23/02/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Conhecer os fatos que integraram a Independência do Brasil;
Desenvolver um olhar crítico para os fatos históricos;
Levantar o que os alunos conhecem sobre a Independência do Brasil.
Orientações didáticas
A história de um povo é resultado de suas lutas, ela é dinâmica e acontece o tempo todo, a conexão com o passado precisa ser interpretada a luz da crítica, pois corremos o risco de interpretar a História como um encadeamento de fatores ausentes da reflexão. Afinal somos frutos da escolha de nossos antepassados e ao mesmo tempo responsáveis pelas futuras gerações. A pergunta que essa aula propõe é a seguinte: O Brasil é um país independente? Para tal mergulharemos na história da Independência é a arte será o canal condutor desta discussão. Bom trabalho!
Seqüência Didática
No portal do professor há uma animação sobre a Independência do Brasil proposta através de quadros que retrataram a época.
O trabalho será em grupo e o desafio proposto é pesquisar a história da Independência retratada pelos artistas e fazer um texto com a reflexão do grupo através de uma carta enigmática, no qual os outros grupos deverão decifrar e ler.
O desafio para cada grupo é criar uma carta enigmática utilizando os símbolos do Word contando a história de cada período retratado:
1789-1907
1808-1820
1820-1824
1824-1831
Quando todos os grupos interpretados as cartas enigmáticas dos colegas proponha o seguinte debate: O Brasil é um país independente?
Peça para os alunos trazerem imagens que retratem suas opiniões. Monte um painel.
Como resultado da pesquisa a classe deve escrever um texto de teatro colaborativo sobre a independência fazendo um paralelo com a história atual.
Marque a apresentação da peça e convide a comunidade escolar para debater o tema dessa forma os alunos deixam de ser receptores do conhecimento para promoverem a reflexão sobre o mesmo.
http://www.expo500anos.com.br/painel_26.html
http://www.mundosites.net/historiadobrasil/independenciadobrasil.htm
Individualmente peça para cada aluno criar uma história em quadrinho sobre o que aprendeu a respeito da Independência. O Software Hagaquê é um ótimo programa para tal. Você pode obter mais informações e inclusive um tutorial do programa em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/09/2012
Quatro estrelasA aula é muito interessante.