Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Havia uma pedra no meio do caminho a 80 anos

 

02/07/2009

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar a produção poética ao contexto histórico em que ela foi criada;
Discutir eventos que aconteceram há 80 anos;
Fazer um trabalho de pesquisa colaborativo;
Desenvolver habilidades escritas e orais para comunicarem o que aprenderam;
Elaborar uma feira cultural;

Duração das atividades
1 bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificar se os alunos conhecem a poesia tema do livro clip.

Estratégias e recursos da aula

Orientações didáticas

Esta aula origina-se da genialidade de um livro clip que associa a poesia “no meio do caminho’ de Drummond a diversos fatos históricos que ocorriam no mesmo ano de sua criação. Uma ótima oportunidade para debater com os alunos a temática de que a arte expressa a vida, e do contexto histórico em que elas são criadas. Resultante deste debate configura-se um projeto interativo no qual a produção dos alunos culminará em uma feira cultural com o envolvimento da comunidade, afinal conhecimento é para ser compartilhado”.
Bom trabalho!

Seqüência Didática

Uma linda animação disponível no Portal do Professor lança as seguintes afirmações:

No meio do caminho

Há 80 nascia...
A escola de samba Estação Primeira de Mangueira
A televisão nos Estados Unidos
A penicilina
Che Guevara
Adam West o primeiro Batman da tv
O Abaporu de Tarsila do Amaral
O Mickey Mouse no cinema
O bolero de Ravel
A poesia no meio do Caminho tinha uma pedra

O projeto consiste em um trabalho colaborativo em equipes dos temas propostos pela animação. Cada um dos temas tem sugestões de links para ajudar os alunos. Em cada um há um desafio diferente. Para compartilhar os conhecimentos adquiridos pode-se elaborar uma feira cultural.

fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_OsT3ERsyJ5I/SW5cdVlnvFI/AAAAAAAAAds/fXcbWj4Ckxg/s400/MANGUEIRA.gif

Para saber mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Esta%C3%A7%C3%A3o_Primeira_de_Mangueirahttp://www.cliquemusic.com.br/artistas/mangueira-estacao-primeira-(gres).asp

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história da Mangueira e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da Estação Primeira de Mangueira para o carnaval?
O que o carnaval representa para o brasileiro?
Quais são as críticas do grupo em relação ao carnaval?
Produto da equipe: Fazer uma paródia de uma samba clássico da Mangueira com o conteúdo de sua pesquisa.

Para saber mais:
http://www.tudosobretv.com.br/histortv/
http://www.historiadetudo.com/televisao.html

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história da história da televisão e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da televisão para a comunicação?
O que a TVrepresenta para o brasileiro?
Quais são as críticas do grupo em relação ao conteúdo da televisão brasileira?
Produto da equipe: Fazer uma revista com o conteúdo de sua pesquisa.

http://www.qued.com.br/site/arquivos/curiosidades/1188585784F.JPG

Para saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Penicilina
http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/penicilina.htmhttp://www.fontedosaber.com/biologia/a-historia-dos-antibioticos.html
http://almanaque.folha.uol.com.br/ciencia_12out1952.htm

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história da penicilina e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da descoberta da penicilina para a medicina?
Qual é a utilidade da penicilina para o ser humano?
Como seria a situação do mundo se a penicilina não fosse descoberta.
Produto da equipe: Fazer uma animação com o conteúdo de sua pesquisa.

fonte da imagem: http://cinerosebudd.files.wordpress.com/2007/11/che-guevara-serna.jpg

Para saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2004/05/10/004.htmhttp://www.guevara.com.br/historia.htm

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história de Che Guevara e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância de Che Guevara para a história mundial?
Se Che Guevara ainda fosse vivo e estivesse no Brasil o que ele identificaria como uma bandeira de luta?
Produto da equipe: Fazer uma história em quadrinhos com o conteúdo de sua pesquisa.

fonte da imagem: http://artaban7.files.wordpress.com/2008/07/adam_west.jpg

Para saber mais:
http://vip.abril.com.br/edicoes/280/adam+west+batman+gordo.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batman_(1966)
http://www.adamwest.com/

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história do Batman:
Quais as diferenças entre o primeiro batman e a versão mais atual do super herói?
O que o Batman representa para o jovem?
Quais são as críticas do grupo em relação a esse super herói?
Produto da equipe: Fazer um boneco em tamanho natural e um painel com o conteúdo de sua pesquisa.

fonte da imagem: http://http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/06/129_228-ABAPORU50.jpg

Para saber mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Abaporu
http://www.digestivocultural.com/comentarios/default.asp?codigo=3286
http://www.pitoresco.com.br/brasil/tarsila/tarsila.htm

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história do Abaporu e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da obra de Tarsila de Amaral para a história da Arte?
O que representa o Apaboru?
Qual era o contexto artístico em que esta obra foi criada?
Produto da equipe: Fazer várias releituras da obra “Abaporu” e um folheto com o conteúdo de sua pesquisa.

fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_wg3BmAj-bsI/SEMJBST8osI/AAAAAAAACcQ/yJkzs_OBk2M/s400/344px-Mickey_Mouse.jpg

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mickey_Mouse
http://www.disney.com.br/mickey/

Desafio da equipe:Fazer uma pesquisa da história do Mickey Mouse e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância de Mickey Mouse para a indústria do Entretenimento?
Produto da equipe: Fazer uma linha do tempo com as várias facetas de Mickey Mouse com o conteúdo de sua pesquisa e alguns fatos históricos que ocorrerão na mesma data.

fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_LrylFCmjnJo/RmiHlrW5bcI/AAAAAAAAAaE/4Xm9174AbQg/s400/bolero.bmp

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolero_(Ravel)
http://www.administradores.com.br/artigos/o_bolero_de_ravel_e_a_administracao/1509/
http://www.youtube.com/watch?v=3-4J5j74VPw

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história do Bolero de Ravel e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância do Bolero de Ravel para a música clássica?
Produto da equipe: Fazer um clip com o conteúdo da pesquisa.

fonte da imagem: http://www.cultura.mg.gov.br/arquivos/SuplementoLiterario/Image/drummond-site.jpg

Para saber mais:
http://culturabrasil.pro.br/cda.htmhttp://www.releituras.com/drummond_bio.asp
http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond04.htm
http://www.folhadosul.com.br/showNews.php?type=5&id=1214

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história de Carlos Drummond e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da obra de Drummond para a poesia?
Qual a interpretação do grupo para a poesia No meio do caminho tinha uma pedra?
Produto da equipe: Preparar um sarau com poesias de Drummond com flashes de sua biografia.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
No meio do caminho Animação/simulação
Recursos Complementares

Encontram–se presente no corpo da aula.

Avaliação

Prepare uma auto-avaliação para cada grupo abordando:
Participação nas atividades
Envolvimento na pesquisa
Integração com os colegas
Colaboração no desafio e no produto final
E após a realização da feira cultural peça para os alunos individualmente elencarem quais foram as principais descobertas sobre os temas abordados.
Faça um diário dos alunos e anote individualmente as dificuldades que cada um deles apresenta durante o processo, retome e prepare intervenções se necessário.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 12 classificações

  • Cinco estrelas 8/12 - 66.67%
  • Quatro estrelas 4/12 - 33.33%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosimeire , E.E.ELDORADO , Mato Grosso do Sul - disse:
    rosi.regiani@hotmail.com

    01/07/2010

    Cinco estrelas

    Fantastico esse projeto, vou desenvolver com meus alunos.Parabéns!!!


  • RUTH GOMES DE MOURA, E.E EMANNUEL PINHEIRO , Mato Grosso do Sul - disse:
    ruthgmoura@hotmail.com

    28/06/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula vou aplicá-la aos meus alunos.Parabéns.


  • Belinha, C.E.M. Elizabeto Carvalho , Maranhão - disse:
    izardsoares@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o projeto. Excelente !!! Vou usar o mesmo roteiro, mas, com outro assunto. Obrigada pela sugestão.


  • edna paula de lima, INST EDUC E SOC EVANGELICO DE ARAGUACU , Tocantins - disse:
    ednapauladl_@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito boa essa aula adorei


  • Reinilda de Paula Alfenas Cerri, ILDETE MENDONCA BARBOSA PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    reinilda_cerri@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá Grace! A escolha da poesia foi Maravilhosa! Muito bem! Gostei muito, muito de seu trabalho... que interação! Seu trabalho fluiu entre os vários temas de forma tão suave. Tenho como sugestão: a produção de um programa de rádio, anunciando os eventos que acontecerão na mostra cultural ( sonoplastia, produção do texto usado na exibição do programa...). Espero que goste da sugestão. Abçs.


  • Francisca Moreira, Escola Monsenhor Vicente Bezera , Ceará - disse:
    fmdjesus@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A poesia de Carlos Drummond de Andrade, sugerida para estudo, ébelíssima, mas às vezes para os alunos poderá tornar-se incompreensível . E a sugestão proposta foi excelente. Parabéns!


  • Márcia Arzamendia do Nascimento, EE ADÊ MARQUES , Mato Grosso do Sul - disse:
    marza_mendia@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O projeto "Havia uma pedra no meio do Caminho a 80 anos" mostrou que para trabalhar basta criatividade, como Manoel de Barros cita em suas poesias o jogo com as palavras e Grace Luciana conseguiu fazer este trabalho muito bem explorando a intertextualidade e o conhecimento cultural e cognitivo que o aluno possui atingindo o objetivo do currículo educacional.


  • Cleonice Pereira da Silva, EEPG 9 DE JULHO , Mato Grosso - disse:
    tia.nice_ab@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula, aliás esse projeto...parabens!!!


  • eliane sanches dias pinto de campos, ESCOLA DE ENSINO FUND DR ORLANDO ARAUJO , Alagoas - disse:
    eliane_aldias@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito interessante o desenvolvimento das aulas e amei o sarau de poesias de Drummond.


  • Elisângela Campos Damasceno, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães , Bahia - disse:
    elisceno@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O projeto é interessantíssimo. A autora soube explorar muito bem os gêneros textuais, as mídias e as tecnologias educacionais, proporcionando aos alunos desafios para a produção do conhecimento. Parabéns! É assim mesmo que se constrói uma aprendizagem significativa.


  • JORGE HENRIQUE VIEIRA SANTOS, COLEGIO ESTADUAL MANOEL MESSIAS FEITOSA , Sergipe - disse:
    poetajorge@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito de sua proposta, Grace. Realmente, estabelecendo ligações com outros fatos importantes da época, o aluno reconstrói, de certa forma, o contexto histórico em que a poesia surgiu e esta ganha uma significação bem maior para ele. Parabéns!


  • Ivone Menezes Lutz, ESC EST ENS FUN OSMAR HERMANN , Rio Grande do Sul - disse:
    ivone_lutz@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante, parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.