Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Guerra Fria: um conflito ideológico

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Rosângela Nasser Ganimi
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá entender o contexto que desencadeia a Guerra Fria. E compreender a Guerra Fria e a consolidação do mundo bipolar como um conflito ideológico.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento, em âmbito geral, da (des)organização do espaço mundial antes e durante o período da 2ª Guerra Mundial. Deverão ter noção dos sistemas capitalista e socialista vivenciados durante o período da Guerra Fria.

Estratégias e recursos da aula

1º Passo:

O professor deve iniciar a aula perguntando qual é o conhecimento dos alunos sobre os sistemas capitalista e socialista. Para o melhor entendimento da ideia, o professor deve dividir o quadro ao meio e anotar de um lado as questões que surgirem dos alunos a respeito do capitalismo e do outro lado da lousa as questões e/ou fatos referentes ao socialismo.

2º passo:

Trabalhar com os alunos a imagem (a situação da Alemanha antes e depois da 2ª Grande Guerra) e os fragmentos de texto abaixo, chamando atenção para termos e conceitos fundamentais para o entendimento do assunto.

Introdução

http://1.bp.blogspot.com/_yAQK89_8rDY/SBYZtoCm0zI/AAAAAAAAADE/DeHMwxaOxg0/s320/constr_muro.jpg

Construção do Muro de Berlim

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

Paz Armada

Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.

Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.

Alguns países membros da OTAN: Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.

Alguns países membros do Pacto de Varsóvia: URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/guerrafria/ 

3º Passo:

Mostrar as imagens abaixo e pedir aos alunos que discutam em grupos de 3 ou 4 (de acordo com a dinâmica da turma) o que elas representam. Pedir que construam pequenos textos explicativos de cada uma delas.

Fonte das imagens: http://geoconceicao.blogspot.com/2010/04/guerra-fria-causas-e-consequencias.html 

Mapa da Europa dividido pela Cortina de Ferro

Fonte: http://cursinhomzm.blogspot.com/2009_05_01_archive.html , acessado em 14/12/2010

4º passo:

Trabalhar com a imagem e as seguintes questões:

Muro de Berlim

Disponível em: http://geo-ieees.blogspot.com/2010/05/2-ano-geopolitica-i-muro-de-berlim.html

O que representou para a Alemanha, para a Europa e para o mundo a construção e a queda do Muro de Berlim?

A partir dos conhecimentos adquiridos pode-se dizer que a ideologia do capitalismo vence a Guerra Fria. No que isso interfere na vida pessoal de cada um de vocês e na sociedade mundial?

Dica: o material escrito produzido pelos grupos deverá ser lido para a turma, objetivando uma troca de visões sobre o mesmo assunto. Poderá ser escolhido um redator na turma que anote os pontos chaves das leituras, em seguida poderá ser construído um texto de toda a turma, que conterá opiniões e leituras diversas sobre as imagens trabalhadas.

Recursos Complementares

Recursos:

-Fragmentos de texto;

-Imagens.

Bibliografia complementar:

-CARVALHO, André & MARTINS, Sebastião. Capitalismo. 10ªed. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995.

-CARVALHO, André & MARTINS, Kao. Socialismo. 2ªed. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1993.

Sites:

www.tvcultura.com.br 

www.guerras.brasilescola.com 

www.mundoeducacao.com.br/guerra-fria 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados a partir da participação oral e escrita nas atividades propostas. Os textos construídos sobre as imagens do 3º passo e as questões respondidas no 4º passo poderão ser lidos para a turma, objetivando, além da avaliação, a troca de visões sobre o mesmo assunto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eduardo Carissimi, SEDUC , Rio Grande do Sul - disse:
    eduardo.carissimi@professor.rs.gov.br

    22/04/2015

    Quatro estrelas

    Sempre que trabalho a contextualização geopolítica do Século XX, proponho aos alunos assistir e analisar criticamente o filme "13 dias que abalaram o mundo". Sugiro também "Adeus, Lenin" para explorar o avanço do capitalismo ao final da Guerra Fria.


  • MARISA DE SOUSA LABIO, CIEP 495 GUIGNARD , Rio de Janeiro - disse:
    marisa.labio@hotmail.com

    14/02/2014

    Cinco estrelas

    É maravilhoso poder ter este apoio, descobri a poco tempo, mas valeu muito a pena.A dificuldade ainda está nos recursos disponíveis na escola.


  • jerlanio pires moura, PADRE RODOLFO FERREIRA DA CUNHA , Ceará - disse:
    jerlaniopm@gmail.com

    17/04/2012

    Quatro estrelas

    SEM DÚVIDA ESTA AULA PROPICIA AOS ALUNOS UM OLHAR APROFUNDADO SOBRE QUESTÕES REFERENTES AO MUNDO BIPOLAR, BEM COMO UM LEQUE DE INFORMAÇÕES QUE COMO CONSEQUÊNCIA TRARÃO, UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO DO CONTEÚDO APRESENTADO. PARABÉNS...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.