utilizando cordas. Dispostas em duplas as crianças farão os seguintes movimentos:

Giro: enrola-se a corda no abdômen realizando giros sucessivos entorno do próprio eixo (A).

Giro grupal: um integrante de cada dupla ficará ao centro enquanto os demais farão um giro externo enrolando as cordas na altura do abdômen das pessoas do centro (B).   

Túnel: perfiladas as duplas levantarão as cordas na altura da cabeça enquanto, uma a uma, as duplas passarão por debaixo do túnel de cordas (C).

Quadrado: agrupados ao centro, as quatro duplas irão se dispersar para formar uma grande figura em formato quadrangular (D).             

Nesta atividade, o(a) professor(a) poderá fazer a combinação dos movimentos trabalhados para formar um pequena coreografia.

 

Atividade 4 – Velox

Duração: 25 minutos

Material: brinquedo tubular

Local: parquinho   

Figura 5 - www.costanorte.com.br/wp-content/uploads/2010/10/12foto02.jpg (acessado em 06/12/2010)                

Por fim, o(a) professor(a) poderá trabalhar com alguns movimentos inspirados no espetáculo Velox, da Cia de dança Deborah Colker, utilizando o brinquedo tubular que costumeiramente se faz presente nos parquinhos infantis das escolas. Nessa atividade o(a) professor(a) trabalhará com as crianças diversos deslocamentos no brinquedo (Figura 6). Esses movimentos iniciarão segundo a Figura 6-A e seguirão a sequência (6-B, 6-C, 6-D...) até retornar a posição inicial em 6-L. 

Recursos Complementares

Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre a história e o surgimento da dança contemporânea no Brasil e no mundo. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de vídeos:

Avaliação

Ao final das atividades o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para que façam um desenho esquemático sobre a Dança Contemporânea abordando os aspectos trabalhados em aula. Em seguida, cada criança deverá mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Dançando com Deborah Colker”, que ficará exposto em um mural da escola.      

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Thomas de Lima Santos, FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ , Paraná - disse:
    samoht0219@hotmail.com

    25/03/2014

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada as atividaes com a dança, uma nova forma de aprender o que a dança pode proporcionar dentro da escola, e e poder brincar com as propostas, PARABÉNS PROFESSOR.


  • Luciana Breves, Curso de Dança da UniverCidade , Rio de Janeiro - disse:
    lucianafarjalla@gmail.com

    21/02/2011

    Cinco estrelas

    Achei uma aula bem pensada. Um trabalho de pesquisa muito bacana. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.