Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Numeral: conceito e classificação

 

21/01/2011

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar e classificar o numeral;
  • identificar o numeral em textos;
  • escrever numerais em palavras;
  • conhecer exemplos de numerais cardinais, ordinais, fracionários, multiplicativos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Substantivos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Discussões coletivas;
  • pesquisa;
  • questões interpretativas.  

Recurso:

  • Computador com internet.

Como motivação, o professor perguntará aos alunos se já observaram como os números nos cercam. A toda hora perguntam nossa idade, em que lugar queremos chegar na competição... e por aí vai. As nossas músicas estão cheias de números também.

  

Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/numero-pi/imagens/numero-pi-13.jpg

Atividade 1

O professor convidará os alunos a acessarem o endereço abaixo para assistirem e ouvirem Raul Seixas. http://www.youtube.com/watch?v=m_W3uks6be8&feature=related

O professor pedirá que, em seguida, acessem em grupos de três alunos e atendam o que pede o roteiro disponível em: http://www.algosobre.com.br/portugues/numeral.html

ROTEIRO

1- O que são numerais?

2- Citem cinco exemplos de: cardinais, ordinais, fracionários e multiplicativos.

3- Escrevam em palavras:

16

217

500º

600

300º

artigo 12

104

12º

5 450 126

4- Anedota 1:

   _ Mamãe, vi um caminhão do tamanho de uma casa.

   _ Menino, você precisa de parar com essa mania de exagerar. Eu já falei isso vinte milhões de vezes.

Qual a mensagem deste texto? Há nele algum numeral?

5- Anedota 2

A professora pergunta ao pequeno Joãozinho se ele já sabia os números.

-Sei sim! responde ele, rematando: Sei professora, foi o meu pai que me ensinou.

-Muito bem. Então diz-me lá o que vem depois do 3?  

-O Quatro. Responde o Joãozinho.                                                                            

-E depois do 6?

-Sete… responde ele todo satisfeito

Diz a professora:

-Mesmo muito bom. O teu pai fez um bom trabalho. E o que vem depois do 10?

-Ora essa… é o valete!!!

Texto e ilustração disponíveis em: http://pararir.com/joaozinho-e-os-numeros/

6- Acessem: 

http://acadepol.forums-free.com/exercicios-sobre-numeral-t186.html para concluírem a série de exercícios.

  • Professor, faça a correção, chamando a atenção dos alunos para o que significa saberem usar os numerais também fora da escola.

Atividade 3

Convide-os então a acessar   http://grupocontoaconto.blogspot.com/2007/12/histrias-para-o-rei.html

Histórias para o rei  

Nunca podia imaginar que fosse tão agradável a função de contar histórias, para a qual fui nomeado por decreto do Rei. A nomeação colheu-me de surpresa, pois jamais exercitara dotes de imaginação, e até me exprimo com certa dificuldade verbal. Mas bastou que o Rei confiasse em mim para que as histórias me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las. Inventavam-se a si mesmas.

Este prazer durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava exagerando. Contava tantas histórias que não havia tempo para apreciá-las, e mesmo para ouvi-las. O Rei, que julgava minha facúndia uma qualidade, passou a considerá-la defeito, e ordenou que eu só contasse meia história por dia, e descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois não sabia inventar meia história. Minha insuficiência desagradou, e fui substituído por um mudo, que narra por meio de sinais, e arranca os maiores aplausos.

[de Carlos Drummond de Andrade, em Contos Plausíveis]

 

  • O professor deverá xerocar as questões abaixo para os alunos para que eles, depois da leitura e da exploração oral sobre o texto as façam.

1- O texto conta uma história que, apesar de breve, é cheia de mudanças. O narrador diz no início que estava feliz em sua função. Depois o que ocorreu?

2- Se o Rei estava gostando inicialmente das histórias do narrador, por que mudou de opinião?

3- A Rainha não poderia ter uma ideia melhor? Qual seria? Ajude-a.

4- Sobre o que diz o narrador: "Mas bastou que o Rei confiasse em mim para que as histórias me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las. Inventavam-se a si mesmas". Eu posso entender que quanto mais uma pessoa escreve fica melhor para escrever? Justifique.

5- Há no texto um único numeral. Localize-o.

  • O professor encerrará a atividade, lembrando-se de que deverá voltar aos numerais que oferecem mais dificuldades.
Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie o envolvimento e o empenho da sala na resolução das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.