Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de texto oral a partir de telejornais

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • estabelecer parâmetros para o gênero jornal televisivo;
  • comparar jornais que apresentam estruturas diversas;
  • produzir narrativas orais adequando-as aos jornais analisados.
Duração das atividades
Cinco aulas de 1h e 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão dominar as habilidades de leitura e compreensão de textos informativos.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 1h e 40 min.(aulas geminadas)

Professor/a,

Inicie esta aula passando para a turma o vídeo do Jornal Nacional indicado abaixo (utilize data show ou leve os alunos para o laboratório de informática):

http://www.youtube.com/watch?v=7VcjckDf9FQ - acesso em 14-12-10 -   Jornal Nacional

Depois de assistirem ao vídeo peça que listem oralmente as notícias que foram dadas no telejornal. Provavelmente, eles não se lembrarão de todas, mas o importante é que percebam que são várias e que versam sobre diferentes assuntos.

Em seguida, pergunte se eles têm ideia do número de profissionais e recursos tecnológicos envolvidos na produção de um telejornal. Ouça suas considerações e peça que leiam o texto acessado pelo link:

http://blogs.universia.com.br/raijacomunica/2008/08/15/telejornalismo/ - acesso em 14-12-10 

A partir da leitura do texto, proponha as seguintes questões, cujas respostas deverão ser registradas no caderno:

  1. Quais são os profissionais envolvidos na produção de um telejornal?
  2. Qual a função de cada um deles na elaboração da notícia?
  3. O que significa pauta?
  4. Como é produzida a matéria?
  5. Como são preparadas as entrevistas?
  6. Como é realizada a edição das notícias?

Terminada a atividade, corrija as questões oralmente com os alunos e deixe que exponham suas dúvidas.

Segunda aula - 1h e 40 minutos (aulas geminadas)

Inicie a aula reproduzindo novamente o vídeo do Jornal Nacional e discuta com os alunos  a postura corporal e as expressões dos apresentadores, o nível de linguagem e a estrutura das frases utilizadas por eles, a sobriedade das cores do cenário, dentre outros aspectos que surgirem durante a conversa. Em seguida, divida a turma em cinco grupos e leve-os para o laboratório de informática. Cada grupo deverá acessar um dos links abaixo e assistir ao vídeo disponível.

http://www.youtube.com/watch?v=BcCdrrCn9uc - acesso em 14-12-10 -   SBT Notícias Breves

No SBT Notícias Breves, as apresentadoras revezam a fala, utilizando-se de frases curtas para dar um panorama geral dos assuntos do Brasil e do mundo. O jornal  difere dos demais pelo fato de unir notícia e sensualidade, o que fica evidente pelo fato de as câmeras sempre mostrarem as apresentadoras cruzando as pernas embaixo de uma mesa de vidro.

 

http://www.youtube.com/watch?v=deKD809jL_c - acesso em 14-12-10 - Brasil Urgente 

O apresentador Datena apresenta as notícias policiais do Brasil Urgente em pé e com bastante agressividade na fala e nos gestos. O vídeo em questão retrata um momento em que ele e um entrevistado se desentenderam enquanto o programa estava "no ar". A linguagem do apresentador é informal e ele conversa diretamente com o telespectador, como se este estivesse presente no estúdio.

http://www.youtube.com/watch?v=UrA-aKnsiWM - acesso em 14-12-10 - Jornal Cultural (Recife) 

Este é um jornal bastante diferente da estrutura convencional do telejornalismo. Suas reportagens são todas culturais, o cenário colorido, com fotos de ambientes. Seus apresentadores utilizam a linguagem formal, com marcas regionais no sotaque, roupas despojadas e suas expressões faciais e corporais não apresentam rigidez.

http://www.youtube.com/watch?v=PmS_NyahKLo - acesso em 14-12-10 - Globo Esporte

O apresentador do Globo Esporte neste vídeo "conversa" com o telespectador de forma bastante despojada, gesticulando, fazendo piadinhas, sorrindo e apontando para imagens no cenário. Seu comportamento é adequado à temática tratada pelo jornal.

http://vimeo.com/10553421 - acesso em 14-12-10 - Bom dia Brasil 

O Bom dia Brasil também apresenta um formato diferenciado. Neste vídeo as apresentadoras "batem papo" a respeito da matéria apresentada anteriormente. A linguagem é formal, porém de fácil compreensão. Vale ressaltar que as cores e a iluminação do cenário reproduzem o amanhecer, como se houvesse raios de sol iluminando o estúdio.

Cada grupo deverá analisar o telejornal assistido sob os seguintes  pontos de vista:   

       

  • os temas tratados;         
  • a estrutura dos textos apresentados;         
  • a linguagem dos apresentadores;        
  • suas expressões faciais e corporais;         
  • o cenário;

Levando em conta essa  análise, eles deverão levantar hipóteses sobre a relação entre o formato do telejornal e os temas tratados.  Durante a atividade, auxilie os alunos chamando a atenção para os aspectos mais relevantes.

Em seguida, oriente-os a organizarem uma apresentação para os colegas. Cada grupo deverá reproduzir o vídeo assistido (com o seu auxílio) e explicar para os colegas a análise feita. Você pode, inclusive, sugerir que eles organizem a apresentação em power point, com as seguintes orientações:

  • "cliquem" em Iniciar;
  • depois no programa Power Point;
  • em seguida, adicionem um título e um subtítulo para o trabalho;
  • criem novos slides com os tópicos da síntese.

Terceira aula - 1h e 40 min.

Nesta aula, os alunos deverão apresentar seus trabalhos para os colegas.

Terminadas as apresentações, deixe que os grupos comentem os trabalhos; em seguida, faça as considerações que julgar necessárias.

Peça que os alunos levem para a aula seguinte exemplares de jornais atuais.

Quarta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Nesta aula, cada grupo deverá escolher duas notícias de jornal escrito para transformar em matérias de telejornal.

Selecionadas as notícias, os alunos deverão:

  • escolher o formato do telejornal;
  • definir a linguagem e as formas de expressão corporal e facial;
  • criar as "chamadas" - frases curtas que são proferidas no início do jornal e na introdução da reportagem;
  • se necessário, adequar o texto para a apresentação oral, deixando-o mais sucinto;
  • elaborar uma pequena entrevista sobre pelo menos uma das notícias;
  • definir quem será o apresentador ou os apresentadores, o repórter de rua (caso haja) e o/a entrevistado/a;
  • definir o cenário.

Quinta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Nesta aula, os alunos deverão apresentar o "telejornal" para você e os colegas. Se houver possibilidade, reserve um espaço especial para a atividade: um palco, um pequeno anfiteatro, ou mesmo o pátio da escola.

Filme as apresentações e, em outra oportunidade, assista com a turma, numa "Sessão Pipoca". Vai ser divertido!

Recursos Complementares
Avaliação

 Professor,        

A avaliação deve ser processual. Observe, a cada atividade desenvolvida:

  • o envolvimento dos alunos,
  • o entrosamento dos indivíduos nas atividades em grupo;  
  • a desenvoltura nas atividades orais;
  •  a interpretação do texto e dos telejornais propostos.      

Nas produções do telejornal, considere:

  • a organização do trabalho;
  • a adequação da linguagem e da postura ao formato escolhido;
  • a fidelidade às notícias selecionadas;
  • a desenvoltura na apresentação do jornal.

Peça que os alunos avaliem esta sequência didática, levando em conta o que aprenderam e a dinâmica das aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.