11/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Organização política e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Nesta proposta são abordados os temas Cidadania, direitos e deveres através da leitura, interpretação e produção de textos. Leia para as crianças o conceito do dicionário que tiver disponível das palavras: Direito Dever Cidadania.
Peça que se expressem sobre os conceitos lidos. Todas as pessoas têm garantidos os mesmos direitos, mas têm também obrigações a cumprir. A vida em sociedade exige o cumprimento de certas regras, que são os deveres. Afinal, do mesmo modo que têm direitos, todas as pessoas têm também obrigações.
Fonte: <http://wata-eh-legal.blogspot.com/2010/02/projeto-cidadania.html>.
ATIVIDADE 1 -
Leitura Explore com as crianças o site: <http://www.plenarinho.gov.br/plenarinho/cidadania>.
Organize a turma em grupos de três ou quatro crianças e divida os subtítulos para que cada grupo leia um dos diferentes textos contidos no site:
Direitos e deveres
Educação Fiscal
Participação Eleição
O povo fez acontecer
Profissões
ATIVIDADE 2 – Pesquisa
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
PARA RESPONDER ÀS PERGUNTAS ABAIXO, VOCÊ DEVERÁ PRIMEIRO FAZER UMA PESQUISA NOS SITES:
http://wata-eh-legal.blogspot.com/2010/02/projeto-cidadania.html
http://pcdec.sites.uol.com.br/
http://www2.uol.com.br/ecokids/dircrian.htm
Leia o texto abaixo: Desde o momento em que nasce, toda criança se torna cidadã. E por isso, criança também tem direitos. Não é porque são pessoas pequenas que as crianças são menos importantes. Pelo contrário: elas devem receber atenção especial, pois a infância é a fase mais importante da vida. Para que todos tenham uma infância legal, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um conjunto de direitos para as crianças. É a Declaração Universal dos Direitos da Criança, escrita em 1959. Essa declaração assegura que todas as crianças tenham direitos iguais. Elas não podem sofrer distinção ou discriminação por motivo de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.
Casa, comida e remédio não podem faltar. Desde o nascimento, toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, tem direito a crescer e se desenvolver com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas. A Declaração diz também que as crianças com deficiências físicas ou mentais devem ter tratamento, educação e cuidados especiais.
Fonte: http://www.canalkids.com.br/alimentacao/index.php3
AGORA RESPONDA ÀS PERGUNTAS:
O QUE É CIDADANIA?
______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
QUAIS SÃO OS DEVERES DE UM CIDADÃO?
_______________________________________________________________________
__________________________________________________
QUAIS SÃO OS DIREITOS DA CRIANÇA?
____________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
AGORA ENTRE NO SITE ABAIXO PARA COLORIR OS DIREITOS DA CRIANÇA http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-direitos-da-crianca/
ATIVIDADE 3 – Produção textual
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
LEIA O TEXTO ABAIXO:
Para você, o que é ser cidadão? Todos os dias a gente ouve falar em cidadania, em respeito aos direitos do cidadão. Apesar de serem termos muito utilizados, nem sempre sabemos exatamente o que significam. Consultando o dicionário, descobrimos que cidadão é a pessoa que se identifica culturalmente como parte de um território e seus costumes; é aquele que usufrui dos direitos e que cumpre os deveres estabelecidos em lei. Assim, exercer a cidadania é ter consciência das suas possibilidades e obrigações, é lutar para que o que é justo e correto seja posto em prática, é entender que cada ação tem um efeito para si e para os outros.
Retirado do site: <http://www.plenarinho.gov.br/cidadania/direitos-e-deveres>.
FAÇA AGORA UM TEXTO PARA REGISTRAR O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE CIDADANIA, DIREITOS E DEVERES.
_______________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________
* Corrija o texto e peça às crianças para passarem a limpo.
**Organize com as crianças a encadernação das redações para toda a turma levar para casa.
Atividade de ampliação
Com toda a turma, acesse o link: <http://www.plenarinho.gov.br/cidadania/boas-ideias>. Nele, é proposto que as crianças façam sugestões de ações de cidadania para melhorar o nosso país. Proponha que as crianças pensem o mesmo para a escola. As crianças podem fazer um painel com sugestões de boas maneiras e ações cidadãs para ser fixado na escola. Lembre-as de que não vale somente ter a ideia, é necessário colocar em prática!
Para as crianças saberem mais sobre cidadania e direitos das crianças:
http://www.portalzinho.cgu.gov.br/001/cidadania/cidadania/home_cidadania
Observe durante a realização das atividades se a criança:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/12/2012
Cinco estrelasEste tipo de aula precisa ser oferecida a todos, para que possamos ter esperança em um Brasil melhor
17/11/2011
Cinco estrelasAcho uma Boa esta muito maneira!!!!!E eu tenho 10 anos sou aluna do ensino fundamental adoro matemática!!!!!!!