12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Os alunos deverão dominar as habilidades de leitura e compreensão de textos informativos.
Primeira aula - 1h e 40 min.(aulas geminadas)
Professor/a,
Inicie esta aula passando para a turma o vídeo do Jornal Nacional indicado abaixo (utilize data show ou leve os alunos para o laboratório de informática):
http://www.youtube.com/watch?v=7VcjckDf9FQ - acesso em 14-12-10 - Jornal Nacional
Depois de assistirem ao vídeo peça que listem oralmente as notícias que foram dadas no telejornal. Provavelmente, eles não se lembrarão de todas, mas o importante é que percebam que são várias e que versam sobre diferentes assuntos.
Em seguida, pergunte se eles têm ideia do número de profissionais e recursos tecnológicos envolvidos na produção de um telejornal. Ouça suas considerações e peça que leiam o texto acessado pelo link:
http://blogs.universia.com.br/raijacomunica/2008/08/15/telejornalismo/ - acesso em 14-12-10
A partir da leitura do texto, proponha as seguintes questões, cujas respostas deverão ser registradas no caderno:
Terminada a atividade, corrija as questões oralmente com os alunos e deixe que exponham suas dúvidas.
Segunda aula - 1h e 40 minutos (aulas geminadas)
Inicie a aula reproduzindo novamente o vídeo do Jornal Nacional e discuta com os alunos a postura corporal e as expressões dos apresentadores, o nível de linguagem e a estrutura das frases utilizadas por eles, a sobriedade das cores do cenário, dentre outros aspectos que surgirem durante a conversa. Em seguida, divida a turma em cinco grupos e leve-os para o laboratório de informática. Cada grupo deverá acessar um dos links abaixo e assistir ao vídeo disponível.
http://www.youtube.com/watch?v=BcCdrrCn9uc - acesso em 14-12-10 - SBT Notícias Breves
No SBT Notícias Breves, as apresentadoras revezam a fala, utilizando-se de frases curtas para dar um panorama geral dos assuntos do Brasil e do mundo. O jornal difere dos demais pelo fato de unir notícia e sensualidade, o que fica evidente pelo fato de as câmeras sempre mostrarem as apresentadoras cruzando as pernas embaixo de uma mesa de vidro.
http://www.youtube.com/watch?v=deKD809jL_c - acesso em 14-12-10 - Brasil Urgente
O apresentador Datena apresenta as notícias policiais do Brasil Urgente em pé e com bastante agressividade na fala e nos gestos. O vídeo em questão retrata um momento em que ele e um entrevistado se desentenderam enquanto o programa estava "no ar". A linguagem do apresentador é informal e ele conversa diretamente com o telespectador, como se este estivesse presente no estúdio.
http://www.youtube.com/watch?v=UrA-aKnsiWM - acesso em 14-12-10 - Jornal Cultural (Recife)
Este é um jornal bastante diferente da estrutura convencional do telejornalismo. Suas reportagens são todas culturais, o cenário colorido, com fotos de ambientes. Seus apresentadores utilizam a linguagem formal, com marcas regionais no sotaque, roupas despojadas e suas expressões faciais e corporais não apresentam rigidez.
http://www.youtube.com/watch?v=PmS_NyahKLo - acesso em 14-12-10 - Globo Esporte
O apresentador do Globo Esporte neste vídeo "conversa" com o telespectador de forma bastante despojada, gesticulando, fazendo piadinhas, sorrindo e apontando para imagens no cenário. Seu comportamento é adequado à temática tratada pelo jornal.
http://vimeo.com/10553421 - acesso em 14-12-10 - Bom dia Brasil
O Bom dia Brasil também apresenta um formato diferenciado. Neste vídeo as apresentadoras "batem papo" a respeito da matéria apresentada anteriormente. A linguagem é formal, porém de fácil compreensão. Vale ressaltar que as cores e a iluminação do cenário reproduzem o amanhecer, como se houvesse raios de sol iluminando o estúdio.
Cada grupo deverá analisar o telejornal assistido sob os seguintes pontos de vista:
Levando em conta essa análise, eles deverão levantar hipóteses sobre a relação entre o formato do telejornal e os temas tratados. Durante a atividade, auxilie os alunos chamando a atenção para os aspectos mais relevantes.
Em seguida, oriente-os a organizarem uma apresentação para os colegas. Cada grupo deverá reproduzir o vídeo assistido (com o seu auxílio) e explicar para os colegas a análise feita. Você pode, inclusive, sugerir que eles organizem a apresentação em power point, com as seguintes orientações:
Terceira aula - 1h e 40 min.
Nesta aula, os alunos deverão apresentar seus trabalhos para os colegas.
Terminadas as apresentações, deixe que os grupos comentem os trabalhos; em seguida, faça as considerações que julgar necessárias.
Peça que os alunos levem para a aula seguinte exemplares de jornais atuais.
Quarta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Nesta aula, cada grupo deverá escolher duas notícias de jornal escrito para transformar em matérias de telejornal.
Selecionadas as notícias, os alunos deverão:
Quinta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Nesta aula, os alunos deverão apresentar o "telejornal" para você e os colegas. Se houver possibilidade, reserve um espaço especial para a atividade: um palco, um pequeno anfiteatro, ou mesmo o pátio da escola.
Filme as apresentações e, em outra oportunidade, assista com a turma, numa "Sessão Pipoca". Vai ser divertido!
http://www.scribd.com/doc/15471780/Aspectos-da-producao-do-Telejornal - acesso em 14-12-10
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16264 - acesso em 14-12-10 (aula sobre jornal falado)
Professor,
A avaliação deve ser processual. Observe, a cada atividade desenvolvida:
Nas produções do telejornal, considere:
Peça que os alunos avaliem esta sequência didática, levando em conta o que aprenderam e a dinâmica das aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!