Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A história da Independência através da arte- decifra-me ou devoro-te

 

23/02/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os fatos que integraram a Independência do Brasil;
Desenvolver um olhar crítico para os fatos históricos;

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Levantar o que os alunos conhecem sobre a Independência do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

                    Orientações didáticas

A história de um povo é resultado de suas lutas, ela é dinâmica e acontece o tempo todo, a conexão com o passado precisa ser interpretada a luz da crítica, pois corremos o risco de interpretar a História como um encadeamento de fatores ausentes da reflexão. Afinal somos frutos da escolha de nossos antepassados e ao mesmo tempo responsáveis pelas futuras gerações. A pergunta que essa aula propõe é a seguinte: O Brasil é um país independente? Para tal mergulharemos na história da Independência é a arte será o canal condutor desta discussão. Bom trabalho!

Seqüência Didática

No portal do professor há uma animação sobre a Independência do Brasil proposta através de quadros que retrataram a época.

 

Exposição da independência

O trabalho será em grupo e o desafio proposto é pesquisar a história da Independência retratada pelos artistas e fazer um texto com a reflexão do grupo através de uma carta enigmática, no qual os outros grupos deverão decifrar e ler.

O desafio para cada grupo é criar uma carta enigmática utilizando os símbolos do Word contando a história de cada período retratado:

1789-1907
1808-1820
1820-1824
1824-1831

Quando todos os grupos interpretados as cartas enigmáticas dos colegas proponha o seguinte debate: O Brasil é um país independente?
Peça para os alunos trazerem imagens que retratem suas opiniões. Monte um painel.

Como resultado da pesquisa a classe deve escrever um texto de teatro colaborativo sobre a independência fazendo um paralelo com a história atual.
Marque a apresentação da peça e convide a comunidade escolar para debater o tema dessa forma os alunos deixam de ser receptores do conhecimento para promoverem a reflexão sobre o mesmo.

Recursos Complementares
Avaliação

Individualmente peça para cada aluno criar uma história em quadrinho sobre o que aprendeu a respeito da Independência. O Software Hagaquê é um ótimo programa para tal. Você pode obter mais informações e inclusive um tutorial do programa em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.